Sigma P2 G5

Em 2023 a Sigma P1 Engenharia apresentou uma nova versão protótipo Sigma G5, desenvolvida dentro do regulamento P2 do endurance brasileiro.

Mantendo todos os elementos de segurança passiva da configuração P1, o Sigma P2 foi criado como uma opção de protótipo veloz com baixo custo, permitindo sua utilização também em campeonatos e provas regionais como o Gaúcho de Endurance, Paulista de Automobilismo, 500 km de São Paulo, entre outros.

Powertrain & Chassis

Uma das maiores diferenças entre as especificações P1 e P2 está na motorização: enquanto na P1 é utilizada uma combinação de motor Chevrolet V8 7 litros com um transeixo Xtrac P1152 (o mesmo dos LMP3), o modelo P2 está equipado com motorização Audi 1.9 Turbo (preparada pela Overboost) aliado a um transeixo Ricardo de 6 marchas (o mesmo tipo utilizado pela Indy Lights, e já utilizado no Sigma G2 e no Tubarão XI.

Nesta imagem podemos ver o turbocompressor aplicado ao motor Audi 1.9 Turbo. 📷@preciosafotografia

Além disso, o Sigma P2 utiliza rodas de alumínio produzidas pelo processo flow forming, com medidas iguais na dianteira e na traseira.

Detalhe das rodas do Sigma P2. O mesmo modelo de roda é utilizado na dianteira do Sigma P1 G5. 📷@preciosafotografia

Aerodinâmica

Quanto à aerodinâmica, a base é o mesmo pacote do Sigma P1 G5, porém com diversos elementos trazendo inspiração de outras gerações do protótipos gaúcho.

A seção frontal do Sigma P2 guarda muitas semelhanças com a versão P1. 📷@preciosafotografia

Na dianteira, o bico (1) e splitter (2) mantêm o mesmo design da versão P1, se diferenciando pela presença de um simples elemento na asa dianteira (3), similar ao conceito dos Sigma G1 e G2. Além disso, as caixas de roda têm os Big Honking Holes (4) ao invés dos louvres presentes no protótipo P1.

Detalhe dos dutos de arrefecimento dos freios e de elementos da suspensão do Sigma P2. 📷@preciosafotografia

Ainda na dianteira, podemos ver as tomadas de ar estilo F1, similares ao já aplicado no Sigma G5.

Vista lateral do Sigma P2 se aproximando da entrada do S do Senna. 📷@preciosafotografia

Passando ao perfil do protótipo, as diferenças entre P1 e P2 são poucas, principalmente com os retrovisores de maior dimensão e a ausência da barbatana dorsal, remetendo ao conceito utilizado até o Sigma G4.

O aerofólio traseiro do Sigma P2 é o mesmo do Sigma G1, porém montado em posição mais alta e com endplates diferentes. 📷@preciosafotografia

Passando à seção posterior do carro, a diferença mais evidente é o aerofólio traseiro, que conta com a mesma configuração utilizada nos Sigma G1 até G3 de dois elementos e com suportação pela superfície inferior, porém trabalhando em conjunto com o difusor na configuração G5:

Vista do difusor do Sigma P2, onde podemos ver a extensão dos túneis que percorrem o assoalho do carro. 📷@preciosafotografia

Você também pode se interessar por:

Sigma P1 (2017 – )

O Sigma P1 é resultado do trabalho dos engenheiros Evandro Flesh e Pedro Fetter. Sempre captaneado por Jindra Kraucher, foi o primeiro protótipo híbrido fabricado no país, e segue como um dos projetos nacionais mais inovadores.

MCR Grand Am (2016 – )

Criação mais recente do renomado engenheiro Luiz Fernando Cruz, o MCR Grand Am nasceu sob encomenda do piloto Fernando Poeta, utilizando motor e transmissão de um Lamborghini Gallardo GT3. Entre as conquistas do modelo estão as vitória geral das 12 Horas de Tarumã de 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *