Novidades do Império Endurance Brasil: BMW M4 GT4

A temporada 2021 do Império Endurance Brasil começa a tomar forma, com novos carros e competidores se juntando ao grid. A chegada de um novo modelo M4 GT4 marca também a aposentadoria do M3, que fez sua última prova nas Mil Milhas 2021. Entre as conquistas recentes do carro alemão valem destacar a vitória da categoria SP10 (veículos GT4 conforme especificação SRO) nas 24 Horas de Nürburgring de 2020, além do título da Silver Cup do FFSA GT4 (campeonato francês) e o vice-campeonato do ADAC GT4 (campeonato alemão).

Fonte: Divulgação Eurobike.

Quatro vezes campeã do Endurance Brasil, a Eurobike terá como pilotos Henry Visconde e Tiel Andrade, com a possibilidade de ser inscrito um terceiro piloto e o novo BMW M4 vem fortalecer a equipe na disputa da categoria GT4, prometendo grandes pegas contra modelos como Mercedes AMG, McLaren 570S e Audi R8.

Fonte: Divulgação Eurobike.

“Este carro é muito competitivo nos campeonatos europeus de GT4 europeus e temos certeza de que vai andar muito bem aqui no Brasil”, confia Carlos Geison Andrade, o Né, chefe da equipe MC Tubarão, responsável pela preparação e pelo trabalho de box dos carros da Eurobike. “Além de ser mais novo, o M4 GT4  sai da fábrica pronto para correr. O M3 que vinha sendo usado até as Mil Milhas (realizada no dia 24 de janeiro) foi preparado e desenvolvido ‘dentro de casa’, aqui no Brasil”, compara.

As 1.000 Milhas do Brasil de 2021 marcaram a despedida da BMW M3 (E92) desenvolvida localmente pela equipe MC Tubarão. Fonte: 1.000 Milhas do Brasil.

O BMW M4 GT4 aproveita a estrutura do modelo de rua, mas com capô, para-lamas, portas e outros componentes feitos de fibra de carbono para diminuir peso. O motor é um S55 biturbo de 6 cilindros em linha e 2.979 cm³, equipado com comando de válvulas variável Valvetronic com potência entre 431 HP e 480 HP – o valor exato depende do Balanço de Performance (BoP, na sigla em inglês) determinado pelo regulamento de cada campeonato. O câmbio tem sete marchas e dupla embreagem e o piloto conta com sistemas eletrônicos como ABS e controles de tração e de estabilidade.

Fonte: Divulgação Eurobike.

A Eurobike está presente nas provas nacionais de endurance desde a década de 2000 e atualmente é também uma das patrocinadoras do Endurance Brasil. Henry Visconde tem quatro títulos na modalidade (2008, 2009, 2016 e 2018), sendo o de 2009 conquistado ao volante do M3 que agora se aposenta. Naquele ano, Visconde teve como parceiros de condução João Carlos Andrade (falecido em abril de 2019 e pai de Né e Tiel) e Ricardo Landi. Tiel Andrade, por sua vez, tem dois títulos do Endurance Brasil na categoria P1 (2014 e 2016). A temporada 2021 do Endurance Brasil tem início marcado para 3 de abril em Interlagos.

Fonte: Divulgação Eurobike.

O novo carro da equipe Eurobike se junta ao protótipo G21 do JD Race Team e da Giaffone Racing entre as novidades da categoria, que tem expectativa de ao menos de 35 carros para a etapa de abertura. Para os mais ávidos Deixamos abaixo as especificações técnicas detalhadas do M4 GT4.

Fonte: BMW Motorsport.

Via: Eurobike.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.