Newsletter Motor – Retorno para o GeeBee R5, Prova Comemorativa dos 500, Novidades da MC Tubarão, Berta-Hollywood e mais…

Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Retorno às pistas para o protótipo GeeBee R5

No final de semana dos dias 9 e 10 de outubro foi realizada a 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, no Velocittà. Na categoria Open, uma das novidades foi o retorno do protótipo GeeBee R5, projeto da GT Racecars de Jaime Gulinelli. Após o potente GeeBee R1 V8, o segundo projeto da empresa campineira que já participou de algumas provas, porém estava parado já há alguns anos. 

Equipado com motor Opel C20XE e transmissão Hewland FTR, o proto realizou um shakedown de luxo pilotado por Mauro Kern. Com as provas de longa duração voltando a ganhar força, esperamos que o GeeBee R5 retorne para desafiar os MRX e outros protótipos pelas pistas brasileiras.

Corrida dos 500: Transmissão e live timing

Se aproxima o final de semana onde será realizada a Corrida dos 500, reunindo na mesma prova os tradicionais 500 Quilômetros de Interlagos e as 500 Milhas de Londrina. Entre as confirmações para o grid está a participação da Ginetta G55 GT4 da equipe EV Ginetta Racing, pilotada por Ésio Vichiesi, Stuart Turvey, Renan Guerra e Pedro Bürger, do protótipo Absoluta ABS01 com Ney Faustini, Ney de Sá Faustini e Roberto Amaral “Coruja” e a estréia da família Soares nos protótipos a bordo de um MRX com preparação da Motorcar Racing. 

Um retorno de peso é o protótipo Predador, por várias vezes vencedor da prova paranaense e que será um dos favoritos com a pilotagem de Jair e Duda Bana. 

Um grande destaque da prova será marcar também a aposentadoria das pistas para Luciano Borghesi. Com 85 anos de idade, o piloto é figura carimbada nas 500 Milhas e deve estabelecer no final de semana um novo recorde como piloto mais velho a competir em uma prova de âmbito nacional.

A prova terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Canal 500, e cronometragem da Cronoelo. 

Nacionais

Além do GeeBee R5 e do Predador, mais um retorno confirmado é o do MCR 71 de Ian Jepsen Ely, protótipo que está sendo revisado e testado em dinamômetro, e deverá passar por testes de pista no futuro próximo. A equipe visa participar de provas do Gaúcho de Endurance em 2022, ainda que não estejam descartadas participações no Endurance Brasil ou em provas mais longas.

Ainda nas pistas gaúchas, a equipe MC Tubarão recentemente realizou o shakedown de dois de seus novos projetos para o campeonato da Super Turismo: o Porsche 914 silhouette com motor Honda K20  Paulo Sousa, e o BMW 120i de Henry Visconde, ambos projetos que acreditamos serem voltados para a categoria GT do certame gaúcho. O BMW foi para pista para uma primeira verificação, ainda sem alargadores de pára-lamas e aerofólio traseiro, enquanto o Porsche já está em um nível maior de amadurecimento.

Novidades também da equipe paulista LLCA Internazionale, que passa a representar a 8Wolf Racing Cars no Brasil e para pilotos que tenham interesse em participar do Campionato Italiano Sport Prototipi. Para o Brasil, a equipe liderada por Andrey Valerio oferece aos interessados o protótipo Wolf GB08 Tornado, equipado com motorização Ford 5.2 V8 de até 650 HP. Por utilizar rodas aro 13”, o protótipo italiano se enquadraria na categoria P2 do Império Endurance Brasil, necessitando receber o Halo e uma quantidade considerável de lastro (210 kg para elevar o peso do carro dos 650 kg de fábrica para os 860 kg exigidos em regulamento para protótipos com motores entre 5.001 e 6.000 cm³ de deslocamento volumétrico). Quanto ao Pegaso R P2, caso a equipe confirme a chegada de um protótipo Wolf, a idéia é utilizar o protótipo local em provas do Paulista de Automobilismo e provas de longa duração fora do Endurance Brasil.

Para os saudosistas, trazemos também um belo vídeo de nossos hermanos argentinos mostrando o icônico protótipo Berta LR Hollywood, campeão da Divisão 4 em 1975 pilotado por Luis Pereira Bueno. Após um processo de restauração que durou cerca de 1 ano, essa é uma excelente oportunidade para aqueles que não viram esse bólido ao vivo, como eu, conhecerem um projeto dessa época com imagens em alta definição.

Internacionais

A Ligier anunciou a implementação de atualizações  nos modelos JS P4 e JS2 R GT para a temporada 2022. Em ambos os casos as modificações visam melhorias de motor e freios para uma performance superior. No caso do JS P4, o motor Ford 3.7 V6 teve sua potência aumentada para um total de 385 HP (um incremento de 55 HP), e os freios foram substituídos pelos utilizados no irmão maior JS P320. No caso do silhouette JS2 R, a potência foi para 350 HP e, além dos freios, a aerodinâmica também foi revisada com uma nova asa traseira. Para aqueles interessados nos modelos franceses, no Brasil a Ligier é representada pela @importgaragebuilding.

via Bongasat

A estreia nas pistas do novo Brabham GT63 GT2 Concept apresentou resultados animadores para o fabricante australiano, que sempre ficou entre os mais velozes durante os treinos do final de semana, especialmente para um carro que apenas havia feito um shakedown antes de ir para a prova de Paul Ricard. Evidentemente, os problemas surgiram durante as duas baterias, porém comprovaram o potencial do carro, que deve voltar para a temporada completa em 2022, já com a devida homologação da SRO.

Saindo um pouco do automobilismo, mas não das pistas, o fabricante americano Czinger Vehicles levou o protótipo de seu modelo 21C para o Circuit Of The Americas, onde o piloto Joel Miller estabeleceu o novo recorde de tempo de volta para carros de produção em série, com uma volta de 2m11s33, baixando em praticamente 6 segundos a marca anterior estabelecida por um McLaren P1. O tempo de 2m11s fica entre um GT3 e um GT4 na pista americana, o que é especialmente impressionante quando consideramos que o modelo estava equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup2R, um pneu para track day ultra aderente, porém longe ainda longe do grip de um slick verdadeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.