Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!
Retorno às pistas para o protótipo GeeBee R5
No final de semana dos dias 9 e 10 de outubro foi realizada a 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, no Velocittà. Na categoria Open, uma das novidades foi o retorno do protótipo GeeBee R5, projeto da GT Racecars de Jaime Gulinelli. Após o potente GeeBee R1 V8, o segundo projeto da empresa campineira que já participou de algumas provas, porém estava parado já há alguns anos.
Equipado com motor Opel C20XE e transmissão Hewland FTR, o proto realizou um shakedown de luxo pilotado por Mauro Kern. Com as provas de longa duração voltando a ganhar força, esperamos que o GeeBee R5 retorne para desafiar os MRX e outros protótipos pelas pistas brasileiras.
Corrida dos 500: Transmissão e live timing
Se aproxima o final de semana onde será realizada a Corrida dos 500, reunindo na mesma prova os tradicionais 500 Quilômetros de Interlagos e as 500 Milhas de Londrina. Entre as confirmações para o grid está a participação da Ginetta G55 GT4 da equipe EV Ginetta Racing, pilotada por Ésio Vichiesi, Stuart Turvey, Renan Guerra e Pedro Bürger, do protótipo Absoluta ABS01 com Ney Faustini, Ney de Sá Faustini e Roberto Amaral “Coruja” e a estréia da família Soares nos protótipos a bordo de um MRX com preparação da Motorcar Racing.
Um retorno de peso é o protótipo Predador, por várias vezes vencedor da prova paranaense e que será um dos favoritos com a pilotagem de Jair e Duda Bana.
Um grande destaque da prova será marcar também a aposentadoria das pistas para Luciano Borghesi. Com 85 anos de idade, o piloto é figura carimbada nas 500 Milhas e deve estabelecer no final de semana um novo recorde como piloto mais velho a competir em uma prova de âmbito nacional.
A prova terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Canal 500, e cronometragem da Cronoelo.
Nacionais
Além do GeeBee R5 e do Predador, mais um retorno confirmado é o do MCR 71 de Ian Jepsen Ely, protótipo que está sendo revisado e testado em dinamômetro, e deverá passar por testes de pista no futuro próximo. A equipe visa participar de provas do Gaúcho de Endurance em 2022, ainda que não estejam descartadas participações no Endurance Brasil ou em provas mais longas.
Ainda nas pistas gaúchas, a equipe MC Tubarão recentemente realizou o shakedown de dois de seus novos projetos para o campeonato da Super Turismo: o Porsche 914 silhouette com motor Honda K20 Paulo Sousa, e o BMW 120i de Henry Visconde, ambos projetos que acreditamos serem voltados para a categoria GT do certame gaúcho. O BMW foi para pista para uma primeira verificação, ainda sem alargadores de pára-lamas e aerofólio traseiro, enquanto o Porsche já está em um nível maior de amadurecimento.
Novidades também da equipe paulista LLCA Internazionale, que passa a representar a 8Wolf Racing Cars no Brasil e para pilotos que tenham interesse em participar do Campionato Italiano Sport Prototipi. Para o Brasil, a equipe liderada por Andrey Valerio oferece aos interessados o protótipo Wolf GB08 Tornado, equipado com motorização Ford 5.2 V8 de até 650 HP. Por utilizar rodas aro 13”, o protótipo italiano se enquadraria na categoria P2 do Império Endurance Brasil, necessitando receber o Halo e uma quantidade considerável de lastro (210 kg para elevar o peso do carro dos 650 kg de fábrica para os 860 kg exigidos em regulamento para protótipos com motores entre 5.001 e 6.000 cm³ de deslocamento volumétrico). Quanto ao Pegaso R P2, caso a equipe confirme a chegada de um protótipo Wolf, a idéia é utilizar o protótipo local em provas do Paulista de Automobilismo e provas de longa duração fora do Endurance Brasil.
Para os saudosistas, trazemos também um belo vídeo de nossos hermanos argentinos mostrando o icônico protótipo Berta LR Hollywood, campeão da Divisão 4 em 1975 pilotado por Luis Pereira Bueno. Após um processo de restauração que durou cerca de 1 ano, essa é uma excelente oportunidade para aqueles que não viram esse bólido ao vivo, como eu, conhecerem um projeto dessa época com imagens em alta definição.
Internacionais
A Ligier anunciou a implementação de atualizações nos modelos JS P4 e JS2 R GT para a temporada 2022. Em ambos os casos as modificações visam melhorias de motor e freios para uma performance superior. No caso do JS P4, o motor Ford 3.7 V6 teve sua potência aumentada para um total de 385 HP (um incremento de 55 HP), e os freios foram substituídos pelos utilizados no irmão maior JS P320. No caso do silhouette JS2 R, a potência foi para 350 HP e, além dos freios, a aerodinâmica também foi revisada com uma nova asa traseira. Para aqueles interessados nos modelos franceses, no Brasil a Ligier é representada pela @importgaragebuilding.
A estreia nas pistas do novo Brabham GT63 GT2 Concept apresentou resultados animadores para o fabricante australiano, que sempre ficou entre os mais velozes durante os treinos do final de semana, especialmente para um carro que apenas havia feito um shakedown antes de ir para a prova de Paul Ricard. Evidentemente, os problemas surgiram durante as duas baterias, porém comprovaram o potencial do carro, que deve voltar para a temporada completa em 2022, já com a devida homologação da SRO.
Saindo um pouco do automobilismo, mas não das pistas, o fabricante americano Czinger Vehicles levou o protótipo de seu modelo 21C para o Circuit Of The Americas, onde o piloto Joel Miller estabeleceu o novo recorde de tempo de volta para carros de produção em série, com uma volta de 2m11s33, baixando em praticamente 6 segundos a marca anterior estabelecida por um McLaren P1. O tempo de 2m11s fica entre um GT3 e um GT4 na pista americana, o que é especialmente impressionante quando consideramos que o modelo estava equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup2R, um pneu para track day ultra aderente, porém longe ainda longe do grip de um slick verdadeiro.