Newsletter Motor: atualizações no protótipo GeeBee R5, décimo AJR à caminho, três provas em uma em Guaporé e mais…

Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Atualizações a caminho do protótipo GeeBee R5

Fonte: Mauro Kern. 📸 Rafa Catelan.

O protótipo campineiro GeeBee R5 da GT Racecars está sendo preparado para receber novas atualizações. O carro esteve presente na segunda etapa do Open Paulista no Velocittà, onde o piloto Mauro Kern obteve a segunda posição na primeira bateria, e sofreu um abandono na segunda prova do final de semana após uma quebra na suspensão dianteira. O carro segue em desenvolvimento, com novas atualizações à caminho, inclusive a troca do motor CX20E por outro Opel, um 3.0 V6 que deve trazer um ganho significativo de performance.

Décimo AJR à caminho

Fonte: JLM Racing.

A equipe JLM Racing acaba de apresentar o layout do décimo protótipo AJR a ser completado, que carrega as cores da Roco Racing Cars, equipe que competiu nas temporadas 2019 e 2020 do Endurance Brasil com o protótipo Roco 001. Os pilotos ainda não foram divulgados, porém o carro será operado pela JLM Racing, que já prepara o décimo primeiro chassi. A temporada 2022 da Endurance Brasil promete grandes disputas, com a possibilidade de 40 carros no grid e até 15 P1 estarem nas pistas simultaneamente!

Guaporé: Três provas em uma 

Foi realizada no final de semana a terceira edição das 12 Horas de Guaporé, cujas duas primeiras horas também foram válidas pela primeira etapa do Endurance RS e pela Guaporé Summer Race.

Fonte: MC Tubarão. 📸 William Inácio

Para as 12 Horas, a pole-position ficou com o Tubarão MC40, carro que você já conheceu aqui e que ficou pronto na semana da prova, com um tempo de 1m13s065, mas abandonou a prova após enfrentar um problema no motor. Na Endurance, a pole ficou com o MCR 711 de Ian Ely e Daniel Claudino, com 1m07s663.

Fonte: 12 Horas de Guaporé. 📸 Contribuição apreciada.

O início da prova aconteceu sob muita chuva, e o safety car permaneceu na pista até que se formasse um mínimo de trilho permitindo a largada de verdade. Conforme previsto, após duas horas de prova desceu a bandeira quadriculada em verde e amarelo marcando o fim da prova para a Endurance e para a Summer Race, vencidas respectivamente pelo MCR #711 e pela Maserati Trofeo #80 do quarteto Fernando Poeta, Rafael Biancini, Arthur Caleffi e Cláudio Ricci.

Fonte: FTR Motorsport. 📸 William Inácio

Um temporal na reta final da prova principal levou a um acúmulo de água que impossibilitou a continuidade do evento, que foi encerrado após 10h51 de prova e também foram vencidas pela Maserati #80, marcando a segunda vitória da equipe FTR Motorsport em provas longas no ano de 2022, após a vitória do Sigma P1 G4 nas Mil Milhas em janeiro. Nas categorias venceram: 

Cat. 1: S. Loff/I. Eberle/W. Konrad – MRX #2

Cat. 2: F. Menegaro/A. Junior/F. Klemann/Sala – Spyder #13

Cat. 3: A. Caleffi/F. Poeta/R. Biancini/C. Ricci – Maserati #80

Cat. 4: Weck/Braga/Picolli/Hoerlle/Sommer – Onix #56 

Cat. 5: Sena Jr/Roncen/Boz – Corsa #97

Para quem perdeu, fica abaixo o link da transmissão da prova:

Internacionais

O piloto americano Scott Birdsall revelou o lay-out do seu protótipo Superlite LM-P para a edição 2022 do Pikes Peak International Hill Climb, além de ter revelado uma imagem do carro já com o santantonio determinado pelo regulamento. O objetivo é quebrar a barreira dos 9 minutos, e garantir o recorde dos carros movidos à Diesel. Também foram divulgados maiores detalhes sobre o powertrain do novo carro: o motor é um VM A630 3.0 Diesel (EcoDiesel) movido a biodiesel da NeXgen Fuel, com injetores prototipais Super Mental da Dynomite Diesel Products e um turbocompound composto de uma turbina Garrett G30 e uma G45. 

Fonte: Chuckles Garage. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.