1.000 Milhas do Brasil 2022

Recentemente foi publicado o regulamento da edição 2022 das 1.000 Milhas do Brasil, marcando o terceiro evento após o renascimento da mais tradicional prova do automobilismo brasileiro (leia aqui tudo sobre as edições 2020 e 2021). Tal como no ano passado, permanece o patrocínio da Chevrolet Absoluta, que adquiriu o naming rights da prova por um período de 5 anos, bem como segue preservada a característica democrática da prova.

Fonte: Copa HB20.

Entre as novidades da prova estão a parceria firmada com a Copa HB20, que verá 10 modelos HB20 R Spec categoria própria dentro da prova e suporte de pista prestado pela H Racing, incluindo motor e transmissão reserva. 

Fonte: Copa Joy.

De forma similar, foi firmada uma parceria com a Copa Joy Chevrolet que realizará sua segunda prova de longa duração durante o final de semana das 1.000 Milhas, com 100 Quilômetros de duração. O prêmio para os vencedores será a possibilidade de disputar no dia seguinte a prova principal com o mesmo carro, com as despesas de inscrição, locação de equipamento e suporte de pista por conta da Alpie Competições.

Fonte: Gold Classic.

Além dos 100 Quilômetros da Copa Joy Chevrolet, serão realizadas novamente provas de suporte da Gold Classic, que segue sendo um sucesso e já conta com grid de 68 inscritos fechado, dois meses antes da realização do evento:

Premium (19 carros)

#5 Ford Escort – Felipe Steyer (RS/Steyer Motorsport)
#6 Aldee-Volkswagen – Caio Lacerda (SP/HT Guerra)
#9 Chevrolet Omega – Ciro Paciello (SP/Big Power Competições)
#11 Chevrolet Omega – Armin Kliewer (RR/Careca Competições)
#12 Puma GTE – Mauro Kern Júnior (RS/HT Guerra)
#14 Chevrolet Omega – Anderson Andrade (PR/Careca Competições)
#16 Willys Interlagos – Denísio Casarini (SP/Casarini Racing)
#17 Chevrolet Opala – Ricardo Domenech (SP/RTC Racing Team)
#20 Porsche 914 – Deninho Casarini (SP/Casarini Racing)
#27 Chevrolet Omega – Wanderlei Berlanda (SC/Careca Competições)
#33 Aldee-Volkswagen – Roberto Lacombe (RS/Lacombe Motorsport by Mascarello)
#35 Aldee-Volkswagen – Alex Morais (PR/Paraná Racing-Billi Motors)
#37 Aldee-Volkswagen – Giovani Almeida (SP/HT Guerra)
#38 Chevrolet Omega – Luciano Fracaro (PR/Franzói Racing)
#42 Chevrolet Omega – Richard Heidrich (SC/Careca Competições)
#52 Chevrolet Omega – Paulo Stelle (PR/Veneno Parts)
#55 Aldee-Volkswagen – Paulo Loco (SP/A1-Martini)
#101 Chevrolet Omega – Adir Veneno Júnior (PR/Veneno Parts)
#178 Aldee-Volkswagen – Matheus Beccalli (SP/HT Guerra)

Divisão 3 (7 carros)

#15 Espron-BMW – Heitor Nogueira (SP/HT Guerra)
#36 Espron-BMW – Gilberto Koike (SP/Maurício Racing)
#82 Puma GTE – Dudu Pimenta/Zé Bolão (SP/Casarini Racing-AT Autosport)
#335 Aldee-Volkswagen – Rogério Schuhli/Thiago Brandt (PR/Terraquatro)
#339 Puma GTE – Rafael Schuhli (PR/Terraquatro)
#913 Ford Escort – Carlos Estites (RJ/HT Guerra)
#961 Volkswagen Brasília – Marcelo Servidone (SP/Mamba Negra)

Divisão 2 (16 carros)

#10 Volkswagen Gol – Marcelo Kroth/Diego Lino (PR/Garagem 88 Competições)
#13 Volkswagen Gol – Rafael Gimenez (SP/DR Preparações)
#22 Puma GTE – Marcelo Kairis (SP/Saúva-Paddock Racing)
#26 PAG Nick – Marcelo Kairis (SP/Saúva-Paddock Racing)
#44 Puma GTE – Guilherme Melo (MG/Terraquatro)
#49 Fiat Uno – Paulo Jalles (MG/Leandro Motorsport)
#57 Volkswagen Gol – Antônio Chambel (SP/DR Preparações)
#65 Volkswagen Passat – Willian Chahine (SP/Coelho’s-Paddock Racing)
#69 Volkswagen Gol – Solon Pezzini (MG/Go Racing)
#74 Volkswagen Gol – Thiri Lorentz/Arthur Bailo (PR/Thiri Racing)
#96 Volkswagen Passat – Paulo Bernardes (MG/Go Racing)
#137 Volkswagen Gol – Valter Sousa Júnior (SP/DR Preparações)
#143 Chevrolet Chevette – Hamilton Morsch (PR/SR Preparações)
#158 Volkswagen Gol – André Padilha (RS/Equipe 158)
#248 Fiat 147 – Leandro Kairis (SP/Saúva-Paddock Racing)
#717 Volkswagen Voyage – Fábio Menegaro (PR/Menegaro Racing)

Divisão 1 (19 carros)

#8 Volkswagen Voyage – Juliano Meira (SP/Coelho’s-Paddock Racing)
#41 Fiat Uno – Ike Nodari (SC/Terraquatro)
#58 Volkswagen Gol – Rogério Mendes (SP/Lyus Racing)
#66 Volkswagen Voyage – Almir Morales (SC/MP Competições)
#70 Fiat Uno – César “Bica” Vianna/Nando Brock (RS/Eltz Racing)
#76 Volkswagen Fusca – Márcio Lopes (MT/2A Motorsport)
#88 Volkswagen Fusca – Moacir Fighera (RS/Fighera Competições)
#91 Volkswagen 1600 – Jorge Machado (RS/Macjor-LF Competições)
#113 Volkswagen Passat – Bruno Campos (MG/Go Racing)
#117 Volkswagen Passat – Glauber Pelegrini (MG/Go Racing)
#131 Volkswagen Fusca – Neno Oliveira (PR/2A Motorsport)
#141 Volkswagen Fusca – José Augusto/João Cury (SP/2A Motorsport)
#166 Volkswagen Gol – Andrew Leonardi (PR/Thiri Racing)
#222 Volkswagen Gol – Fábio Tokunaga (PR/Red Foot Racing Team)
#467 Fiat Uno – Tarcires Soares (CE/Saúva Racing)
#571 Volkswagen Passat – Anderson Barros (MG/Thiri Racing)
#625 Volkswagen Fusca – Ricardo Brito (RJ/Ele & Ela Racing)
#777 Volkswagen Voyage – Paulo Henrique Costa (PR/Red Foot Racing Team)
#888 Volkswagen Passat – Leandro Pedro/Ton CostaWagner (SP/Coelho’s Racing)

Completando a lista de eventos de suporte das 1.000 Milhas, também será realizado o Festival de Verão da Gold Turismo, primeira prova da categoria destinada aos carros no regulamento Marcas 1.6 fabricados entre 1997 e 2017, que já não são mais elegíveis para o Turismo Nacional.

Categorias das 1.000 Milhas

Os competidores estão divididos em 15 categorias englobando protótipos, GTs e carros de turismo, que iremos conhecer abaixo:

P1 – A categoria P1 é a mais veloz do endurance brasileiro. Nela são permitidos protótipos de fabricação nacional como Metalmoro AJR, DTR01 e Sigma P1, e também os modelos Ginetta G57 P2 e G58, além de protótipos FIA LMP3 como Ligier JSP3 e Norma M30. Para manter os custos sob controle, são proibidas motorizações utilizadas em categorias como LMP1, LMP2, IndyCar, F3000, entre outras. São seguramente os carros mais rápidos do Brasil, e a temporada 2021 da Endurance Brasil provou que . Tempo de volta estimado: 1m27s – 1m32s.

P2 – A categoria P2 é reservada para carros de fabricação mais antiga, que não apresentam o mesmo desempenho de modelos mais recentes como os AJR e Ginetta G57. O regulamento dessa categoria reflete o da categoria P1 vigente até 2018. Ainda assim são carros muito velozes e que podem surpreender em uma prova longa. Estão entre os carros elegíveis para a categoria o protótipo Predador da família Bana, o ABS01 de Ney Faustini, o ou o MCR Grand-Am de Fernando Poeta, entre outros carros. Também na P2 é vetada a utilização de diversos motores para evitar uma escalada de custos. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m40s.

P3 – A categoria P3 é reservada para os protótipos com motores aspirados de até 2.400 cm³. Nesta categoria se enquadram carros como os Metalmoro MRX e alguns Aldee Spyder, além dos protótipos como motores Hayabusa como Radical SR3, Tornado e Roco 001. São carros mais lentos, mas fortes candidatos a um top 10 na prova. Tempo de volta estimado: 1m37s – 1m45s.

P4 – Categoria de protótipos de menor desempenho das utilizadas pelo Endurance Brasil, a P4 recebe principalmente os protótipos Metalmoro MRX e Aldee Spyder, normalmente equipados com motores AP 2.0 8V. Tempo de volta estimado: 1m41s – 2m00s.

PN 1 – A categoria PN 1 é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor até 2.0, diferindo da P4 principalmente pelo peso mínimo superior. Entre os potenciais competidores estão os protótipos Aldee cupê. Tempo de volta estimado: 1m50s – 2m05s.

PN 2 – Categoria para protótipos nacionais com motores até 2.0 sobrealimentados, com peso mínimo de 980 kg. Pode receber carros como os protótipos Aldee cupê com motores turbo. Tempo de volta estimado: 1m40s – 1m50s.

GT3 – Na categoria GT3 competem carros com homologação no regulamento FIA GT3, utilizado internacionalmente em provas tradicionais como as 24 Horas de Spa e as 12 Horas de Bathrust. Nela se espera a participação de modelos que disputam o Endurance Brasil como Ferrari 488, Lamborghini Huracàn, Mercedes AMG e Porsche 911. Tempo de volta estimado: 1m30s – 1m34s.

GT3 Light – A categoria GT3 Light é destinada também a modelos GT3, porém fabricados até 2012. Hoje no país existem diversos modelos que aptos a competir na categoria, como Lamborghini Gallardo LP600+ e LP560, Ferrari 458, Aston Martin Vantage e Ford GT. Além disso, é possível que modelos Stock Car sem utilização de restritor também reforçem o grid desta categoria, como o Cobalt #25 de Ney Faustini e o Vectra #77 de Esdras Soares. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m43s.

GT4 – Tal como a GT3, a GT4 é destinada a modelos homologados dentro do regulamento FIA GT4, tais como Mercedes AMG, McLaren 570S, BMW M4, Ginetta G55 e Ford Mustang. Tempo de volta estimado: 1m35s – 1m40s.

GT4 Light – A GT4 Light é a categoria destinada a modelos com performance inferior aos GT4. Nessa categoria se enquadram carros FIA TCR, do antigo Trofeo Linea, Mercedes CLA 45 AMG Racing Series e também modelos da Stock Car com emprego de restritores. Além disso, podem participar modelos GT3 fabricados antes de 2008, modelos Maserati Trofeo e modelos do Brasileiro de Marcas. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.

TN 1 – A TN 1 é a categoria com menor desempenho, para carros de fabricação nacional ou Mercosul com motores aspirados de até 1.600 cm³ e pneus radiais. Deverão participar modelos que competem na Turismo Nacional, Copa HB20, Copa Joy e nos regionais de Marcas. Tempo de volta estimado: 2m07s – 2m15s.

TN 1 A – Categoria para carros de turismo nacionais ou Mercosul com motores até 2.000 cm³, podendo ser inscritos ainda carros da categoria GTS da Classic Cup. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m10s.

TN 1 B – Categoria para carros de turismo com motores entre 2.001 cm³ e 4.500 cm³ e pneus slick. Nesta categoria se enquadram diversos carros, incluindo carros como Omega, Opala, Maverick, além de carros de construção tubular como os Stock Car e Aldee Cupê. Também são permitidos veículos como motorização turbo como Mitsubishi Lancer e Fiat Linea. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.

TN 2 – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados até 2.000 cm³, como os Trofeo Linea. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.

TN 2 A – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados entre 2.001 e 4.500 cm³. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m15s.

Lista de inscritos:

A lista de inscritos abaixo se baseia nas informações divulgadas pela organização da prova. Sabemos da existência de outros projetos que pretendem participar da prova paulista, que serão incluídos na lista conforme as confirmações surgirem. Entre as novidades já confirmadas, está a estréia da quarta geração do protótipo Sigma P1, na prova que deve marcar a despedida de Jindra Kraucher das pistas. Entradas em itálico são informações publicadas pelas equipes porém ainda não confirmadas pela organização das 1.000 Milhas. As numerações e distribuição nas categorias foi feita com base no nosso conhecimento sobre cada competidor, porém podem sofrer alterações quando a inscrição for efetivada.

P1

#11 Metalmoro JLM AJR Chevrolet V8 – Emílio Padrón / Fernando Fortes / Fernando Ohashi / Henrique Assunção (Motorcar Racing)
#12 Sigma P1 G4 Chevrolet V8 – Jindra Kraucher / Aldo Piedade Júnior / José Roberto Ribeiro

 P2

#25 Absoluta ABS-01 Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini (Absoluta Racing)
#146 Metalmoro MCR Volkswagen – Robbi Perez / Alexandre Andrade / Eduardo Pimenta (Ferreirinha Motorsport)

P3

#73 Metalmoro MRX Honda K20 – Leandro Totti / José Vilela / Leonardo Yoshi / Guga Ghizo / Eduardo Pimenta / Sarin Carlesso  (LT Team)
#74 Metalmoro MRX Ford Duratec 2.3 – Leandro Totti / José Vilela / Leonardo Yoshi / Guga Ghizo / Eduardo Pimenta / Sarin Carlesso  (LT Team)
#77 Metalmoro MRX Volkswagen – Edras Soares / Esdras Soares / Juarez Soares / Mario Marcondes (Motorcar Racing)
#tbc Mamba Negra 2S – Marcelo Henriques / Ricardo Thomaz / Luc Monteiro / Marcelo Servidone (Mamba Negra Racing) – tbc

P4

#31 SP Mec 1R Volkswange 8V – Marcelo Camacho / Ciro Paciello / Válter Pinheiro  (Guerra Motorsport)

GT3

#19 Lamborghini Huracàn GT3 EVO – Chico Longo / Marcos Gomes / Victor Franzoni (Via Italia Racing)

GT4

#tbc Ford Mustang GT4 – Flávio Abrunhoza / Leandro Ferrari / tbc (AutLog Team)
#tbc McLaren 570S GT4 – tbc (AutLog Team)

PN 1

#1 Fuspyder – Rodrigo Bonora / Igor Taques / tbc (Bonora Racing)
#tbc Porsche 914 Tubarão – Paulo Sousa / Mauro Kern / Galid Osman (MC Tubarão) – tbc

TN 1

#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20)
#tbc Chevrolet Onix Joy – tbc (Alpie Competições – Copa Joy Chevrolet)
#14 Ford Fiesta – David Teixeira Neto / Daywis Gomes Teixeira / Vinicius Lira (Lira Racing)
#81 Volkswagen Voyage – Luciana Klai / Patrícia Sobrinho / Fátima Escaleira (M.I. Motors)

TN 1 A

#14 Ford Courier DTM – Vinicius Lira / Eduardo Teixeira / Luis Bresser / Ricardo Gouveia (Lira Racing)
#17 Chevrolet Celta 2.0 – Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Vinicius Salva (OTO Racing Team)
#84 Volkswagen Gol “Hulk” – Pedro Alexandre / Vagner Sobrinho / Marcelo Dias / Maurício Gonçalves (M.I. Motors)
#115 Honda Civic Si – Rogério Dudu / Estevão Alexandre (Rogério Dudu Racing Team)
#216 Chevrolet Corsa – Ricardo Parente / Riccardo Savio / George Lisi / Daniel Dono (OTO Racing)
#222 Volkswagen Gol “Tomahawk” – Carlos Vallone / Gabriel Vallone (Arias Competições)

TN 1 B


#9 Chevrolet Omega – Ciro Paciello (SP/Big Power Competições) – tbc
#19 BMW M3 – Chevrolet V8 – Jorge Machado / Nenê Finotti (Motorcar Racing)
#077 Chevrolet Vectra Stock Car – Esdras Soares / Edra Soares / Juarez Soares (HT Guerra)
#777 Chevrolet Astra Stock Car – Ricardo Domenech / Rogério Barbato (RTC Racing Team)

Programação

[EDIT]: Atualizado em 20 de janeiro com base no Adendo da prova publicado pela FASP.

20 de janeiro de 2022

08h00 às 09h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino Diurno – Turismo
09h05 às 10h05 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino Diurno – Protótipos
10h10 às 10h40 – Historic Race / Alfa Romeo – 1º Treino Livre
10h45 às 12h05 – Track Day
12h15 às 13h15 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino Diurno – Turismo
13h20 às 14h20 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino Diurno – Protótipos
14h25 às 16h55 – Track Day
17h00 às 17h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino Diurno – Turismo
17h35 às 18h05 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino Diurno – Protótipos
18h10 às 18h40 – Gold Turismo – 1º Treino
19h00 às 20h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino Noturno – Turismo e Protótipos
20h00 às 21h00 – Evento Suporte
21h00 às 22h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino Noturno – Turismo e Protótipos

21 de janeiro de 2021

08h00 às 08h40 – Gold Turismo – 1º Treino Livre
08h45 às 09h15 – Gold Classic – 1º Treino Livre
09h20 às 10h00 – Old Stock Race / Opala 250 – 1º Treino Livre
10h05 às 11h05 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 4º Treino Diurno – Turismo
11h10 às 12h10 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 4º Treino Diurno – Protótipos
12h15 às 12h45 – Historic Race / Alfa Romeo – 2º Treino Livre
12h50 às 13h20 – Gold Classic – 2º Treino Livre
13h25 às 13h55 – Gold Turismo – 2º Treino Livre
14h00 às 14h40 – Old Stock Race / Opala 250 – 2º Treino Livre
14h45 às 15h15 – Gold Classic – 3º Treino Livre
15h20 às 15h35 – Historic Race / Alfa Romeo – Classificação
15h40 às 15h55 – Gold Turismo – Classificação
16h00 às 16h10 – Gold Classic – Classificação Grupo A
16h15 às 16h25 – Gold Classic – Classificação Grupo B
16h25 às 16h40 – Old Stock Race – Classificação
16h45 às 17h00 – Opala 250 – Classificação
17h05 às 17h25 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação PN1 e PN2
17h30 às 17h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação TN3, TN2 e TN1
17h55 às 18h10 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação P4, P3 e P2
18h15 às 18h35 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação GT4, GT3 e P1
18h45 às 19h45 – Evento Suporte (Atividade Paulo Loco)
20h30 às 21h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino Noturno – Turismo e Protótipos

22 de janeiro de 2022

08h00 às 08h05 – Gold Turismo – Abertura de Boxes
08h10 às 08h30 – Gold Turismo – Corrida 1 (20 min.)
08h35 às 08h55 – Gold Turismo – Corrida 2 (20 min.)
09h00 às 11h00 – Evento Suporte (Ferrari)
11h05 às 11h35 – Historic Race / Alfa Romeo – Corrida 1
11h40 às 12h10 – Race Cup – 1º Treino
12h15 às 12h20 – Gold Classic – Abertura de Boxes
12h30 às 13h00 – Gold Classic – Corrida 1 (30 min. + 1 volta)
13h05 às 13h35 – Race Cup – 2º Treino
13h40 às 14h10 – Historic Race / Alfa Romeo – Corrida 2
14h15 às 14h20 – Old Stock Race / Opala 250 – Abertura de Boxes
14h25 às 14h55 – Old Stock Race / Opala 250 – Corrida 1
15h00 às 15h05 – Gold Classic – Abertura de Boxes
15h10 às 15h40 – Gold Classic – Corrida 2 (30 min. + 1 volta)
15h45 às 15h50 – Gold Turismo – Abertura de Boxes
15h55 às 16h15 – Gold Turismo – Corrida 3 (20 min.)
16h20 às 16h40 – Gold Turismo – Corrida 4 (20 min.)
16h45 às 17h00 – Race Cup – Classificação
17h05 às 17h10 – Old Stock Race / Opala 250 – Abertura de Boxes
17h15 às 17h45 – Old Stock Race / Opala 250 – Corrida 2
17h50 às 18h50 – Evento Suporte
19h00 às 19h45 – Mini Mil Milhas Chevrolet Absoluta
20h00 às 20h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Warm-up
20h40 às 22h40 – Ação Promocional
22h45 às 23h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Abertura de Boxes
23h00 às 23h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Visitação do Grid
23h45 às 23h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Hino Nacional
23h55 às 00h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Placa de 5 minutos
00h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Largada

23 de janeiro de 2022

12h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Pódio (todas as categorias)
13h30 às 14h00 – Race Cup – Corrida 1 (30 min. ou 12 voltas)
13h30 às 15h30 – Track Day
15h30 às 16h00 – Race Cup – Corrida 2 (30 min. ou 12 voltas)
16h10 às 18h10 – Track Day

Treino Classificatório (Atualizado em 21/01/2022)

Os treinos classificatórios seguiram sem grandes surpresas, com o Sigma P1 G4 de Jindra Kraucher, Aldo Piedade Jr. e José Roberto Ribeiro cravando a pole position, marcando 1m35s225. O tempo não foi suficiente para quebrar o recorde da prova, porém fica evidente que com as ausências do AJR de Emílio Padrón e da Lamborghini Huracàn de Chico Longo a equipe FTR Motorsport optou pelo conservadorismo (na quarta seção de treinos livres, o Sigma marcou 1m31s389, e acredito que mesmo esse tempo não fosse o limite do carro).

Na segunda posição geral, e pole da P3, ficou o MRX #73 de José Vilela, Leo Yoshi, Guga Ghizo, Sarin Carlesso e Hugo Cibien, marcando 1m40s342.

Fonte: LT Team.

Na terceira posição, o outro MRX da equipe LT Team, pilotado por Henrique Assunção, Leandro Totti e Alex Seid, com 1m40s454. Curiosamente, esse carro consta inscrito na categoria P2.

Fonte: LT Team.

Na quarta posição, o protótipo ABS01 da Absoluta Racing, outro que aparenta estar em configuração conservadora focando na confiabilidade para as quase 12 horas de prova.

Fonte: Absoluta Racing.

Na quinta posição, e pole entre os modelos turismo, o Mustang GT4 da Autlog Racing Team, pilotado por Flábio Abrunhoza, Cassio Homem de Melo, Andre Luis Ribeiro e Gustavo Conde.

Entre as ausências na tomada classificatória estão o Porsche 914 Silhouette da MC Tubarão, que estava inscrito na P3 porém ficou fora de combate devido a uma falha no motor. Para substitui-lo, a equipe trouxe às pressas o Tubarão IX Duratec campeão de 2021 na categoria P3 da Endurance Brasil, que deve largar do final do grid.

Outra ausência dos treinos classificatórios é o protótipo Roco P4, que participou das seções de treinos livres.

O grid completo você confere abaixo:

1º – P1 – #12 – Sigma P1 G4 – Jindra Nicolau Kraucher / Aldo Piedade Junior / Jose Roberto Ribeiro – 1min35s225

2º – P3 – #73 – Metalmoro MRX – Jose Vilela / Leo Yoshi / Guga Ghizo / Sarin Carlesso / Hugo Cibien – 1min40s342

3º – P2 – #74 – Metalmoro MRX – Henrique Assunção / Leandro Totti / Alex Seid – 1min40s454

4º – P2 – #25 – Protótipo ABS-01 – Ney Roberto Faustini / Ney Roberto de Sá Faustini / Deninho Casarini – 1min42s404

5º – GT4 – #22 – Ford Mustang GT4 – Flavio Abrunhoza / Cassio Homem de Mello / Andre Luis Ribeiro Martins de Moraes Junior / Gustavo Conde – 1min42s761

6º – P3 – #27 – Metalmoro MRX – Gerson Zapelao / Estevão Alexandre / Aldoir Sette – 1min42s828

7º – P3 – #72 – Metalmoro MRX – Carlos Antunes / Yuri Antunes / Marcelo Campagnolo – 1min43s127

8º – P3 – #77 – Metalmoro MRX – Juarez Soares / Edras Soares / Esdras Soares – 1min45s527

9º – P3 – #31 – Protótipo 1R – Marcelo Camacho / Valter Pinheiro – 1min48s208

10º – P4 – #30 – Aldee Spyder Race – Rodrigo de Conti – 1min48s322

11º – P3 – #96 – Protótipo Mamba Negra 2S – Marcelo Servidone / Marcelo Henriques / Beto Monteiro / Luc Monteiro – 1min48s598

12º – TN1B – #09 – Chevrolet Omega Stock Car – Ciro Paciello / Alvaro Vilhena / Neudir Amaral / Sandro Sanches – 1min49s894

13º – P3 – #06 – Fusca Protótipo P3 – Dimas de Melo Pimenta ll / Dimas de Melo Pimenta lll / Rodrigo Dimas de Melo Pimenta / Alex Dimas de Melo Pimenta – 1min53s299

14º – PN1A – #07 – Fuspyder – Rodrigo Bonora dos Santos / Jorge Luiz Selmer / Igor Luis Nogueira Taques / Franco Fernando Dauer / Franco Lucca Dauer – 1min54s477

15º – TN1A – #222 – Volkswagen Gol “Tomahawk” – Carlos Alberto Vallone / Gabriel Valerio Vallone / Roberto Dalles Dal Pont – 1min55s994

16º – P4 – #75 – Aldee Spyder Race – Sergio Martinez / Luiz Abbade / Leandro Totti – 1min59s792

17º – TN1A – #14 – Ford Courier DTM Picape – Vinicius Barbosa Lira / Luiz Henrique Bresser Cardoso de Melo / Marcos Paulo Lucas – 2min00s438

18º – TN2 – #63 – Audi A3 DTC – Marcos Eli Santos / Valter Fernandes Barajas / Marcos Casoli Fernandes / Sergio Fernandes Barajas – 2min01s046

19º – TN1A – #17 – Chevrolet Celta – Otavio Carmacio / Rafael Akira Kasai / Vinicius Salva – 2min01s573

20º – TN1A – #45 – Hyundai HB20 R-Spec – Pedro Pimenta / Marlia / Mont / Cardoso / Cir – 2min01s760

21º – TN1A – #84 – Volkswagen Gol – Mauricio Marchioni Gonçalvez / Carlos Marcelo Dias da Silva / Rafael de Andrade Thiamer – 2min02s110

22º – TN1A – #216 – Chevrolet Corsa – George Lisi / Ricardo Campanella Savio / Ricardo Casio Parente – 2min04s013

23º – TN1 – #43 – Chevrolet Onix 1.6 – Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Jeferson Quintino Gomes / Eber Quintino Gomes / Anderson Scovoli – 2min05s250

24º – TN1 – #44 – Chevrolet Celta 1.6 – Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Luiz Henrique Cirino de Souza Oliveira / Thiago Luiz de Souza Sala – 2min05s459

25º – TN1 – #19 – Volkswagen Passat – Luiz Carlos Finotti “Nenê” / Jorge Machado / Cezar Augusto Rodrigues Gonçalves da Silva Martins – 2min05s738

26º – TN1 – #888 – Volkswagen Passat – Leandro Pedro / Tom Costa Wagner – 2min07s917

27º – TN2 – #53 – Mercedes-Benz C200 – Tiago R. Silva – 2min07s955

28º – TN1 – #58 – Ford Fiesta – Vinicius Barbosa Lira / Daywis Gomes Teixeira – 2min08s292

29º – TN1 – #881 – Volkswagen Voyage – Alex Karpenko Benedetti / Tiago D’ Arruda Barros / Leandro Justo Leda / Amauri Tavares Rhormens – 2min14s047

30º – TN1 – #03 – Volkswagen Voyage – Luciane Klai / Fátima Escaleira / Patricia Sobrinho – 2min15s873

31º – P3 – #32 – MC Tubarão IX – Paulo Sousa / Mauro Kern / Galid Osman – sem tempo

32º – P4 – #146 – Roco – Robbi Perez / Dudu Pimenta / Guga Ribas / Alexandre Andrade Jr – sem tempo

História da Prova

As Mil Milhas são criação do barão Wilson Fittipaldi e por Eloy Gogliano, presidente do Centauro Motor Clube, e são tradicionalmente disputadas no autódromo de Interlagos, com apenas duas exceções em 1997 (disputada em Brasília) e 1999 (disputada em Curitiba). Abaixo segue o histórico de vencedores da prova:

1956 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1957 – Aristides Bertuol / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1958 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1959 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1960 – Chico Landi / Christian Heins – FNM JK 2000
1961 – Italo Bertão / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1965 – Justino de Maio / Victoria Azzalin – Carretera Chevrolet
1966 – Camilo Christófaro / Eduardo Celidônio – Carretera Chevrolet
1967 – Luiz Pereira Bueno / Luiz Terra Smith – Willys Bino Mk I
1970 – Abílio Diniz / Alcides Diniz – Alfa Romeo GTA 2.000
1973 – Bird Clemente / Nilson Clemente – Ford Maverick 4.800
1981 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone Filho / Chico Serra – Chevrolet Opala Stock Car
1983 – Fausto Wajchenberg / Vicente Corrêa / Valdir Silva – Volkswagen Passat
1984 – Zeca Giaffone / Reinaldo Campello / Maurizio Sala – Chevrolet Opala Stock Car
1985 – Paulo Gomes / Fábio Sotto Mayor – Chevrolet Opala Stock Car
1986 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1987 – Luiz Pereira / Marcos Gracia – Chevrolet Opala Stock Car
1988 – Zeca Giaffone / Luís Pereira / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1989 – Zeca Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1990 – Carlos Alves / José Carlos Dias – Chevrolet Opala Stock Car
1992 – Klaus Heitkotter / Jurgen Weis / Marc Gindorf – BMW M3
1993 – Antônio Hermann / Franz Konrad / Franz Prangemeier – Porsche 911
1994 – Wilson Fittipaldi / Christian Fittipaldi – Porsche 911 NSR
1995 – Antônio Hermann / Wilson Fittipaldi / Franz Konrad – Porsche 993
1996 – André Lara Resende / Roberto Keller / Roberto Aranha – Porsche 911
1997 – Nelson Fittipaldi / Johnny Cecotto / Steve Soper – McLaren F1 GTR
1998 – Tom Stefani / André Grillo / Júlio Fernandes – AS Vectra – Chevrolet
1999 – Beto Borghesi / Jair Bana / Luciano Borghesi – Aldee Spyder – Volkswagen
2001 – André Lara Resende / Régis Such / Max Wilson / Flávio Trindade – Porsche 911 GT3
2002 – Régis Such / Flávio Trindade / Raul Boesel – Porsche 911 GT3
2003 – Ingo Hoffman / Xandy Negrão / Ricardo Etchenique / Fernando Nabuco – Porsche 911 GT3
2004 – Stefano Zonca / Angelo Lancellotti / Fabrizio Gollin – Dodge Viper GTS/R
2005 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Guto Negrão / Giuliano Losacco – Audi TT-R DTM
2006 – Nelson Piquet / Nelsinho Piquet / Christophe Bouchut / Hélio Castro Neves – Aston Martin DBRS9
2007 – Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP
2008 – Max Wilson / Raul Boesel / Marcel Visconde – Porsche 911 GT3 RSR
2020 – Esio Vichiesi / Renan Guerra / Stuart Turvey – Ginetta G55 GT4
2021 – Leandro Totti / José Vilela / Guga Ghizo / Léo Yoshi / Eduardo Pimenta – Metalmoro MRX – Honda

Recordes 

Piloto com mais vitórias na geral: Zeca Giaffone com 5 vitórias (1981, 1984, 1986, 1988 e 1989)

Carro com mais vitórias na geral: 8 vitórias para Chevrolet Opala (1981, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990) e Porsche 911 (1993, 1994, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2008)

Recorde em classificação (geral): Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m18s787

Recorde em prova (geral): Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m21s027

Recorde em classificação (carros nacionais): Paulo Bonifácio / Vitor Meira / Felipe Giaffone – ZF01-Chevrolet (2006) – 1m30s247 

Prova mais rápida: Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 8h58m21s822  

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