Novidades: Ford GT40 Silhouette MC Tubarão

O início de ano está a todo o vapor nas oficinas da MC Tubarão, que trabalha em diversos projetos para o Endurance Brasil, Superturismo RS e TCR Sudam. O mais recente a ser concluído é o novo Ford GT40 Silhouette, projeto iniciado após a venda do Aldee com o qual Tiel de Andrade e Franco Pasquale competiram em 2021:

“Estamos a poucos dias de umas das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro as 12 horas de Guaporé! Nossa equipe venceu a última edição dessa prova em 1992 quando ela foi realizada em lá e não em Tarumã como sempre foi. Desde que saiu a intenção da volta dessa corrida fomos os primeiros a confirmar presença!

Aí começamos a ver com que carro correr e, depois da venda repentina do nosso Aldee que correu na Super Turismo em 2021, no finalzinho de janeiro veio a ideia de projetar um carro com a bolha de um Ford GT40, carro que fez história em Le Mans no passado, e que a princípio era para o Superturismo.”

Fonte: MC Tubarão.

O novo carro utiliza chassi tubular, com uma carenagem baseada na réplica do Ford GT40 Mk1 da Furlan Automobiles, e está equipado com um motor Ford Duratec 2.3 de 280 cv (similar ao utilizado no Tubarão IX da P3) e uma transmissão Sadev ST90, instalados em posição central transversal. 

Fonte: MC Tubarão.

Numa corrida contra o tempo, o carro ficou pronto em pouco mais de 30 dias, e realizou ontem (08/03) o primeiro shakedown no Velopark. Das imagens divulgadas da construção e da primeira visita às pistas podemos ver algumas características interessantes desse projeto:

Adaptado de: MC Tubarão.

[UPDATE 11/03/2022]: O chassi é de um Metalmoro MR18, com a traseira adaptada para a instalação transversal do motopropulsor. Na dianteira fica posicionado o radiador (1), e podemos ver também a suspensão dianteira com posicionamento in-board (2), enquanto na traseira a suspensão tem layout McPherson convencional devido à instalação do motor (3). Também podemos ver as rodas BBS aro 18″ de porca cubo rápido, equipadas com pneus Yokohama.

Adaptado de: MC Tubarão.

Na aerodinâmica, o splitter dianteiro apresenta uma seção central elevada (4), com o radiador posicionado logo acima (5). As tomadas de ar para os freios dianteiros ficam ao lado (6), e dois grandes canards (7) completam o pacote aerodinâmico dianteiro. O ar quente do radiador é ventilado no topo do capô (8), e podemos ver uma pequena tomada de ar para o cockpit (9). Outro detalhe interessante é a tradicional barbatana do tubarão, posicionada no topo do teto.

Adaptado de: MC Tubarão.

No assoalho, logo após as rodas dianteiras podemos ver uma abertura de ventilação (10) e uma painel de fechamento (11), que oculta um detalhe interessante do assoalho. As tomadas de ar para o compartimento do motor ficam logo à frente dos pára-lamas traseiros (12) e a asa traseira tem dois elementos com suportes do tipo swan neck (13).

Adaptado de: MC Tubarão.

Como podemos ver na imagem acima, o painel lateral recobre uma série de componentes e também oculta o assoalho, onde podemos ver a primeira seção do difusor traseiro (11b), que se inicia logo abaixo do cockpit e se estende em um difusor traseiro fixado à carenagem por dois suportes (14 – figura abaixo). [UPDATE 11/03/2022]: O difusor traseiro é soprado, com a descarga saindo aproximadamente no terço final da região de expansão do difusor.

Adaptado de: MC Tubarão.

Nessa imagem podemos ver também a ventilação das caixas de roda dianteiras (15) e as duas saídas de ar posicionadas sobre o teto (16), além de ser possível perceber a curvatura do painel lateral que parece desviar o fluxo de ar logo à frente das rodas traseiras.

[UPDATE 11/03/2022]: As tomadas de ar para os freios traseiros ficam posicionadas na extremidade traseira, bem como a tomada de ar para o motor.

Fonte: MC Tubarão.

Em homenagem ao patriarca Carlinhos de Andrade, o GT40 da MC Tubarão carrega uma layout visual inspirado pelo último carro que Carlinhos pilotou, um Ford Focus com o qual ele e Tiel competiram e venceram na temporada 2018 da Superturismo, e busca o bicampeonato das 12 Horas de Guaporé para o time (a edição de 1992 foi vencida por Carlinhos, Victor Steyer e Paulo Bergamaschi). A prova pode ser acompanhada pelo YouTube e Facebook nos seguintes canais:

Curva do S:

www.youtube.com/curvadoesse

Página das 12 horas de Guaporé:

www.facebook.com/12horasdeguapore

Página do Campeonato Gaúcho de Super Turismo:

www.facebook.com/superturismors

Portal High Speed:

www.youtube.com.br/highspeedtvbr


As 12 Horas de Guaporé serão disputadas no próximo final de semana, com largada as 22h do sábado (12/03) e para maiores novidades e a cobertura completa da prova vocês podem acompanhar as redes sociais das 12 Horas de Guaporé e também o Blog do Passatão do grande Niltão Amaral.

Outros projetos da MC Tubarão:

Porsche 914 Silhouette

Novidade da MC Tubarão para a temporada 2022 da Superturismo, o Porsche 914 Silhouette fez sua quase estréia nas pistas durantes as 1.000 Milhas do Brasil.

Aldee RTT Tubarão #5

Após um acidente, o Aldee RTT da MC Tubarão passou por um upgrade aerodinâmico que viu o carro da categoria TS derrotar os velozes carros da categoria GT da Superturismo em Tarumã.

BMW 135i GTR

Preparado pela MC Tubarão com base BMW 135i de rua e equipado com kit widebody da alemã Floßmann, esse carro foi preparado em 2017 pela equipe MC Tubarão, e possui em seu currículo diversas vitórias nas pistas gaúchas, incluindo a edição 2019 das 6 Horas de Guaporé, conduzido por Paulo Sousa e Mauro Kern.

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