LobArt V-ERA

A E.G.S LobArt apresentou recentemente o V-ERA, uma nova proposta de protótipo homologado para os regulamentos FIA CN e 2B, com foco principalmente nas provas de subida de montanha. Nascida da fusão entre a EGS e a LobArt Automobili em 2014, a empresa se aliou à CAMAL Stile para criar o V-ERA, que busca inspiração no design do carro conceito Test/1 de 2023.

TEST/1. Fonte: Divulgação Camal Stile.

Construído sobre um monocoque em fibra-de-carbono, o protótipo tem entre-eixos de 2550 mm, e o uso de técnicas de laminação aeronáuticas permitiu produzir uma carenagem com apenas 0,4 mm de espessura, resultando em um peso total de apenas 570 kg. Além disso, o V-ERA possui um atenuador dianteiro também em fibra de carbono e conta com suspensão independente nas quatro rodas, com terceiro elemento nos eixos dianteiro e traseiro.

Cockpit do V-ERA. Fonte: Divulgação LobArt.

Na versão para subida de montanha, a motorização é um Honda K20, sobrealimentado com potência declarada de 640 HP, aliado à um transeixo Hewland FTR e diferencial Hewland Powerflow, enquanto versões para track day poderão ser equipadas com motores V8, V10 ou até mesmo V12.

Vista da seção traseira do V-ERA, sem carenagem. Fonte: Divulgação LobArt.

Aerodinâmica

Adaptado de: Divulgação LobArt.

Quanto à aerodinâmica, a LobArt declara que o V-ERA é capaz de gerar 1.150 kgf de carga aerodinâmica, a uma velocidade de 200 km/h, o que o colocaria em um nível similar aos protótipos LMP1 dos anos 2000. Segundo o fabricante, esse número é possível primeiramente através do splitter dianteiro (1) que é ajustável. Compõe o pacote aerodinâmico dianteiro também um par de canards (2), que se unem ao splitter através de um endplate (3).

Adaptado de: Divulgação LobArt.

Sob a carenagem dianteira também se esconde um segundo elemento (4) que trabalha em conjunto com o splitter.

Adaptado de: Divulgação LobArt.

Ainda na dianteira, as caixas de roda são ventiladas através de louvres (5) e as rodas dianteiras possuem calotas aerodinâmicas (6), que podem ser vistas em maior detalhe na imagem abaixo.

Adaptado de: Divulgação LobArt.

Além disso, existe uma abertura no topo da carenagem dianteira (7) para permitir a passage de parte do ar que passa pelo splitter

Adaptado de: Divulgação LobArt.

Passando à seção central, as tomadas de ar para o motor e radiadores são feitas através das tomadas de ar laterais ao cockpit (8), e sobre a tampa do motor está presente uma barbatana dorsal (9). O aerofólio traseiro conta com dois elementos (10) e além dos dois suportes centrais com montagem por baixo, são fixados ao difusor através de endplates com um design complexo (11). Curiosamente, as rodas traseiras são parcialmente descobertas (12), fazendo lembrar alguns protótipos dos anos 60.

Adaptado de: Divulgação LobArt.

Por fim, o difusor (13) conta com quatro strakes verticais para dividir o fluxo de ar, completando o pacote aerodinâmico do V-ERA.

O V-ERA atualmente encontra-se em testes, e será utilizado pelo atual campeão suíço de subida de montanha, Marcel Steiner. As primeiras impressões se mostraram positivas, com o V-ERA demonstrando capacidade para produzir voltas rápidas de forma mais consistente do que o protótipo anterior de Steiner, porém com muito trabalho de desenvolvimento pela frente. A estréia em competições irá acontecer em Rechbergrennen, Áustria, prova que será válida pelos campeonatos europeu e austríaco de subida de montanha.

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Fontes:

CEM: Um protótipo com um conceito diferente. Disponível em: http://sportmotores.com/portal/!site.go?s=332000000&p=.20055&id=68856&fbclid=IwAR3jEXuP6yQ39BsWtYnKJJA2sVYASxSdp_CHJ-40_an-BRAnZR5F-sxRDJo

Autosport Scheiwz.Suisse.Swizzera. Disponível em: https://motorsport.ch/de/newscenter?rubrik[]=5319&return=5388

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