No ano em que completa 50 anos, a tradicional equipe MC Tubarão está trabalhando em um novo protótipo para o Campeonato Gaúcho de Endurance.

Como base de partida para o novo projeto, a equipe adquiriu o MR18 chassi número 1 que era da família Roso, sobre o qual foi adaptada uma frente similar ao do Tubarão MC40 (um silhouette desenvolvido pela equipe com base em um chassi de MR18 com carenagem inspirada pelo Ford GT40).

Para tal, o chassi e mecânica foram totalmente revisados e revitalizados, e a carenagem do MR18 foi alargada e o pará-brisa rebaixado, dando ao protótipo um visual estilo Hypercar. Além disso, o assoalho será substituído por um novo, com efeito solo retrabalhado.

Poucas imagens foram reveladas, porém podemos perceber o aerofólio traseiro com duplo elemento (1) e o generoso difusor traseiro (2) enquanto a lateral segue praticamente inalterada em relação ao design do MR18, com as maiores diferença sendo as ausências da tomada de ar sobre o teto do carro e da barbatana dorsal. Na traseira também é possível perceber uma tomada de ar bem recuada, provavelmente para algum radiador de óleo localizado nessa região.

Interessante também notar o design da junção da frente do MC40 com o cockpit do MR18:

A mecânica permanece similar à utilizada originalmente no MR18, com motorização Audi Turbo e transeixo Hewland TMT, assim como a suspensão deve seguir um layout similar à do MR18, com push rods na dianteira e traseira.

Segundo vídeo divulgado pela MC Tubarão, o novo projeto nasceu por encomenda de um cliente com objetivo na classe P2 do gaúcho de endurance, porém considerando as evoluções técnicas não seria surpresa se o protótipo surgisse para enfrentar Sigma, AJR e DTR na classe P1 do certame.


