No ano em que completa 50 anos, a tradicional equipe MC Tubarão está trabalhando em um novo protótipo para o Campeonato Gaúcho de Endurance. (Nota: essa publicação foi atualizada em 05/12 com novas imagens e informações disponibilizadas pela equipe em suas redes sociais).

Como base de partida para o novo projeto, a equipe adquiriu o MR18 chassi número 1 que era da família Roso, sobre o qual foi adaptada uma frente similar ao do Tubarão MC40 (um silhouette desenvolvido pela equipe com base em um chassi de MR18 com carenagem inspirada pelo Ford GT40).

Para tal, o chassi e mecânica foram totalmente revisados e revitalizados, e a carenagem do MR18 foi alargada em cerca de 20 cm e o pará-brisa rebaixado, dando ao protótipo um visual estilo Hypercar. Além disso, o assoalho será substituído por um novo, com efeito solo retrabalhado.

Poucas imagens foram reveladas, porém podemos perceber o aerofólio traseiro com duplo elemento (1) e o generoso difusor traseiro (2) enquanto a lateral segue praticamente inalterada em relação ao design do MR18, com as maiores diferença sendo as ausências da tomada de ar sobre o teto do carro e da barbatana dorsal. Na traseira também é possível perceber uma tomada de ar bem recuada, provavelmente para algum radiador de óleo localizado nessa região.

Interessante também notar o design da junção da frente do MC40 com o cockpit do MR18:

A mecânica permanece similar à utilizada originalmente no MR18, com motorização Audi Turbo e transeixo Hewland TMT, assim como a suspensão deve seguir um layout similar à do MR18, com push rods na dianteira e traseira.

Segundo vídeo divulgado pela MC Tubarão, o novo projeto nasceu por encomenda de um cliente com objetivo na classe P2 do gaúcho de endurance, porém considerando as evoluções técnicas não seria surpresa se o protótipo surgisse para enfrentar Sigma, AJR e DTR na classe P1 do certame. No dia 3 de dezembro, a MC Tubarão completou o shakedown do novo carro no autódromo do Velopark:





Ficou bem mais agradável o visual frontal do novo (remasterizado) carro, MR18 foi um carro quase hibrido, quase um MRC com alguma musculação que foi pouco competitivo dentro da linhagem da família, quase um carro provisório antes do AJR.
Ele se encaixa perfeitamente na classe P2 e pode ter vida longa por lá !!!
Na ultima etapa que assisti pelo you tube, do endurance Gaucho ,a 5th etapa, achei o grid um pouco fraco, não correu o GTR. Desconfio que deveriam dar uma apartada nos custos, de forma preventiva, antes que tenha que remediar.