Em 2023 a Sigma P1 Engenharia apresentou uma nova versão protótipo Sigma G5, desenvolvida dentro do regulamento P2 do endurance brasileiro.
Mantendo todos os elementos de segurança passiva da configuração P1, o Sigma P2 foi criado como uma opção de protótipo veloz com baixo custo, permitindo sua utilização também em campeonatos e provas regionais como o Gaúcho de Endurance, Paulista de Automobilismo, 500 km de São Paulo, entre outros.
Powertrain & Chassis
Uma das maiores diferenças entre as especificações P1 e P2 está na motorização: enquanto na P1 é utilizada uma combinação de motor Chevrolet V8 7 litros com um transeixo Xtrac P1152 (o mesmo dos LMP3), o modelo P2 está equipado com motorização Audi 1.9 Turbo (preparada pela Overboost) aliado a um transeixo Ricardo de 6 marchas (o mesmo tipo utilizado pela Indy Lights, e já utilizado no Sigma G2 e no Tubarão XI.
Além disso, o Sigma P2 utiliza rodas de alumínio produzidas pelo processo flow forming, com medidas iguais na dianteira e na traseira.
Aerodinâmica
Quanto à aerodinâmica, a base é o mesmo pacote do Sigma P1 G5, porém com diversos elementos trazendo inspiração de outras gerações do protótipos gaúcho.
Na dianteira, o bico (1) e splitter (2) mantêm o mesmo design da versão P1, se diferenciando pela presença de um simples elemento na asa dianteira (3), similar ao conceito dos Sigma G1 e G2. Além disso, as caixas de roda têm os Big Honking Holes (4) ao invés dos louvres presentes no protótipo P1.
Ainda na dianteira, podemos ver as tomadas de ar estilo F1, similares ao já aplicado no Sigma G5.
Passando ao perfil do protótipo, as diferenças entre P1 e P2 são poucas, principalmente com os retrovisores de maior dimensão e a ausência da barbatana dorsal, remetendo ao conceito utilizado até o Sigma G4.
Passando à seção posterior do carro, a diferença mais evidente é o aerofólio traseiro, que conta com a mesma configuração utilizada nos Sigma G1 até G3 de dois elementos e com suportação pela superfície inferior, porém trabalhando em conjunto com o difusor na configuração G5:
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