Em evento fechado realizado recentemente a equipe Mamba Negra Racing apresentou seu novo protótipo para as provas de longa duração brasileiras. Após competir nas 1.000 Milhas de 2020 com um protótipo MCR adquirido da equipe gaúcha MC Tubarão, os paulistas vêm com um projeto próprio para lutar por vitórias.
Informações do início do ano davam conta de que o protótipo seria chamado 2S, desenvolvido pelo engenheiro Márcio Servija para a categoria P2 e realizaria sua estréia na edição 2021 das 1.000 Milhas, plano que acabou não se concretizando.
Na dianteira do protótipo, se destaca o bico baixo (1), ladeado por duas tomadas de ar (2) que devem ter a função de levar ar para os freios dianteiros, podendo ainda ter função aerodinâmica. Também podemos ver outro par de tomadas de ar (3) em posição mais elevada, que aparentam ser tomadas de ar para os radiadores.
Passando à lateral, não existem aberturas na parte superior das caixas de roda, porém as aberturas laterais (4) devem cumprir a função de aliviar a pressão positiva gerada nas caixas de roda e servir de saída para o ar admitido pelas tomadas dianteiras inferiores (2). Também já está presente o HALO (5), indicando que o protótipo deverá estar presente em breve nas provas do Endurance Brasil.
Ainda na lateral, existe uma barbatana dorsal (6) sobre a carenagem do motor. Na parte baixa, existem dutos NACAs (7) para as tomadas de ar dos freios traseiros, e aberturas com grelhas para ventilação das caixas de roda traseiras (8). A asa traseira fica em posição baixa, e é de simples elemento (9), trabalhando em conjunto com um duck tail (10) no deck traseiro.
Até o momento a equipe Mamba Negra Racing não havia divulgado maiores informações sobre o projeto, porém continuem seguindo nossas redes sociais para novidades sobre mais esse projeto das pistas brasileiras.
Você também poderá se interessar por:
TMC M1 (2021 – )
Um dos projetos mais aguardados no Brasil é o TMC M1, da empresa homônima do ex-F1 Tarso Marques. Mais do que um protótipo de competições, o M1 será um prólogo e laboratório de testes para um hipercarro que está nos planos da TMC.
Giaffone G21 (2021 – )
Utilizando a expertise de anos fabricando os carros da Stock Car Brasil, a Giaffone Racing desenvolveu em parceria com o JDavid Team um protótipo/silhouette que irá competir na categoria P2 do Endurance Brasil.
Tenho a impressão que o Halo está em uma posição errada deixa do a cabeça do piloto muito exposta porém como são apenas fotografias eu posso ter um erro de imagem
Acredito que seja um erro de perspectiva, principalmente após ver as imagens das 1.000 Milhas de 2022. É verdade, porém, que os carros da Endurance não foram concebidos para utilizar o HALO, o que leva a um posicionamento que não é o ideal.
Muito legal ver um novo protótipo. MAs não entendo porque um cockpit duplo (com espaço do passageiro, como em Le Mans) se o regulamento do Brasileiro de Endurance permite cockpit central como no AJR. Não seria uma grande desvantagem?
No caso, me parece que a base do cockpit é a de um protótipo MRX da Metalmoro (tal como no Tubarão IX), que foi concebido em 2009 dessa forma.