Novidades: Porsche 914 Silhouette MC Tubarão

Já havíamos dado um spoiler sobre esse projeto na nossa Newsletter, e hoje vamos apresentar alguns detalhes adicionais do recém-apresentado Porsche 914 Silhouette da equipe gaúcha MC Tubarão. Por silhouette, entenda um carro de competição revestido por uma carenagem inspirada em um carro de rua, como os Stock Car. Esse projeto de destina à categoria GT do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, e tem estréia prevista para as 1.000 Milhas Chevrolet Absoluta, onde será pilotado por Paulo Sousa, Mauro Kern e Galid Osman.

O Porsche-Tubarão é construído a partir de um chassi tubular, equipado com motorização Honda K20 preparada pela Dacar Motorsport, com gerenciamento eletrônico Pro Tune e calçando pneus Yokohama.

Tal como nos protótipos AJR, o Porsche 914 Silhouette está equipado com um sistema de prevenção de incêndio passivo do tipo Fire Extinguishing Ball.

Ainda não temos maiores informações sobre peso, potência ou outros dados técnicos, mas podemos ver algumas características interessantes do projeto nas imagens já divulgadas. À frente, um spoiler (1) ajuda a gerar downforce na dianteira, incluindo uma seção central elevada (1a) e também podemos ver a tomada de ar do radiador (2). Os pára-lamas são alargados, com um perfil aerodinâmico (3) que proporciona um visual a la Super GT para a dianteira. Logo após as rodas dianteiras existe uma grande abertura de ventilação, que possui duas divisões (4a e 4b). Como não temos uma imagem da dianteira sem a carenagem não é possível cravar, porém a ausência de aberturas para ventilar o ar quente do radiador exceto as “guelras” (5) dão a entender que as divisórias estão ali para separar o ar quente que deixa o radiador, ventilar a pressão gerada pela rotação dos pneus das caixas de roda e possivelmente parte do ar admitido para o assoalho. Já na traseira podemos ver um duto NACA (6) com duas tomadas de ar circulares.

Na imagem abaixo podemos ver também o olhal de reboque (7) e a tomada de ar do motor (8), ambos posicionados à esquerda. A posição do olhal de reboque é uma escolha estrutural e por conveniência, a posição da tomada não centralizada se explica pelo lay-out do motor 4 cilindros em posição longitudinal, e é similar em conceito às tomadas laterais utilizadas em monopostos da Fórmula 3, por exemplo. Nesta imagem podemos ver também as tubulações ligadas ao duto NACA lateral (detalhe), uma aparentemente direcionada aos freios traseiros, e a outra orientada para a seção central do carro. Outro detalhe interessante é a barbatana sobre o teto, um adicional estético que remonta aos primeiros protótipos Tubarão.

Por fim, a traseira do Porsche-Tubarão também traz algumas características interessantes, como a asa de duplo elemento (9) (porém com suporte inferior convencional, não aderindo à tendência recente por suporte do tipo swan neck), e a carenagem traseira com perfil gota d’água (10) para reduzir o arrasto. O conjunto aerodinâmico fica completo com o generoso difusor traseiro (11), que conta com 5 strakes para dividir o fluxo de ar.

O carro realizou uma sessão de testes no Velopark no último dia 12, e agora resta aguardar como vai ser seu desempenho contra a forte concorrência que estará presente nas 1.000 Milhas.

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