Novidades: Ford GT40 Silhouette MC Tubarão

O início de ano está a todo o vapor nas oficinas da MC Tubarão, que trabalha em diversos projetos para o Endurance Brasil, Superturismo RS e TCR Sudam. O mais recente a ser concluído é o novo Ford GT40 Silhouette, projeto iniciado após a venda do Aldee com o qual Tiel de Andrade e Franco Pasquale competiram em 2021:

“Estamos a poucos dias de umas das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro as 12 horas de Guaporé! Nossa equipe venceu a última edição dessa prova em 1992 quando ela foi realizada em lá e não em Tarumã como sempre foi. Desde que saiu a intenção da volta dessa corrida fomos os primeiros a confirmar presença!

Aí começamos a ver com que carro correr e, depois da venda repentina do nosso Aldee que correu na Super Turismo em 2021, no finalzinho de janeiro veio a ideia de projetar um carro com a bolha de um Ford GT40, carro que fez história em Le Mans no passado, e que a princípio era para o Superturismo.”

Fonte: MC Tubarão.

O novo carro utiliza chassi tubular, com uma carenagem baseada na réplica do Ford GT40 Mk1 da Furlan Automobiles, e está equipado com um motor Ford Duratec 2.3 de 280 cv (similar ao utilizado no Tubarão IX da P3) e uma transmissão Sadev ST90, instalados em posição central transversal. 

Fonte: MC Tubarão.

Numa corrida contra o tempo, o carro ficou pronto em pouco mais de 30 dias, e realizou ontem (08/03) o primeiro shakedown no Velopark. Das imagens divulgadas da construção e da primeira visita às pistas podemos ver algumas características interessantes desse projeto:

Adaptado de: MC Tubarão.

[UPDATE 11/03/2022]: O chassi é de um Metalmoro MR18, com a traseira adaptada para a instalação transversal do motopropulsor. Na dianteira fica posicionado o radiador (1), e podemos ver também a suspensão dianteira com posicionamento in-board (2), enquanto na traseira a suspensão tem layout McPherson convencional devido à instalação do motor (3). Também podemos ver as rodas BBS aro 18″ de porca cubo rápido, equipadas com pneus Yokohama.

Adaptado de: MC Tubarão.

Na aerodinâmica, o splitter dianteiro apresenta uma seção central elevada (4), com o radiador posicionado logo acima (5). As tomadas de ar para os freios dianteiros ficam ao lado (6), e dois grandes canards (7) completam o pacote aerodinâmico dianteiro. O ar quente do radiador é ventilado no topo do capô (8), e podemos ver uma pequena tomada de ar para o cockpit (9). Outro detalhe interessante é a tradicional barbatana do tubarão, posicionada no topo do teto.

Adaptado de: MC Tubarão.

No assoalho, logo após as rodas dianteiras podemos ver uma abertura de ventilação (10) e uma painel de fechamento (11), que oculta um detalhe interessante do assoalho. As tomadas de ar para o compartimento do motor ficam logo à frente dos pára-lamas traseiros (12) e a asa traseira tem dois elementos com suportes do tipo swan neck (13).

Adaptado de: MC Tubarão.

Como podemos ver na imagem acima, o painel lateral recobre uma série de componentes e também oculta o assoalho, onde podemos ver a primeira seção do difusor traseiro (11b), que se inicia logo abaixo do cockpit e se estende em um difusor traseiro fixado à carenagem por dois suportes (14 – figura abaixo). [UPDATE 11/03/2022]: O difusor traseiro é soprado, com a descarga saindo aproximadamente no terço final da região de expansão do difusor.

Adaptado de: MC Tubarão.

Nessa imagem podemos ver também a ventilação das caixas de roda dianteiras (15) e as duas saídas de ar posicionadas sobre o teto (16), além de ser possível perceber a curvatura do painel lateral que parece desviar o fluxo de ar logo à frente das rodas traseiras.

[UPDATE 11/03/2022]: As tomadas de ar para os freios traseiros ficam posicionadas na extremidade traseira, bem como a tomada de ar para o motor.

Fonte: MC Tubarão.

Em homenagem ao patriarca Carlinhos de Andrade, o GT40 da MC Tubarão carrega uma layout visual inspirado pelo último carro que Carlinhos pilotou, um Ford Focus com o qual ele e Tiel competiram e venceram na temporada 2018 da Superturismo, e busca o bicampeonato das 12 Horas de Guaporé para o time (a edição de 1992 foi vencida por Carlinhos, Victor Steyer e Paulo Bergamaschi). A prova pode ser acompanhada pelo YouTube e Facebook nos seguintes canais:

Curva do S:

www.youtube.com/curvadoesse

Página das 12 horas de Guaporé:

www.facebook.com/12horasdeguapore

Página do Campeonato Gaúcho de Super Turismo:

www.facebook.com/superturismors

Portal High Speed:

www.youtube.com.br/highspeedtvbr


As 12 Horas de Guaporé serão disputadas no próximo final de semana, com largada as 22h do sábado (12/03) e para maiores novidades e a cobertura completa da prova vocês podem acompanhar as redes sociais das 12 Horas de Guaporé e também o Blog do Passatão do grande Niltão Amaral.

Outros projetos da MC Tubarão:

Porsche 914 Silhouette

Novidade da MC Tubarão para a temporada 2022 da Superturismo, o Porsche 914 Silhouette fez sua quase estréia nas pistas durantes as 1.000 Milhas do Brasil.

Aldee RTT Tubarão #5

Após um acidente, o Aldee RTT da MC Tubarão passou por um upgrade aerodinâmico que viu o carro da categoria TS derrotar os velozes carros da categoria GT da Superturismo em Tarumã.

BMW 135i GTR

Preparado pela MC Tubarão com base BMW 135i de rua e equipado com kit widebody da alemã Floßmann, esse carro foi preparado em 2017 pela equipe MC Tubarão, e possui em seu currículo diversas vitórias nas pistas gaúchas, incluindo a edição 2019 das 6 Horas de Guaporé, conduzido por Paulo Sousa e Mauro Kern.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.