Hoje trazemos uma novidade que em breve deve estar nas provas de longa duração brasileiras: a estréia do protótipo GeeBee DP1 da família Casarini. Recentemente surgiram notícias sobre o desenvolvimento do protótipo, que será equipado com motorização Maserati V8 e transmissão Hewland sequencial de 6 marchas, utilizando para controle uma Fuel Tech FT600 e um PDM32 da AiM.
Em desenvolvimento pela GT Race Cars desde 2015, o GeeBee DP1 aparenta buscar inspiração nos modelos GT1 e GTP do final dos anos 90, e segue uma filosofia que lembra em partes o MCR Grand Am, outro protótipo nacional construído com base em um powertrain de origem italiana (Lamborghini V10). Na dianteira, podemos ver a tomada de ar do radiador (1), com a abertura sobre o capô para ventilação do ar quente (2). Além disso, podemos ver as aberturas das caixas de roda dianteiras, com louvres (3).
Nesta imagem podemos ver a posição de montagem do radiador (4), posicionado sobre o splitter/difusor (5). Além disso, o modelo utiliza rodas aro 18” com porca central (6), e tem portas com abertura do tipo tesoura (7), como nos GT1 do final dos anos.
Na traseira, o modelo conta com um difusor (8) que preenche toda a largura da carenagem, e a carenagem traseira possui um spoiler estilo duck tail (9), que trabalham em conjunto com o aerofólio traseiro para gerar downforce.
Até o momento do fechamento desta publicação, não tivemos retorno da equipe sobre em qual (ou quais) campeonatos o novo carro irá competir, porém pela configuração o modelo seria elegível para o Endurance Brasil, Gaúcho de Endurance e Road to 1.000 Milhas, além de provas como 1.000 Milhas e 500 km de São Paulo.
Você também poderá se interessar por:
GT Racecars DIMEP GT R1 / GeeBee R1 (2008 – 2019)
Desenvolvido na virada da década de 2000, o GT R1 possui uma rica história, dentro e fora das pistas.
Berta LR Hollywood (1975)
O Berta Hollywood foi o protótipo mais avançado da Divisão 4, e marcou o canto do cisne da categoria em 1975.
Metalmoro JLM AJR (2017 – )
Atualmente o protótipo mais veloz do país, o AJR foi desenvolvido pela JLM Racing, e desde de sua estréia nas pistas é o carro de competição mais veloz do país, atualmente detentor do recorde para carros nacionais em Interlagos e do recorde geral de todos os autódromos onde já competiu.