A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 2: Adess AD25

Um dos fabricantes que busca ganhar participação no mercado LMP3 é a portuguesa Adess com o AD25, a evolução do 03 Evo lançado em 2019. Para acomodar o novo motor, todo o sistema de arrefecimento foi revisto, incluindo o sistema de intercooler, e para tal o pacote aerodinâmico também foi revisto.

📸Adess.

Por exemplo, os sidepods foram completamente redesenhados, perdendo os bargeboards (1), e adotando um design mais “quadrado”, com louvres (2) para saída do ar quente dos radiadores/intercoolers. Uma sutil evolução também aconteceu nos faróis dianteiros (3), que contam com novo design.

📸Adess.

As saídas do escapamento também mudaram de posição, saindo da base do sidepod (4a) para a tampa do motor (4b). Por sinal, a tampa do motor é completamente nova, com louvres (5) próximos à barbatana dorsal e também às saídas de descarga (6). As caixas de rodas traseiras também foram redesenhadas, com a tomada de ar dos freios ficando em posição mais perpendicular em relação ao carro (7a e 7b).

📸Adess.

Além das evoluções aerodinâmicas, o suporte de união entre motor e transmissão redesenhado devido ao novo motor, e com um design completamente novo da suspensão traseira.

Em declaração para o dailysportscar.com, o CEO da Adess, Stéphane Chosse, afirmou que o novo carro deve começar os testes em Estoril em duas semanas, e aposta na qualidade construtiva e capacidade de suporte técnico como pontos fortes para conquistar novos clientes nos diversos campeonatos.

Fontes:

ADESS AD25 LMP3. Disponível em: https://www.adess-ag.com/manufacturer/adess-ad25-lmp3.html.

ADESS Aiming To Make Gains In LMP3 Marketplace With AD25. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2024/07/02/adess-aiming-to-make-gains-in-lmp3-marketplace-with-ad25.html.

ADESS unveils its AD25 LMP3. Disponível em: https://www.endurance-info.com/auto/article/112588-adess-devoile-son-ad25-lmp3

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2 thoughts on “A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 2: Adess AD25

  1. Francamente, não tenho muita fé na Adess, desde sempre, jamais esteve a altura dos demais fabricantes, não sei ao certo o porque a federação elegeu a Adess como uma das opções para LMP3. Acho estranho este formato, creio que deveria dar oportunidade a outras marcas de construtores. Novamente fico na torcida pela melhora na performance do Adess , tá muito chato ver a LMP3 atualmente quase monomarca Ligier. A LMP2 é insuportável, virou uma monomarca na pratica.

    1. Até onde eu sei, o melhor resultado de um dos LMP3 da Adess até hoje foi uma vitória em uma prova do WERC, campeonato de endurance amador da NASA americana. Quanto à escolha, também não sei os motivos mas a ACO parece ter fé neles, já que são parceiros no programa H24 de protótipos movidos à hidrogênio.

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