O ano de 2021 da Endurance Brasil promete grandes novidades nas pistas. Diversas equipes já começam a se preparar para a nova temporada, e uma dos destaques promete ser a chegada da equipe JDavid Team para o certame. Para sua estréia, a esquadra chefiada pelo piloto José Eduardo David aposta em um projeto próprio desenvolvido em parceria com a Giaffone Racing, inicialmente pensado para a categoria GT4 do Brasileiro de Endurance mas que desde então foi enquadrado na P2.
Resultado de um projeto iniciado a cerca de 1 ano e meio, o primeiro shakedown foi realizado no anel externo do Kartódromo Internacional da Granja Viana, para testar a funcionalidade dos componentes mecânicos.
O que já sabemos
O chassi é tubular, e embora lembre em alguns pontos o chassi JL-G09 (utilizado pela Stock Car até 2019), é um projeto totalmente novo segundo a Giaffone. As diferenças começam pelo material da gaiola, uma liga de aço molibdênio-nióbio, em contraste ao aço 4130 utilizado no chassi do antigo Stock. Detalhes não foram divulgados sobre qual a liga utilizada, porém é possível imaginar que seja algo parecido ao que empregado no chassi do Spark Odyssey 21, SUV elétrico desenvolvido para a Extreme E.
Ainda sobre o chassi, a estrutura treliçada aparenta ser bem similar quanto à geometria e posicionamento dos triângulos, porém existem algumas diferenças que se destacam tais como a barra transversal adicionada ao vão do para-brisas (1). Outra diferença é a barra transversal (2), presente apenas no chassi JL-G09.
Além disso, podemos notar que a geometria de suspensão é completamente diferente do Stock na dianteira, ainda que o motor utilizado no modelo P2 seja o mesmo LS3 V8 de 500 cv. Isso fica claro pelas imagens divulgadas, onde é visível que os principais periféricos são os mesmos (tomada de ar, coletor de admissão e coletores de escape são idênticos a especificação dos Stock).
[EDIT 18/01/2020]: Revisitando o design de chassi dos carros da Stock Car, verifiquei que o chassi guarda ainda mais semelhanças com o JL-G12 utilizado pela Stock Light, que também tem a transmissão em posição dianteira (ver imagem abaixo).
Na traseira também o layout da suspensão é completamente diferente, pois ainda que a transmissão seja também uma unidade sequencial de 6 marchas, com trocas através de borboletas, as imagens disponibilizadas indicam que é uma unidade completamente diferente, montada em posição central, diferente da Xtrac 396 utilizada na Stock que fica montada em posição traseira.
[EDIT 18/01/2020]: Também podemos ver que a montagem da suspensão dianteira e traseira é similar à do Stock Light, como atestado pela imagem abaixo:
As rodas e pneus também são diferentes: enquanto a Stock utiliza rodas Oz de 11″ x 18″ e pneus Pirelli 305/660 R18 nos quatro apoios, o novo P2 será equipado com rodas 11″x18″ e pneus 305/660 R18 na dianteira, e rodas 13″x18″ na traseira, calçadas com pneus 325/660 R18. O resultado dessas modificações é uma redução de peso significativa (1.150 kg do novo carro contra 1.325 kg do Stock 2019 + piloto). Na eletrônica, o Giaffone P2 conta com sistemas como ABS e controle de tração.
Já na aerodinâmica, por ora o modelo testa com a mesma carenagem inspirada pelo Chevrolet Cruze utilizada na temporada 2019 da Stock Car (em 2020 a categoria passou a utilizar monoblocos dos modelos de rua adaptados para as pistas), porém a Giaffone já trabalha em uma nova carenagem específica para o modelo.
Resta saber agora como será o desempenho do carro da Giaffone Racing frente aos competidores da P2, categoria que promete um bom grid para a temporada 2021.
Fontes:
Giaffone Racing: https://www.instagram.com/giaffoneracing/
José Eduardo David: https://www.instagram.com/zedavid.oficial/
EXTREME E ANNOUNCES CBMM AS FOUNDING SUPPLIER. Disponível em: https://www.extreme-e.com/en/news/23_EXTREME-E-ANNOUNCES-CBMM-AS-FOUNDING-SUPPLIER.html.
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Como é um P2, creio que deveriam fazer a parte superior da estrutura menor, ficando com uma proporção a de um GT e não de um carro sedan , é muito volumoso toda capota .
Mas , pode ser uma otima opção na P2 .
De resto , a matéria é excelente , link obrigatório a quem quer um pouco mais de qualidade na informação.
O Endurance Brasil esta cada vez melhor!!