Newsletter Motor: ataque britânico às pistas brasileiras, novo carro para a Absoluta Racing e mais…

Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Novo carro para a equipe Absoluta Racing

Durante o último final de semana a tradicional escudeira paulista de Ney Faustini apresentou seu novo carro para as provas do campeonato paulista de automobilismo, mais um desenvolvimento do português Carlos Tigueis, que atualizou a carenagem do antigo Cobalt Stock Car para uma que imita o design do modelo Cruze, alinhando o visual do carro aos produtos atualmente produzidos pela Chevrolet no país. A equipe deve continuar ativa na temporada 2022 tanto no Campeonato Paulista de Automobilismo quanto no Endurance Brasil, onde compete com o protótipo ABS01.

Fonte: Absoluta Racing. 📸 Humberto da Silva

Novidades no protótipo Lola da Crown Racing

Durante uma live transmitida recentemente, a equipe Crown Racing apresentou suas novidades para a temporada 2022. Entre os diversos projetos da equipe, foi apresentado de relance o protótipo Lola com o qual a equipe pretende participar do Império Endurance Brasil. Apesar de ter sido apresentado por poucos segundos, foi possível ver que o carro de origem inglesa sofreu uma atualização profunda na carenagem dianteira, que agora segue uma filosofia muito mais próxima de carros como AJR e Sigma.

Fonte: Crown Racing.

Retorno do Radical SR3 da família Stumpf?

Durante evento realizado em Santa Catarina, chamou a atenção a presença do protótipo Radical SR3 no estande da RealdriveTech. O carro, que competiu regularmente no Endurance Brasil até 2019 apareceu com pintura nova e equipado com o HALO, equipamento que hoje é exigido apenas pelo regulamento do Endurance Brasil, indicando um possível retorno do protótipo inglês às nossas pistas. 

Fonte: Realdrive Tech.

Curiosamente, o protótipo estava acompanhado por uma placa com a ficha técnica e que o identificava como Realdrive ST1. Não sabemos no momento qual a extensão das modificações que poderiam justificar o novo nome, porém é interessante notar que carro apareceu equipado com rodas aro 13, uma mudança em relação às rodas aro 15/16 equipadas de fábrica.

Internacionais

Começando nossa volta ao mundo pela Austrália, nos próximos dias 12 e 13 de março acontecerá a estréia competitiva do Hyper Racer X1, um interessante monoposto de chassi tubular equipado com motorização Haybusa de cerca de 200 HP, que chama a atenção pela leveza (apenas 390 kg) e pela aerodinâmica que explora extensivamente o efeito-solo para gerar downforce.

Fonte: Hyper Racer X1. 📸 Niko French Media

Novidades também no Enviate Hypercar, projeto de Cody Loveland que agora conta com suporte total da empresa Super Car System. Para a edição 2022 da tradicional prova americana deve ser mantido o mesmo pacote básico de 2021 com pequenas atualizações, a destacar um novo design para as mangas de eixo após uma falha ser encontrada no antigo design. Agora sediada no Texas, os testes deverão ser iniciados em breve para garantir o máximo de exposição em pista.

Fonte: Haltech.

2 thoughts on “Newsletter Motor: ataque britânico às pistas brasileiras, novo carro para a Absoluta Racing e mais…

  1. Francamente não sei como será eficiente essa mexida aerodinâmica no Lola da Crown Racing. O chassi desse carro IMSA era muito largo e por isso não será anulada toda essa ginastica na dianteira ? Bom , fiquei bastante curioso pra ver todo o resto….

    1. Na verdade a origem desse chassi Lola é um tanto quanto obscuro. Os últimos Lola que competiram na Grand Am eram modelos Gen 2, e a carenagem não era exatamente igual a do carro que está com a Crown Racing. Me parece que estão tentando aumentar o downforce nessa região criando uma verdadeira asa dianteira, similar ao Sigma e AJR, possivelmente para equilibrar o downforce traseiro da asa traseira de dois elementos, mas precisamos aguardar imagens mais detalhadas e o carro entrar na pista, para confirmar qual será o real efeito…

Leave a Reply

Your email address will not be published.