Novidades: protótipo Lola B08/70 Crown Racing

Após dica recebida do amigo Sérgio Fonseca, trago uma novidade que logo deve estrear oficialmente nas pistas brasileiras. Durante as duas últimas semanas a equipe Crown Racing realizou uma série de eventos para apresentar sua nova sede, situada dentro das instalações do Autódromo Velocittà, mas, além das modernas instalações e dos bólidos da Stock Car, chamou a atenção durante os vídeos promocionais a presença de um belo protótipo em uma das baias.

No vídeo disponibilizado pelo Portal High Speed podemos ver o belo carro de relance, e a informação do chefe de equipe William Lube de que se tratava de um protótipo para as provas de longa duração.

Em outra filmagem promocional, o piloto Cacá Bueno apresenta o carro como um protótipo da inglesa Lola, desenvolvido para as provas de longa duração como Daytona. Segundo uma fonte consultada, trata-se de um chassi de projeto Lola que foi montado nas dependências do Velocittà pelo piloto Leandro de Almeida. Ao que tudo indica, trata-se de um modelo Lola B08/70, um Daytona Prototype de segunda geração, ainda que a carenagem do modelo tenha várias diferenças significativas em relação à especificação que competiu nas pistas norte-americanas.

Lola B08/70

O Lola B08/70 é um desenvolvimento conjunto entre a Lola Cars e a equipe Krohn Racing, que formaram a joint-venture Proto-Auto LLC. Para isso, a parceria adquiriu a licença de fabricação da Multimatic (similar ao que acontece hoje em categorias como LMP2 e LMP3, apenas fabricantes homologados podiam fabricar carros para a extinta Grand Am).

Fonte: Double Declutch [1].

Além da licença de fabricação, também foi adquirido o design do chassi Multimatic MDP1 que forma a base do novo projeto, que recebeu uma carroceria completamente nova em conformidade com o regulamento da segunda geração dos Daytona Prototypes. Para esse fim, a fabricante britânica realizou um extenso desenvolvimento tanto em CFD quanto no túnel de vento em escala 40%, incluindo diversas configurações de carga e arrasto aerodinâmicos.

Fonte: Speedsport Magazine [2].

Os dois carros construídos foram equipados com motores Pontiac V8, estreando na temporada 2008 da Grand Am e obtendo resultados medianos. Para a temporada 2009 a Krohn Racing trocou de fornecedor de motor, adotando unidades Ford V8 que deram nova vida ao protótipo. Sob a condução do brasileiro Ricardo Zonta em parceria com o sueco Niclas Jönsson, a Krohn obteve as duas únicas vitórias do carro nas etapas de New Jersey e Watkins Glen da temporada da Grand Am.

Análise técnica

Na seção dianteira, o radiador (1) mantém o mesmo posicionamento da especificação de Daytona, porém a tomada de ar aparenta ser maior na comparação entre as imagens. Além disso, as tomadas de ar para os freios aparentar ter sido deslocadas para as laterais do carro. O splitter (2) também e diferente, apresentando um ressalto na região central possivelmente para melhorar a performance do assoalho/difusor. Outras diferenças são as caixas de rodas, que tem um formato mais “quadrado” à exemplo do que era praticado nos protótipos LMP1 e a adição de dois grandes canards (3) também para maximizar o downforce dianteiro.

As laterais da carenagem permanecem praticamente inalteradas, com a única grande diferença sendo a tomada NACA (4), que é maior e posicionada mais à frente em relação ao modelo Daytona. Outra diferença notável é o air scoop (5), que tem função de tomada de ar para o motor Ford V8, como no detalhe abaixo.

Na seção traseira as diferenças também são significativas, com um design completamente novo. A asa traseira (6) conta com dois elementos e um endplate (7) também redesenhado. O deck traseiro (8), também é diferente, com um perfil mais baixo do que parece ser um gurney ou flap na extremidade traseira.

Ainda sem data de estréia, e provável que o novo protótipo seja inscrito na categoria P2 do Endurance Brasil, onde irá enfrentar modelos como MCR Grand Am, Sigma P1, o protótipo Giaffone G21 da equipe de José David e o Absoluta ABS01 de Ney Faustini.

Você também pode se interessar por:

Absoluta ABS01 (Braspress/Alfran 450A)

DTR 01

GT Racecars GeeBee R1 (DIMEP GT R1)

Giaffone G21

Ginetta G57 P2

MC Tubarão X V8

MCR Grand Am

Metalmoro JLM AJR

Sigma P1

Spirit AR3

TMC M1

Leal Race Cars LR01

Nissan GT-R LM Nismo: fracasso ou falta de preparo?

Fontes:

Lola B08/70. Disponível em: https://www.racingsportscars.com/type/Lola/B08__70.html.

Lola Type Numbers. Disponível em: http://www.lolaheritage.co.uk/2018/type_numbers/type_numbers_T9000-end.html.

Lola B08/70. Disponível em: https://www.racecar-engineering.com/articles/lola-b0870/.

Proto-Auto Daytona Prototype. Disponível em: https://web.archive.org/web/20110716071043/http://www.lolacars.com/downloads/racecar_5.pdf.

Imagens:

[1]: Retirado de: Double Declutch: Disponível em: http://www.doubledeclutch.com/?tag=multimatic-ford-focus-mdp1.

[2]: Retirado de: Speedsport Magazine: Disponível em: https://www.speedsport-magazine.com/motorsport/sportscars/grand-am-sportscar/2011/photo-krohn-racing-lola-b08-70-ford-zonta-22536_-_22536.html.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *