Newsletter Motor: Goodwood, Pikes Peak, 500 km de São Paulo e mais…

Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Iniciada a contagem regressiva para 38ª edição dos 500 km de São Paulo

Estão abertas as inscrições para os 500 km de São Paulo, uma das mais tradicionais provas de longa duração brasileiras.A prova será realizada entre os dias 2 e 4 de setembro e vem sendo disputada desde 1957, com alguns períodos de interrupção. A edição 2022 contará com 6 categorias: Protótipos P2, Protótipos P3, Turismo Força Livre, Turismo 2.0, Turismo 1.6 e Historic GT Race.

Foto: Divulgação.

Grande novidade do evento, a Historic GT foi criada para abrigar carros de construção e mecânicas atuais, porém com carenagem inspirada em carros clássicos. Entre os competidores confirmados estão réplicas do Porsche 550 (Sérgio Ventura e Marcelo Fortes), Ford GT40 (Ricardo Cimatti, Tadeu Jayme e Tiago Regis) e os “super Fuscas” de Rodrigo Bonora e da família Pimenta. Além desses, já confirmados, a organização indica a participação de carros como Bino Mk I, Fúria e até mesmo um Aurora, um dos últimos fora-de-série desenvolvidos no Brasil após a abertura das importações. 

Em breve traremos uma cobertura especial com a lista de inscritos parcial e um pouco da história dessa tradicional prova.

MRX Tubarão à venda 

Oportunidade única para quem desejar participar de provas como de longa duração como o Endurance Brasil: diretamente de Campo Bom, da equipe MC Tubarão que está vendendo seu multicampeão MRX Tubarão. Atualmente em configuração P3, o bólido está equipado com motor Ford Duratec 2.3 é uma transmissão Sadev sequencial em configuração P3 (na qual o carro levou os campeonatos 2016, 2018 e 2021, além das 12 Horas de Tarumã e 500 Milhas de Londrina na geral). O preço de venda é R$ 200.000, e os interessados podem entrar em contato com o piloto Tiel Andrade.

Os vencedores em Pikes Peak e Goodwood

No último domingo tivemos a disputa da centésima edição do Pikes Peak International Hill Climb, uma das provas de Subida de Montanha mais tradicionais e seguramente a mais famosa mundialmente (em parte pela popularidade dos jogos da franquia Gran Turismo, e especialmente do Escudo de Nobuhiro “Monster” Tajima). Durante as sessões de treinamento ficou evidente o favoritismo do inglês Robin Shute à bordo do seu extremamente modificado Wolf GB08 TSC-FS, que obteve marcas melhores do que o Peugeot 208 T16 de Sebastian Loeb, e prometia desafiar o recorde para carros com motores à combustão. 

Esse favoritismo foi confirmado durante a realização do evento, contudo a quebra do recorde se tornou inalcançável, já que novamente o clima foi um dos protagonistas do evento. Com trechos de chuva e pista seca, além de uma densa neblina desde a linha de partida, nenhum competidor chegou a baixar da marca de 10 minutos, barreira mítica dos tempos em que o traçado ainda era cascalho. 

Do outro lado do Atlântico, o protótipo McMurtry Spéirling quebrou duplamente o recorde do traçado de Goodwood, que oficialmente pertencia a Nick Heidefeld (41s60, de 1999 à bordo de McLaren MP4/13 da F1), e extraoficialmente havia sido quebrado por Romain Dumans com o VW ID.R em 2019. Pilotado pelo ex-F1 Max Chilton, o pequeno fan car inglês cravou 39s08 durante o shootout, uma marca impressionante e impensável para o evento até pouco tempo. Para quem perdeu os eventos, ficam abaixo os links para as transmissões (apenas em inglês).

Internacionais

Após um hiato devido a guerra Russo-Ucraniana, o Russian Endurance Challenge voltará a ser disputado no segundo semestre, com uma prova de 4 Horas no Moscow Raceway, prevista para o dia 24 de julho. Entre os competidores já confirmados estão alguns modelos GT4 e uma série de protótipos de fabricação local:

  1. Esporte-protótipo – #11 BR03-Renault: Vitaly Petrov / Mikhail Aleshin (BR Engineering)
  2. Esporte-protótipo – #17 BR03-Renault: Sergey Sirotkin / Victor Shaytar (BR Engineerin)
  3. Esporte-protótipo – #52 Fenix-Lada: Konstantin Tereshchenko / Stanislav Aksyonov (FDR Moscow Poly)
  4. Esporte-protótipo – #28 Ligier JS53-Honda: Igor Mukhin / Yegor Efrosinin (Blackthorn Team)
  5. TBC – Marussia B1 GT: Roman Rusinov (IY Engineering)
  6. GT4 – #13 Mercedes AMG GT4 – Denis Remenyako / Mikhail Aleshin (Capital Racing)
  7. GT4 – #83 Mercedes AMG GT4 – Anton Nemkin / Ivan Lukashevich (Motor Sharks)
  8. GT4 – #26 BMW M4 GT4 – Marat Khairov / Gabriele Piana
  9. GT4 – #19 Porsche 718 Cayman GT4 CS – Alexey Basov / Ilya Gorbatsky (Rally Academy)
  10. GT4 – #718 Porsche 718 Cayman GT4 CS – Kostantin Zdorovy
  11. TCR – #10 Seat Cupra TCR – Alexey Denisov / Chikinev Evgeny
  12. Turismo – #53 Mazda 3 Cup – Valery Smirnov / Sukhanova Arina 
  13. Classic Grand Prix- #8 VAZ 21053 – Maxim Vasiliev (Team RK_Sport)

O regulamento permite a participação de uma ampla gama carros como GT3, GT4, Ferrari Challenge, Porsche Cup e várias categorias locais, e a própria classe de protótipos permite a participação de diversos veículos como: LMP2, protótipos CN, Radical SR3, Lada Revolution, Mitjet 2.0L e o recente protótipo BR03 (que você já conheceu aqui). Essa variedade deve enriquecer o grid final até a data da prova, que promete reunir o melhor do automobilismo local após as sanções que levaram praticamente ao desaparecimento dos pilotos russos do cenário internacional.

Fonte: Leal Race Cars.

Retorno às pistas também para nossos hermanos colombianos da Leal Race Cars, que após um acidente ocorrido no autódromo de Tocancipá reconstruir o belo protótipo LR01. A equipe aproveitou para promover diversas atualizações ao design, incluindo um novo design do suporte união com nervuras para aumentar a rigidez torsional e uma nova cabine de fibra de carbono fabricada pelo processo de infusão para reduzir o peso do componente. O carro deve realizar nova sessão de treinos com as atualizações na semana entre 11 e 17 de julho, sempre no autódromo Tocancipá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *