500 km de Interlagos 2022

No próximo final de semana (3 e 4 de setembro), será realizada em Interlagos a 38ª Edição dos 500 km de São Paulo, uma das mais longevas provas de longa duração do Brasil. Após a prova comemorativa disputada em conjunto com as 500 Milhas de Londrina em 2021, a prova volta ao autódromo de Interlagos repetindo o regulamento de 2020, com a adição da categoria Historic Race GT. Segundo os organizadores, cerca de 45 carros haviam reservado vaga para a prova.

Grid de largada da prova comemorativa 500 (500 Milhas de Londrina/500 km de São Paulo). 📷 Divulgação

A prova será transmitida pelo canal comtvbrasil à partir das 13h30, no domingo 04 de setembro e irá contar ainda com uma robusta programação de suporte com eventos do Paulista de Automobilismo e Mercedes-Benz Challenge:

Sexta-feira, 02 de setembro:

08:00 às 08:40 hs 1º Treino 500 kms 

08:45 às 09:25 hs 1º Treino FORMULA 1600 + VEE + EVO 

09:30 às 10:00 hs 1º Treino FORMULA DELTA 

10:05 às 10:30 hs 1º Treino COPA JOY 

10:35 às 11:15 hs 2º Treino 500 kms 

11:20 às 11:50 hs 1º Treino OLD STOCK PRO + STREET 

11:55 às 12:35 hs 2º Treino FORMULA 1600 + VEE + EVO 

12:40 às 13:10 hs 2º Treino FORMULA DELTA 

13:15 às 13:45 hs 1º Treino MARCAS E PILOTOS + RACE CUP 

13:50 às 14:15 hs 2º Treino COPA JOY 

14:20 às 15:00 hs 3º Treino 500 kms 

15:05 às 15:45 hs 2º Treino OLD STOCK PRO + STREET 

15:50 às 16:20 hs 2º Treino MARCAS E PILOTOS + RACE CUP 

16:25 às 16:40 hs Classificação COPA JOY 

16:45 às 17:00 hs Classificação FORMULA VEE + EVO 

17:05 às 17:20 hs Classificação FORMULA 1600 

17:25 às 17:45 hs Classificação MARCAS E PILOTOS + RACE CUP 

18:00 às 18:45 hs 3º Treino OLD STOCK PRO + STREET

Sábado, 03 de setembro:

08:00 às 08:15 hs Classificação FÓRMULA DELTA 

08:20 às 09:00 hs 4º Treino 500 kms 

09:05 às 09:35 hs 1º Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 

09:40 às 10:10 hs 1º Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE CLA 

10:15 às 10:20 hs Largada 1ª PROVA COPA JOY – 12 voltas ou 30 min. 

10:55 às 11:00 hs Largada 1ª PROVA FÓRMULA 1600 – 12 voltas ou 30 min. 

11:40 às 11:45 hs Largada 1ª PROVA FÓRMULA VEE + FÓRMULA EVO – 12 voltas ou 30 min. 

12:25 às 12:30 hs Largada 1ª PROVA FÓRMULA DELTA– 12 voltas ou 30 min. 

13:10 às 13:30 hs Classificação Grupo 1 – 500 KM 

13:35 às 13:55 hs Classificação Grupo 2 – 500 KM 

14:00 às 14:30 hs 2º Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 

14:35 às 15:05 hs 2ª Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE CLA 

15:10 às 15:15 hs Largada 1ª PROVA MARCAS E PILOTOS + RACE CUP – 12 voltas ou 30 min

15:55 às 16:00 hs Largada 2ª PROVA COPA JOY – 12 voltas ou 30 min. 

16:40 às 17:00 hs Classificação OLD STOCK PRO + STREET 

17:05 às 17:15 hs Classificação MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 

17:20 às 17:30 hs Classificação MERCEDES BENZ CHALLENGE CLA 

17:35 às 17:40 hs Largada 2ª PROVA MARCAS E PILOTOS + RACE CUP – 12 voltas ou 30 min. 

18:30 às 18:40 hs Largada PROVA OLD STOCK PRO + STREET – 60 min + 1 volta 

Domingo, 04 de setembro

07:45 às 08:15 hs Treino/Classificação – CLASSICOS DE COMPETIÇÃO 

08:20 às 08:25 hs Largada 2ª PROVA FÓRMULA VEE + FÓRMULA EVO – 12 voltas ou 30 min. 

09:00 às 09:05 hs Largada 1ª PROVA: MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 + CLA – 12 voltas ou 30 min. 

09:45 às 09:50 hs Largada 2ª PROVA FÓRMULA 1600 – 12 voltas ou 30 min. 

10:30 às 10:35 hs Largada 2ª PROVA FÓRMULA DELTA – 12 voltas ou 30 min. 

11:10 às 11:15 hs Largada PROVA CLASSICOS DE COMPETIÇÃO 25 min. 

11:45 às 12:00 hs Largada 2ª PROVA MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 + CLA – 12 voltas ou 30 min. 

12:45 às 13:45 hs Largada EVENTO FERRARI 

14:00 às 14:10 hs Largada LARGADA 500 KM SÃO PAULO

Categorias 

Historic Race GT

Categoria para réplicas ou modelos do tipo silhouette inspirados em carros clássicos como Fúria, Interlagos, Ford GT40, Porsche 550, Fusca ou fora-de-série como Aurora e Aldee Cupê.

P2

Protótipos com motores aspirados multiválvulas ou de grande cilindrada, e também os equipados com motores turbo. Essa categoria equivale às classes P1, P2 e P2 Light do Endurance Brasil, porém com a proibição do uso da asa móvel, sendo proibidos também os modelos Ginetta G58 e AJR/Sigma com motorização V8.

P3

Protótipos com motores aspirados de até 2.100 cm³ e 8 válvulas, equivalente à antiga P4 do Endurance Brasil, obrigatoriamente equipados com pneus slick Yokohama.

Protótipos Spyder das mais diversas gerações vão lutar pela vitória na P3.

Turismo Força Livre

Carros Turismo com motorização aspirada acima de 2.100 cm³ como Opala, Maverick e Omega, Turismo turbo como Fiat Linea e Mitsubishi Lancer e Stock Car V8 tubulares (Montana, Cobalt, Cruze, etc).

Turismo 2.1 Aspirado

Na Turismo aspirado 2.1, disputam carros com motorização até 2.100 cm³, como o Celta da equipe OTO Racing

Carros tipo turismo com motorização até 2.100 cm³ e pneus radiais/semi-slick livres e slicks Yokohama. 

Turismo 1.6

Modelos mais “mundanos”, equipados com pneus radiais disputam a Turismo 1.6.

Carros fabricados no Mercosul com motores de até 1.600 cm³ e utilizando pneus radiais, como os carros que competem em campeonatos de Marcas.

Lista de inscritos

  1. P2 – Absoluta ABS01/Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
  2. P2 – Tubarão XI/Sigma P1-Ford Turbo – Tiel de Andrade / Paulo Sousa
  3. P2 – Metalmoro MRX/Audi Turbo – Leo Yoshii / Guga Ghizo / Zé Vilela
  4. P2 – Metalmoro MRX/Honda – Edu Pimenta / Leandro Totti
  5. P2 – Metalmoro MRX/Ford – Carlos Antunes / Yuri Antunes
  6. P2 – Metalmoro MRX/Honda – Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares
  7. P2 – Metalmoro MRX/Opel – Ricardo Furquim / José Tinoco
  8. P3 – Aldee Spyder – Denisio Casarini / tbc
  9. P3 – Aldee Spyder – Leandro Guerra / tbc
  10. P3 – Aldee Spyder – Alejandro Cignetti / Luiz Abbade
  11. P3 – Aldee Spyder – Paulo De’Carli Filho / Márcio Pavanely 
  12. P3 – Aldee Spyder – Paulo Plutarcho / David Plutarcho
  13. Turismo Força Livre – Mercedes AMG GT4 – Rodrigo Pacheco / Rick Bonadio
  14. Turismo Força Livre – Chevrolet Opala V8 – Grego Lemonias / Felipe Lemonias
  15. Turismo Força Livre – Renault Clio Turbo – Leandro Pádua Teixeira / Wilson Eije Yoshida
  16. Turismo 2.0 – Volkswagen Gol “Tomahawk” – Carlos Vallone / Gabriel Vallone
  17. Turismo 2.0 – Alfa Romeo 156 – Erick Grosso / Nelson Silva Jr
  18. Turismo 2.0 – Volkswagen Passat – Victor Correa / Victor Correa Filho
  19. Turismo 2.0 – Chevrolet Corsa – Riccardo Savio / George Lisi / Ricardo Parente
  20. Turismo 2.0 – Chevrolet Corsa – Daywis Teixeira / David Teixeira Neto
  21. Turismo 1.6 – Volkswagen Voyage – Alex Karpenko Benedetti / Leandro Justo / Tiago D’arruda
  22. Turismo 1.6 – Ford Fiesta – Eduardo Andrade Teixeira / Guilherme Silva / Vinícius Barbosa Lira
  23. Turismo 1.6 – Ford Escort – Narciso Preto / Rafael Preto
  24. Historic Race GT – Aurora 122C Chevrolet Turbo – Silvio Zambello / Gabriel Fonseca
  25. Historic Race GT – Willys Interlagos – Almir Donato / Silvio Zambello / Gabriel Fonseca
  26. Historic Race GT – Fusca Dimep – Dimas Pimenta II / Dimas Pimenta III / Rodrigo Pimenta / Alex Pimenta
  27. Historic Race GT – Fuspyder – Rodrigo Bonora / Igor Taques
  28. Historic Race GT – Furlan GT40 – Ricardo Cimatti / Tadeu Jayme / Tiago Regis
  29. Historic Race GT – Porsche 550 Spyder – Marcelo Fortes / Sergio Ventura

História da prova

Criada em 1957, a prova inicialmente era disputada por carros da Mecânica Nacional (geralmente monopostos da F1 de temporadas anteriores que recebiam motores Ford ou Chevrolet V8), utilizando o anel externo do Autódromo de Interlagos. Apesar de não ser um oval, o traçado era muito veloz e permitia velocidades médias elevadas nesses primeiros anos. 

A primeira edição dos 500 km de Interlagos foi vencida por Celso Lara Barbéris no carro 46, uma Ferrari 375 F1 equipada com uma carenagem fechada criada por Sergio Scaglietti e motor Chevrolet V8 do Corvette.

Durante os anos 1960 a prova migrou para os carros de turismo e protótipos, incluindo uma prova onde competiram monopostos e carros de turismo lado a lado (1965) e uma prova disputada exclusivamente por carros da Fórmula Vê (1967). 

Dez anos após a primeira prova, os 500 km foram disputados pelos valentes (porém não muito velozes) monopostos da Fórmula Vê. A vitória ficou com o piloto Totó Porto, pilotando um chassi Aranaê.

Após um longo hiato onde apenas uma edição foi disputada em 1982, a realização da prova foi retomada de forma consistente em 1997 já no traçado atual de Interlagos, recebendo protótipos, GTs e carros do tipo turismo, formato mantido até hoje. 

Após um longo hiato, os 500 km retornaram em 1997 marcando os 40 anos da primeira prova realizada. A prova foi vencida com facilidade pela dupla Antonio Hermann e André Lara Resende à bordo do belo Porsche 911 GT2.

Nesse período a prova foi disputada fora de Interlagos em duas ocasiões: entre 2014 e 2017, quando foi disputada no Velocittà e em 2021, quando foi realizada em conjunto com as 500 Milhas de Londrina no autódromo paranaense.

Na primeira vez em que os 500 km foram disputados fora de Interlagos quem fez a festa foi a dupla Euclides “Kid” Aranha e Cláudio Capparelli, com o Radical SR8.

Abaixo o histórico dos vencedores dos 500 km de Interlagos:

1957 (anel externo) Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo – Ferrari 375 F1 Scaglietti/Chevrolet V8

1958 (anel externo) Fritz D’Orey – Ferrari 375 F1/Chevrolet V8

1959 (anel externo) Celso Lara Barberis – Maserati 300S

1961 (anel externo) Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello – Maserati 450S

1962 (anel externo) Roberto Gallucci – Maserati 250F/Chevrolet V8

1963 (anel externo) Roberto Gallucci – Maserati 250F/Chevrolet V8

1964 (traçado antigo) Ciro Cayres/José Fernandes “Tôco” Martins – Abarth Simca

1965 (anel externo) Jayme Silva – Abarth Simca

1966 (anel externo) Luiz Pereira Bueno – Alpine A110 Renault

1967 (anel externo) Totó Porto – Aranae-VW (Fórmula Vê)

1970 (anel externo) Luiz Pereira Bueno – Bino MKII Renault

1971 (anel externo) Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte – Porsche 908/2

1972 (anel externo) Reinhold Joest – Porsche 908/3

1973 (anel externo) Bird Clemente/Nilson Clemente – Ford Maverick

1974 (anel externo) Tite Catapani – Ford Maverick

1982 (anel externo) Luís Alberto Pereira/Nabil Khodair – Chevrolet Opala

1997 (traçado moderno) André Lara Rezende/Antônio Hermann – Porsche 911 GT2

1999 (traçado moderno) José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho – Aldee Coupé VW

2000 (traçado moderno) Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco – Tango-BMW

2001 (traçado moderno) Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco – Tango-BMW

2002 (traçado moderno) Paulo Bonifácio/Max Wilson – Porsche 911 GT3 RS

2003 (traçado moderno) Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes – Mercedes-Benz CLK DTM

2004 (traçado moderno) Xandy Negrão/Guto Negrão – Audi TT-R DTM

2005 (traçado moderno) Frederico Canepa/Charles Rothschild/Álvaro P. Aguiar Neto – Spyder Race-Volkswagen

2006 (traçado moderno) Lucas Molo/Nelson Silva Jr. – Ferrari 550 GT

2008 (traçado moderno) Marcel Visconde/Max Wilson – Porsche 911 GT3 RSR

2009 (traçado moderno) Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F430 GT2

2010 (traçado moderno) Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F430 GT2

2013 (traçado moderno) Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior – Metalmoro MRX-Nissan

2014 (Velocittà) Euclides “Kid” Aranha/Cláudio Capparelli – Radical SR8

2015 (Velocittà) Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida – Mitsubishi Lancer Evolution X

2016 (Velocittà) Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padrón Metalmoro MRX-Ford

2017 (Velocittà) Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson – Porsche 911 GT3 R

2018 (traçado moderno)  Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni – Lamborghini Huracán GT3

2019 (traçado moderno) Sérgio Pistili/Deninho Casarini – Spyder Race-VW

2020 (traçado moderno) José Vilela/Guga Ghizo/Leandro Totti/Leonardo Yoshi – Metalmoro MRX-Honda

2021 (Londrina) Leandro Totti/Maycon Tumiate/Sérgio Carlesso/José Vilela/Leo Yoshi – Metalmoro MRX-Honda

Recordes

Maior número de vitórias na geral: com 3 vitórias Celso Lara Barberis (1957,1959 e 1961), Luiz Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971), Max Wilson (2002, 2008 e 2017) e Chico Longo (2009, 2010 e 2018)

Carros com mais vitórias: com 4 vitórias Porsche 911 (1997, 2002, 2008 e 2017) e Metalmoro MRX (2013, 2016, 2020 e 2021)

Recorde (traçado moderno): Xandy Negrão / Guto Negrão – Audi TT-R DTM (2004) – 1m31s570

Prova mais rápida: 1972, vencida por Reinhold Jöest em 2h25m57s627

Prova mais rápida (traçado moderno): 2004, vencida por Xandy Negrão / Guto Negrão – Audi TT-R DTM, em 3h15m02s206

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