No próximo final de semana (3 e 4 de setembro), será realizada em Interlagos a 38ª Edição dos 500 km de São Paulo, uma das mais longevas provas de longa duração do Brasil. Após a prova comemorativa disputada em conjunto com as 500 Milhas de Londrina em 2021, a prova volta ao autódromo de Interlagos repetindo o regulamento de 2020, com a adição da categoria Historic Race GT. Segundo os organizadores, cerca de 45 carros haviam reservado vaga para a prova.
A prova será transmitida pelo canal comtvbrasil à partir das 13h30, no domingo 04 de setembro e irá contar ainda com uma robusta programação de suporte com eventos do Paulista de Automobilismo e Mercedes-Benz Challenge:
Sexta-feira, 02 de setembro:
08:00 às 08:40 hs 1º Treino 500 kms
08:45 às 09:25 hs 1º Treino FORMULA 1600 + VEE + EVO
09:30 às 10:00 hs 1º Treino FORMULA DELTA
10:05 às 10:30 hs 1º Treino COPA JOY
10:35 às 11:15 hs 2º Treino 500 kms
11:20 às 11:50 hs 1º Treino OLD STOCK PRO + STREET
11:55 às 12:35 hs 2º Treino FORMULA 1600 + VEE + EVO
12:40 às 13:10 hs 2º Treino FORMULA DELTA
13:15 às 13:45 hs 1º Treino MARCAS E PILOTOS + RACE CUP
13:50 às 14:15 hs 2º Treino COPA JOY
14:20 às 15:00 hs 3º Treino 500 kms
15:05 às 15:45 hs 2º Treino OLD STOCK PRO + STREET
15:50 às 16:20 hs 2º Treino MARCAS E PILOTOS + RACE CUP
16:25 às 16:40 hs Classificação COPA JOY
16:45 às 17:00 hs Classificação FORMULA VEE + EVO
17:05 às 17:20 hs Classificação FORMULA 1600
17:25 às 17:45 hs Classificação MARCAS E PILOTOS + RACE CUP
18:00 às 18:45 hs 3º Treino OLD STOCK PRO + STREET
Sábado, 03 de setembro:
08:00 às 08:15 hs Classificação FÓRMULA DELTA
08:20 às 09:00 hs 4º Treino 500 kms
09:05 às 09:35 hs 1º Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE C300
09:40 às 10:10 hs 1º Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE CLA
10:15 às 10:20 hs Largada 1ª PROVA COPA JOY – 12 voltas ou 30 min.
10:55 às 11:00 hs Largada 1ª PROVA FÓRMULA 1600 – 12 voltas ou 30 min.
11:40 às 11:45 hs Largada 1ª PROVA FÓRMULA VEE + FÓRMULA EVO – 12 voltas ou 30 min.
12:25 às 12:30 hs Largada 1ª PROVA FÓRMULA DELTA– 12 voltas ou 30 min.
13:10 às 13:30 hs Classificação Grupo 1 – 500 KM
13:35 às 13:55 hs Classificação Grupo 2 – 500 KM
14:00 às 14:30 hs 2º Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE C300
14:35 às 15:05 hs 2ª Treino MERCEDES BENZ CHALLENGE CLA
15:10 às 15:15 hs Largada 1ª PROVA MARCAS E PILOTOS + RACE CUP – 12 voltas ou 30 min.
15:55 às 16:00 hs Largada 2ª PROVA COPA JOY – 12 voltas ou 30 min.
16:40 às 17:00 hs Classificação OLD STOCK PRO + STREET
17:05 às 17:15 hs Classificação MERCEDES BENZ CHALLENGE C300
17:20 às 17:30 hs Classificação MERCEDES BENZ CHALLENGE CLA
17:35 às 17:40 hs Largada 2ª PROVA MARCAS E PILOTOS + RACE CUP – 12 voltas ou 30 min.
18:30 às 18:40 hs Largada PROVA OLD STOCK PRO + STREET – 60 min + 1 volta
Domingo, 04 de setembro
07:45 às 08:15 hs Treino/Classificação – CLASSICOS DE COMPETIÇÃO
08:20 às 08:25 hs Largada 2ª PROVA FÓRMULA VEE + FÓRMULA EVO – 12 voltas ou 30 min.
09:00 às 09:05 hs Largada 1ª PROVA: MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 + CLA – 12 voltas ou 30 min.
09:45 às 09:50 hs Largada 2ª PROVA FÓRMULA 1600 – 12 voltas ou 30 min.
10:30 às 10:35 hs Largada 2ª PROVA FÓRMULA DELTA – 12 voltas ou 30 min.
11:10 às 11:15 hs Largada PROVA CLASSICOS DE COMPETIÇÃO 25 min.
11:45 às 12:00 hs Largada 2ª PROVA MERCEDES BENZ CHALLENGE C300 + CLA – 12 voltas ou 30 min.
12:45 às 13:45 hs Largada EVENTO FERRARI
14:00 às 14:10 hs Largada LARGADA 500 KM SÃO PAULO
Categorias
Historic Race GT
Categoria para réplicas ou modelos do tipo silhouette inspirados em carros clássicos como Fúria, Interlagos, Ford GT40, Porsche 550, Fusca ou fora-de-série como Aurora e Aldee Cupê.
P2
Protótipos com motores aspirados multiválvulas ou de grande cilindrada, e também os equipados com motores turbo. Essa categoria equivale às classes P1, P2 e P2 Light do Endurance Brasil, porém com a proibição do uso da asa móvel, sendo proibidos também os modelos Ginetta G58 e AJR/Sigma com motorização V8.
P3
Protótipos com motores aspirados de até 2.100 cm³ e 8 válvulas, equivalente à antiga P4 do Endurance Brasil, obrigatoriamente equipados com pneus slick Yokohama.
Turismo Força Livre
Carros Turismo com motorização aspirada acima de 2.100 cm³ como Opala, Maverick e Omega, Turismo turbo como Fiat Linea e Mitsubishi Lancer e Stock Car V8 tubulares (Montana, Cobalt, Cruze, etc).
Turismo 2.1 Aspirado
Carros tipo turismo com motorização até 2.100 cm³ e pneus radiais/semi-slick livres e slicks Yokohama.
Turismo 1.6
Carros fabricados no Mercosul com motores de até 1.600 cm³ e utilizando pneus radiais, como os carros que competem em campeonatos de Marcas.
Lista de inscritos
- P2 – Absoluta ABS01/Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
- P2 – Tubarão XI/Sigma P1-Ford Turbo – Tiel de Andrade / Paulo Sousa
- P2 – Metalmoro MRX/Audi Turbo – Leo Yoshii / Guga Ghizo / Zé Vilela
- P2 – Metalmoro MRX/Honda – Edu Pimenta / Leandro Totti
- P2 – Metalmoro MRX/Ford – Carlos Antunes / Yuri Antunes
- P2 – Metalmoro MRX/Honda – Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares
- P2 – Metalmoro MRX/Opel – Ricardo Furquim / José Tinoco
- P3 – Aldee Spyder – Denisio Casarini / tbc
- P3 – Aldee Spyder – Leandro Guerra / tbc
- P3 – Aldee Spyder – Alejandro Cignetti / Luiz Abbade
- P3 – Aldee Spyder – Paulo De’Carli Filho / Márcio Pavanely
- P3 – Aldee Spyder – Paulo Plutarcho / David Plutarcho
- Turismo Força Livre – Mercedes AMG GT4 – Rodrigo Pacheco / Rick Bonadio
- Turismo Força Livre – Chevrolet Opala V8 – Grego Lemonias / Felipe Lemonias
- Turismo Força Livre – Renault Clio Turbo – Leandro Pádua Teixeira / Wilson Eije Yoshida
- Turismo 2.0 – Volkswagen Gol “Tomahawk” – Carlos Vallone / Gabriel Vallone
- Turismo 2.0 – Alfa Romeo 156 – Erick Grosso / Nelson Silva Jr
- Turismo 2.0 – Volkswagen Passat – Victor Correa / Victor Correa Filho
- Turismo 2.0 – Chevrolet Corsa – Riccardo Savio / George Lisi / Ricardo Parente
- Turismo 2.0 – Chevrolet Corsa – Daywis Teixeira / David Teixeira Neto
- Turismo 1.6 – Volkswagen Voyage – Alex Karpenko Benedetti / Leandro Justo / Tiago D’arruda
- Turismo 1.6 – Ford Fiesta – Eduardo Andrade Teixeira / Guilherme Silva / Vinícius Barbosa Lira
- Turismo 1.6 – Ford Escort – Narciso Preto / Rafael Preto
- Historic Race GT – Aurora 122C Chevrolet Turbo – Silvio Zambello / Gabriel Fonseca
- Historic Race GT – Willys Interlagos – Almir Donato / Silvio Zambello / Gabriel Fonseca
- Historic Race GT – Fusca Dimep – Dimas Pimenta II / Dimas Pimenta III / Rodrigo Pimenta / Alex Pimenta
- Historic Race GT – Fuspyder – Rodrigo Bonora / Igor Taques
- Historic Race GT – Furlan GT40 – Ricardo Cimatti / Tadeu Jayme / Tiago Regis
- Historic Race GT – Porsche 550 Spyder – Marcelo Fortes / Sergio Ventura
História da prova
Criada em 1957, a prova inicialmente era disputada por carros da Mecânica Nacional (geralmente monopostos da F1 de temporadas anteriores que recebiam motores Ford ou Chevrolet V8), utilizando o anel externo do Autódromo de Interlagos. Apesar de não ser um oval, o traçado era muito veloz e permitia velocidades médias elevadas nesses primeiros anos.
Durante os anos 1960 a prova migrou para os carros de turismo e protótipos, incluindo uma prova onde competiram monopostos e carros de turismo lado a lado (1965) e uma prova disputada exclusivamente por carros da Fórmula Vê (1967).
Após um longo hiato onde apenas uma edição foi disputada em 1982, a realização da prova foi retomada de forma consistente em 1997 já no traçado atual de Interlagos, recebendo protótipos, GTs e carros do tipo turismo, formato mantido até hoje.
Nesse período a prova foi disputada fora de Interlagos em duas ocasiões: entre 2014 e 2017, quando foi disputada no Velocittà e em 2021, quando foi realizada em conjunto com as 500 Milhas de Londrina no autódromo paranaense.
Abaixo o histórico dos vencedores dos 500 km de Interlagos:
1957 (anel externo) Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo – Ferrari 375 F1 Scaglietti/Chevrolet V8
1958 (anel externo) Fritz D’Orey – Ferrari 375 F1/Chevrolet V8
1959 (anel externo) Celso Lara Barberis – Maserati 300S
1961 (anel externo) Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello – Maserati 450S
1962 (anel externo) Roberto Gallucci – Maserati 250F/Chevrolet V8
1963 (anel externo) Roberto Gallucci – Maserati 250F/Chevrolet V8
1964 (traçado antigo) Ciro Cayres/José Fernandes “Tôco” Martins – Abarth Simca
1965 (anel externo) Jayme Silva – Abarth Simca
1966 (anel externo) Luiz Pereira Bueno – Alpine A110 Renault
1967 (anel externo) Totó Porto – Aranae-VW (Fórmula Vê)
1970 (anel externo) Luiz Pereira Bueno – Bino MKII Renault
1971 (anel externo) Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte – Porsche 908/2
1972 (anel externo) Reinhold Joest – Porsche 908/3
1973 (anel externo) Bird Clemente/Nilson Clemente – Ford Maverick
1974 (anel externo) Tite Catapani – Ford Maverick
1982 (anel externo) Luís Alberto Pereira/Nabil Khodair – Chevrolet Opala
1997 (traçado moderno) André Lara Rezende/Antônio Hermann – Porsche 911 GT2
1999 (traçado moderno) José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho – Aldee Coupé VW
2000 (traçado moderno) Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco – Tango-BMW
2001 (traçado moderno) Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco – Tango-BMW
2002 (traçado moderno) Paulo Bonifácio/Max Wilson – Porsche 911 GT3 RS
2003 (traçado moderno) Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes – Mercedes-Benz CLK DTM
2004 (traçado moderno) Xandy Negrão/Guto Negrão – Audi TT-R DTM
2005 (traçado moderno) Frederico Canepa/Charles Rothschild/Álvaro P. Aguiar Neto – Spyder Race-Volkswagen
2006 (traçado moderno) Lucas Molo/Nelson Silva Jr. – Ferrari 550 GT
2008 (traçado moderno) Marcel Visconde/Max Wilson – Porsche 911 GT3 RSR
2009 (traçado moderno) Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F430 GT2
2010 (traçado moderno) Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F430 GT2
2013 (traçado moderno) Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior – Metalmoro MRX-Nissan
2014 (Velocittà) Euclides “Kid” Aranha/Cláudio Capparelli – Radical SR8
2015 (Velocittà) Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida – Mitsubishi Lancer Evolution X
2016 (Velocittà) Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padrón Metalmoro MRX-Ford
2017 (Velocittà) Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson – Porsche 911 GT3 R
2018 (traçado moderno) Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni – Lamborghini Huracán GT3
2019 (traçado moderno) Sérgio Pistili/Deninho Casarini – Spyder Race-VW
2020 (traçado moderno) José Vilela/Guga Ghizo/Leandro Totti/Leonardo Yoshi – Metalmoro MRX-Honda
2021 (Londrina) Leandro Totti/Maycon Tumiate/Sérgio Carlesso/José Vilela/Leo Yoshi – Metalmoro MRX-Honda
Recordes
Maior número de vitórias na geral: com 3 vitórias Celso Lara Barberis (1957,1959 e 1961), Luiz Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971), Max Wilson (2002, 2008 e 2017) e Chico Longo (2009, 2010 e 2018)
Carros com mais vitórias: com 4 vitórias Porsche 911 (1997, 2002, 2008 e 2017) e Metalmoro MRX (2013, 2016, 2020 e 2021)
Recorde (traçado moderno): Xandy Negrão / Guto Negrão – Audi TT-R DTM (2004) – 1m31s570
Prova mais rápida: 1972, vencida por Reinhold Jöest em 2h25m57s627
Prova mais rápida (traçado moderno): 2004, vencida por Xandy Negrão / Guto Negrão – Audi TT-R DTM, em 3h15m02s206