Newsletter Motor: Tubarão XI, Endurance Gaúcho, Pikes Peak e mais…

Bom dia, caros amigos! Após um pequeno hiato, desejamos as boas vindas à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Novas máquinas para a equipe MC Tubarão

Mais dois projetos da MC Tubarão se juntam ao Porsche 914 Silhouette recentemente apresentado pela equipe MC Tubarão. A primeira é o protótipo Tubarão XI, que teve a primeira imagem do seu chassi divulgada e segundo a equipe deve estrear ainda em 2022 para disputar a categoria P1 do Império Endurance Brasil.

O projeto está sendo conduzido desde a metade de 2021 com parceria da Sigma P1 Engenharia para o desenvolvimento de chassis e aerodinâmica. Diferente dos AJR e do próprio Sigma, o Tubarão XI terá cockpit aberto, e será equipado com um motor Ford Duratec Turbo e transmissão sequencial de 6 marchas (receita similar ao do vitorioso Tubarão IX). Conforme requisitos da categoria P1, o protótipo estará equipado com rodas aro 18”, da BBS. 

Outra novidade da MC Tubarão, agora para o Campeonato Gaúcho de Superturismo, é o desenvolvimento de um carro baseado na versão racing do Furlan GT40, apresentado ao público durante as 1.000 Milhas do Brasil. Na configuração original da Furlan, esse carro é equipado com motor Mitsubishi 2.0 de 160 cv e pesa apenas 600 kg, porém resta saber como será a preparação aplicada ao modelo para o certame gaúcho.

Ginetta G58 de casa nova

Após uma temporada repleta de quebras em 2021, o Ginetta G58 dos irmãos Ebrahim agora está nas mãos da equipe TechForce, que hoje já é responsável pelo Aston Martin Vantage V12 de Sérgio Ribas e Guilherme Ribas.

Lamborghini Gallardo da Super Turismo de coração novo

Mais novidades para a Super Turismo: a Lamborghini Gallardo LP520 #111 troca o motor AP 2.0 Turbo por um Maserati V8, e deve ter uma das mais belas sinfonias nas 12 Horas de Guaporé.

Divulgado regulamento do Campeonato Gaúcho de Endurance:

Foi divulgado pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), o regulamento para o campeonato regional de provas de longa duração, marcando o renascimento do Endurance RS. O novo regulamento técnico prevê quatro categorias:

  • P2: protótipos turbo e com motores de deslocamento volumétrico elevado como MCR Grand Am, Absoluta ABS01, MRX Turbo e MR18;
  • P3: protótipos com motor/transmissão de motocicletas e com motores aspirados até 2.300 cm³, como MRX, LFC Tornado, 1R Hayabusa, entre outros;
  • P4: protótipos Spyder, MRX e MCR com motores 8V e Aldee Cupê;
  • GT1: modelos FIA GT3 até 2008, carros de turismo turbo ou aspirados e Stock Car tubular.

O calendário também já foi definido com 5 etapas disputadas nos autódromos gaúchos:

  1. 13/03 – Guaporé
  2. 12/06 – Tarumã
  3. 14/08 – Velopark
  4. 16/10 – Guaporé
  5. 27/11 – Tarumã

Internacionais

A grande novidade da semana foi a publicação da lista de inscritos para a 100ª Edição do Pikes Peak International Hill Climb, e o grande destaque é o retorno de um dos Reis da Montanha, o neozelandês Rod Millen à bordo da icônica Tacoma Pikes Peak com a qual venceu as provas de 1998 e 1999. Em breve vamos trazer nossos destaques para a prova, que provavelmente será a edição com grid mais forte da história recente!

Foi divulgado também o calendário da BR03 Monocup, categoria monomarca do protótipo homônimo, marcando a estréia do modelo nas pistas:

Etapa 1 – 10 a 12 de junho – “KznRing Canyon” 

Etapa 2 – 1 a 3 de julho – “Nizhny Novgorod Ring” 

Etapa 3 – 19 a 21 de agosto – Moscow Raceway 

Etapa 4 – 9 a 11 de setembro – “Igora Drive” 

Etapa 5 – 7 a 10 de outubro – “Groznaya Fortaleza”

Durante o evento de lançamento do seu F1 para a temporada 2022, o CEO da Aston Martin, Lawrence Stroll, acenou a possibilidade de uma “ressureição” do programa Hypercar com o Valkyrie em um futuro próximo. Vale lembrar que a Aston Martin foi uma das primeiras montadoras a se comprometer com os novos Hypercars, onde uma versão altamente modificada do Valkyrie seria utilizada, porém os problemas financeiros enfrentados pela empresa britânica levaram ao cancelamento do projeto, levando ao lançamento do modelo de pista AMR Pro, que acredita-se ser baseado na versão WEC do Valkyrie.

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