Temporada 2022 do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Na próxima semana o Campeonato Gaúcho de Super Turismo vai dar início a sua temporada 2022, com a disputa das 2 Horas de Guaporé no dia 09 de abril. Disputada desde 2016, a Super Turismo inicialmente nasceu para abrigar os modelos de Turismo e GTs mais antigos que deixaram de figurar nos grids da Endurance Brasil conforme os competidores desta última migraram para os protótipos mais potentes e modelos GT3 e GT4. Eventualmente, a Super Turismo passou a abrigar também os protótipos com motorização 2 litros e 8V, equivalente à antiga categoria P4 do brasileiro de Endurance, porém a categoria hoje é muito mais do que isso, e conta com uma variedade técnica que forma um dos grids mais belos do país.

Para 2022 a categoria renovou a parceria com a Yokohama, que viabiliza a transmissão online via YouTube e Facebook, e o calendário terá 5 etapas, todas disputadas em pistas gaúchas e com 2 Horas de duração, à exceção das tradicionais 6 Horas de Guaporé:

  • 09/abril: 2 Horas de Guaporé
  • 11/jun: 2 Horas de Tarumã
  • 13/ago: 2 Horas do Velopark
  • 15/out: 6 Horas de Guaporé
  • 26/nov: 2 Horas de Tarumã

Atualmente, o grid é composto por sete categorias, que por sua vez permitem a participação de diversos carros equalizados através de peso, restritores e dimensão/tipo dos pneus permitidos. Abaixo vamos conhecer um pouco do regulamento de cada categoria, os atuais campeões e os tipos de carro que podemos esperar ver nas pistas.

GT

Geralmente a categoria mais veloz e onde competem os favoritos pela vitória na geral, a GT tem como atual campeão Arthur Caleffi. Entre os veículos admitidos estão:

  • GTs mais antigos como os Maserati Trofeo e Lamborghini Gallardo GT3;
  • Carros de turismo importados como BMW 135i e Mercedes CLA 45 AMG Cup;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Ford Focus;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, com modificações livres; 
  • Carros do antigo Brasileiro de Marcas;
  • Veículos FIA TCR, como o Audi RS3 LMS;
  • Carros clássicos altamente modificados como Ford Maverick;
  • Protótipos Aldee RTT modificados, com motorização até 2.100 cm³;
  • Stock Car de chassi tubular;
  • Silhouettes como Tubarão MC40 e Porsche 914 silhouette.

Entre as principais novidades para a temporada 2022 estão as duas Lamborghini Gallardo GT3 com motorização V8, de certa forma um resgate do espírito das carreteras do passado: a LP520 da Mottin Racing agora está equipada com motor Ferrari/Maserati F136 V8 e a LP560 de Fernando Poeta que utilizará motorização Ford Coyote 5.0 V8, similar à do protótipo MCR Grand Am.

Outra novidade são os modelos silhouette, que deverão contar com dois belos projetos da MC Tubarão: o Porsche 914 de Paulo Sousa e o Tubarão MC40 que deve contar com Franco Pasquale e Tiel de Andrade na pilotagem.

TS

Segunda categoria mais veloz entre os carros turismo, tem como atuais campeões o trio Arthur Caleffi, Fernando Poeta e Anderson Toso. Os veículos admitidos são em boa parte similares aos da GT, porém com preparação limitada:

  • Maserati Trofeo;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Voyage;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, conforme regulamento original;
  • Protótipos Aldee RTT, com motorização até 2.100 cm³ 8V;
  • Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup, conforme regulamento original das categorias;
  • Chevrolet Opala 4 e 6 cilindros;
  • Silhouettes baseados no chassi Aldee Spyder com motorização até 2.100 cm³ e câmbio H, como o Fuspyder de Rodrigo Bonora.

Protótipos

Outra das categorias mais velozes, admite protótipos Aldee Spyder, equipados com motorização 4 cilindros 8V e até 2.150 cm³, com transmissão de 5 marchas tipo “H” (peso mínimo de 650 kg) ou 5 marchas sequencial (peso mínimo 685 kg). Atuais campeões: Walter Konrad, Fernando Toshi e Fernando Mello.

T1

Veículos de Turismo com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus slicks. Os atuais campeões são Alessandro Gandra e Pedro Ávila.

T2

Veículos de Turismo com motorização aspirada até 1.700 cm³, transmissão original e pneus slicks, semi-slicks ou radiais. Atuais campeões: Márcio e Thiago Martins.

Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

TR

Veículos de Turismo, com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus radiais. Atuais campeões: Fábio Menegaro e Togacy Ogino.

TL

Veículos da Turismo 1.4, Marcas 1.6 e Copa Fusca, com pneus radiais e sem modificações aerodinâmicas. Atuais campeões: Alexandre Hoerlle, Mauro Weck e Leonardo Tagliari.

Nota: os carros apresentados nesta postagem são uma coletânea dos modelos que participaram de provas nas temporadas 2019, 2020 e 2021, bem como alguns já anunciados para 2022. Não significa que todos estarão presentes durante a temporada, bem como existem novos carros que estão a caminho do campeonato. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *