Temporada 2022 do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Na próxima semana o Campeonato Gaúcho de Super Turismo vai dar início a sua temporada 2022, com a disputa das 2 Horas de Guaporé no dia 09 de abril. Disputada desde 2016, a Super Turismo inicialmente nasceu para abrigar os modelos de Turismo e GTs mais antigos que deixaram de figurar nos grids da Endurance Brasil conforme os competidores desta última migraram para os protótipos mais potentes e modelos GT3 e GT4. Eventualmente, a Super Turismo passou a abrigar também os protótipos com motorização 2 litros e 8V, equivalente à antiga categoria P4 do brasileiro de Endurance, porém a categoria hoje é muito mais do que isso, e conta com uma variedade técnica que forma um dos grids mais belos do país.

Para 2022 a categoria renovou a parceria com a Yokohama, que viabiliza a transmissão online via YouTube e Facebook, e o calendário terá 5 etapas, todas disputadas em pistas gaúchas e com 2 Horas de duração, à exceção das tradicionais 6 Horas de Guaporé:

  • 09/abril: 2 Horas de Guaporé
  • 11/jun: 2 Horas de Tarumã
  • 13/ago: 2 Horas do Velopark
  • 15/out: 6 Horas de Guaporé
  • 26/nov: 2 Horas de Tarumã

Atualmente, o grid é composto por sete categorias, que por sua vez permitem a participação de diversos carros equalizados através de peso, restritores e dimensão/tipo dos pneus permitidos. Abaixo vamos conhecer um pouco do regulamento de cada categoria, os atuais campeões e os tipos de carro que podemos esperar ver nas pistas.

GT

Geralmente a categoria mais veloz e onde competem os favoritos pela vitória na geral, a GT tem como atual campeão Arthur Caleffi. Entre os veículos admitidos estão:

  • GTs mais antigos como os Maserati Trofeo e Lamborghini Gallardo GT3;
  • Carros de turismo importados como BMW 135i e Mercedes CLA 45 AMG Cup;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Ford Focus;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, com modificações livres; 
  • Carros do antigo Brasileiro de Marcas;
  • Veículos FIA TCR, como o Audi RS3 LMS;
  • Carros clássicos altamente modificados como Ford Maverick;
  • Protótipos Aldee RTT modificados, com motorização até 2.100 cm³;
  • Stock Car de chassi tubular;
  • Silhouettes como Tubarão MC40 e Porsche 914 silhouette.

Entre as principais novidades para a temporada 2022 estão as duas Lamborghini Gallardo GT3 com motorização V8, de certa forma um resgate do espírito das carreteras do passado: a LP520 da Mottin Racing agora está equipada com motor Ferrari/Maserati F136 V8 e a LP560 de Fernando Poeta que utilizará motorização Ford Coyote 5.0 V8, similar à do protótipo MCR Grand Am.

Outra novidade são os modelos silhouette, que deverão contar com dois belos projetos da MC Tubarão: o Porsche 914 de Paulo Sousa e o Tubarão MC40 que deve contar com Franco Pasquale e Tiel de Andrade na pilotagem.

TS

Segunda categoria mais veloz entre os carros turismo, tem como atuais campeões o trio Arthur Caleffi, Fernando Poeta e Anderson Toso. Os veículos admitidos são em boa parte similares aos da GT, porém com preparação limitada:

  • Maserati Trofeo;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Voyage;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, conforme regulamento original;
  • Protótipos Aldee RTT, com motorização até 2.100 cm³ 8V;
  • Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup, conforme regulamento original das categorias;
  • Chevrolet Opala 4 e 6 cilindros;
  • Silhouettes baseados no chassi Aldee Spyder com motorização até 2.100 cm³ e câmbio H, como o Fuspyder de Rodrigo Bonora.

Protótipos

Outra das categorias mais velozes, admite protótipos Aldee Spyder, equipados com motorização 4 cilindros 8V e até 2.150 cm³, com transmissão de 5 marchas tipo “H” (peso mínimo de 650 kg) ou 5 marchas sequencial (peso mínimo 685 kg). Atuais campeões: Walter Konrad, Fernando Toshi e Fernando Mello.

T1

Veículos de Turismo com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus slicks. Os atuais campeões são Alessandro Gandra e Pedro Ávila.

T2

Veículos de Turismo com motorização aspirada até 1.700 cm³, transmissão original e pneus slicks, semi-slicks ou radiais. Atuais campeões: Márcio e Thiago Martins.

Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

TR

Veículos de Turismo, com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus radiais. Atuais campeões: Fábio Menegaro e Togacy Ogino.

TL

Veículos da Turismo 1.4, Marcas 1.6 e Copa Fusca, com pneus radiais e sem modificações aerodinâmicas. Atuais campeões: Alexandre Hoerlle, Mauro Weck e Leonardo Tagliari.

Nota: os carros apresentados nesta postagem são uma coletânea dos modelos que participaram de provas nas temporadas 2019, 2020 e 2021, bem como alguns já anunciados para 2022. Não significa que todos estarão presentes durante a temporada, bem como existem novos carros que estão a caminho do campeonato. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.