Além das novidades no regulamento desportivo, o regulamento técnico do Império Endurance Brasil vem cheio de novidades para a temporada 2022. Primeiro, entre os GTs deixa de existir a classe GT4 Light, criada em 2020 e que era direcionada aos carros de turismo e modelos Ginetta G55 GT4 que não eram capazes de fazer frente aos modelos Mercedes e McLaren com o BoP das temporadas 2019 e 2020.
Contudo, na prática a Light apenas recebeu os Ginetta em 2021, com uma participação esporádica do BMW 135i GTR de Paulo Sousa no Velopark. Com um BoP mais refinado implementado à partir de 2021, os Ginetta G55 voltaram a ser competitivos em relação aos demais GT4 (veja as tabelas abaixo com os dados do carro melhor posicionado de cada modelo durante a temporada 2021):
Regulamento 2022
Fica claro que o trabalho da comissão técnica do Endurance Brasil rendeu bons frutos, e com o BoP de 2021 as Ginettas G55 passaram a ser competitivas em ritmo de classificação e de prova frente aos demais GT4. Dessa forma, para 2022 o regulamento da GT4 prevê a participação de modelos homologados como FIA GT4 e outros GTs com desempenho similar, deixando de abranger modelos turismo e GTs mais antigos que atualmente se concentram na Superturismo gaúcha:
Entre as principais novidades da GT4 para a temporada estão os novos BMW e Porsche dos irmãos Marcel e Henry Visconde, que chegam para enfrentar os Mercedes, Mustang e Ginettas que dominaram os campeonatos passados.
BMW M2 CS Racing
A primeira novidade da temporada 2022 do Endurance Brasil é a chegada de duas unidades do BMW M2 CS Racing da equipe Eurobike, que nós já conhecemos aqui. Substituindo o modelo M4 GT4 que levou Henry Visconde e Lucas Foresti ao vice-campeonato em 2021, o M2 CS Racing é a porta de entrada da divisão M da BMW, sendo utilizada em diversos campeonatos monomarca pela Europa, além do campeonato alemão de Endurance NLS e da TC America e TC França.
Mesmo sendo teoricamente um carro abaixo do M4 GT4, o novo M2 pode ser uma grata surpresa caso a organização estabeleça um BoP equilibrado, e já mostrou bom potencial ao vencer sua categoria e ficar com a terceira posição geral em uma prova da GT Series realizada em Interlagos.
Porsche 718 Cayman GT4 Clusbsport MR
A outra novidade da categoria GT4 chega pelas mãos de Marcel Visconde, com a estréia de duas unidades do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR da Stuttgart Motorsport. Apresentado em 2019, o Cayman GT4 compete com sucesso em diversos campeonatos da modalidade nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O primeiro carro chegou ao Brasil em janeiro e já enfrentou uma prova de fogo: com apenas 78 km rodados, foi levado diretamente para a pista para disputar as Mil Milhas Brasileiras. Mesmo largando na última posição e praticamente sem treinar, o carro pilotado por Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Allan Hellmeister correu sem problemas e chegou a liderar a prova durante a madrugada, finalizando a prova na segunda colocação atrás apenas do Sigma P1 G4 de Jindra Kraucher, Aldo Piedade Jr e José Roberto Ribeiro. Na temporada 2022, o carro #718 será pilotado por Marcel Visconde e Marçal Müller, que na primeira etapa serão acompanhados por Ricardo Landi e nas seguintes por Bruno Xavier. O segundo carro, com numeral #21 será pilotado por Jacques Quartiero e Danilo Dirani.
Ford Mustang GT4
Uma das novidades da temporada 2021, o Mustang GT4 da equipe AutLog é o único do grid a destoar da linha européia, trazendo um legítimo muscle car para as pistas, com direito a um motor 5.2 V8 preparado pela Roush. Contudo, isso não significa que o carro siga a fama de bom de reta e ruim de curva dos muscle cars, já que a sexta geração do Mustang conta com suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e Multilink na traseira).
Com participações nas duas últimas etapas do Endurance Brasil em 2021 e nas Mil Milhas, incluindo uma vitória na categoria GT4 nas 4 Horas de Goiânia. Em 2022 o carro será pilotado por Flávio Abrunhoza, André Jr, Gustavo Conde e Cássio Homem de Mello.
Mercedes AMG GT4
Atualmente o Mercedes AMG é o carro a ser batido na classe GT4 do Endurance Brasil, acumulando 50% das vitórias na temporada passada e sendo o carro campeão em 2019, 2020 e 2021. Baseado no AMG GT R Coupé, o modelo GT4 utiliza o mesmo motor M178 V8 4.0 biturbo, que pode chegar à 544 HP sem aplicação de restrições.
Na temporada 2022, está confirmada a participação do Mercedes AMG #555 da equipe JDavid Team, com os pilotos Rick Bonadio e Rodrigo Pacheco e do carro #31 da AutLog Racing Team com Marco Pisani, Leandro Ferrari, V. Valle e Renan Guerra.
Ginetta G55 GT4
Carro campeão da GT4 em 2018, a ausência de um BoP equilibrado tornou os Ginetta G55 inviáveis com a popularização de modelos mais potentes como Mercedes AMG e McLaren 570S, o que levou ao reenquadramento dos GTs ingleses na GT4 Light durante a temporada 2020.
O BoP implementado em 2021 mudou esse cenário completamente, ao ponto que, se ambas as classes GT4 estivessem juntas os, GTs ingleses teriam levado 4 pole-positions e 3 vitórias (quanto a métrica do resultado final, abro um parênteses pois deve ser levado em conta o fato de não haver competição direta por pontos entre GT4 e GT4 Light, o pode ter levado carros de uma ou outra classe a adotar uma postura mais conservadora, que em caso de uma disputa direta poderia ter alterado os resultados finais).
Leitura Complementar
Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR