É chegada a hora de abrir o calendário automobílistico brasileiro, com a realização da quinta edição após a retomada das tradicionais 1.000 Milhas, que segundo a organização irão contar 65 carros, o máximo possível para o autódromo de Interlagos.
A prova terá como eventos de suporte as aberturas do campeonato paulista de F1600 e da Gold Classic, além de uma série de eventos compondo novamente o Grande Prêmio cidade de São Paulo.
Categorias das 1.000 Milhas
Tomando por base o regulamento de 2023, os competidores estão divididos em 19 categorias englobando protótipos, GTs e carros de turismo, que iremos conhecer abaixo:
P1 – A categoria P1 é a mais veloz do endurance brasileiro. Nela são permitidos protótipos de fabricação nacional como Metalmoro AJR, DTR01 e Sigma P1, e também os modelos Ginetta G57 P2 e G58, além de protótipos FIA LMP3 como Ligier JSP320 e Duqueine D08. Para manter os custos sob controle, são proibidas motorizações utilizadas em categorias como LMP1, LMP2, IndyCar, F3000, entre outras. São seguramente os carros mais rápidos do Brasil, e a temporada 2021 da Endurance Brasil provou que . Tempo de volta estimado: 1m26s – 1m32s.
P2 – A categoria P2 é reservada para carros de fabricação mais antiga, que não apresentam o mesmo desempenho de modelos mais recentes como os AJR e Ginetta G57. O regulamento desta categoria reflete o da categoria P1 vigente até 2018. Ainda assim são carros muito velozes e que podem surpreender em uma prova longa. Estão entre os carros elegíveis para a categoria o protótipo Predador da família Bana, o ABS01 de Ney Faustini, o MCR Grand-Am de Fernando Poeta, entre outros carros. Também na P2 é vetada a utilização de diversos motores para evitar uma escalada de custos. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m40s.
P3 – A categoria P3 é reservada para os protótipos com motores aspirados de até 2.400 cm³. Nesta categoria se enquadram carros como os Metalmoro MRX e alguns Aldee Spyder, além dos protótipos como motores Hayabusa como Radical SR3, Tornado e Roco 001. São carros mais lentos, mas fortes candidatos a um top 10 na prova. Tempo de volta estimado: 1m37s – 1m45s.
P4 – Categoria de protótipos de menor desempenho das utilizadas pelo Endurance Brasil, a P4 recebe principalmente os protótipos Metalmoro MRX e Aldee Spyder, normalmente equipados com motores AP 2.0 8V. Tempo de volta estimado: 1m41s – 2m00s.
PN 1 – A categoria PN 1 é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor até 1.600 cm³. Entre os potenciais competidores estão os protótipos Aldee cupê. Tempo de volta estimado: 1m45s – 2m05s.
PN 1A – A categoria PN 1A é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor aspirados entre 1.601 e 2.100 cm³, 8 válvulas. Difere da P4 principalmente pelo peso mínimo superior. Entre os potenciais competidores estão os protótipos Aldee cupê e o Fuspyder de Rodrigo Bonora. Tempo de volta estimado: 1m45s – 2m05s.
PN 2 – Categoria para protótipos nacionais com motores até 1.6 8V sobrealimentados, com peso mínimo de 700 kg. Pode receber carros como os protótipos Aldee cupê com motores turbo. Tempo de volta estimado: 1m40s – 1m50s.
PN 2A – Categoria para protótipos nacionais com motores entre 1.600 e 2.100 cm³, 8 válvulas e sobrealimentados, com peso mínimo de 700 kg. Pode receber carros como os protótipos Aldee cupê com motores turbo. Tempo de volta estimado: 1m40s – 1m50s.
GT3 – Na categoria GT3 competem carros com homologação no regulamento FIA GT3, utilizado internacionalmente em provas tradicionais como as 24 Horas de Spa e as 12 Horas de Bathrust. Nela se espera a participação de modelos que disputam o Endurance Brasil como Ferrari 488, Lamborghini Huracàn, Mercedes AMG e Porsche 911. Tempo de volta estimado: 1m30s – 1m34s.
GT3 Light – A categoria GT3 Light é destinada também a modelos GT3, porém fabricados até 2012. Hoje no país existem diversos modelos que aptos a competir na categoria, como Lamborghini Gallardo LP600+ e LP560, Ferrari 458, Aston Martin Vantage e Ford GT. Além disso, é possível que modelos Stock Car sem utilização de restritor também reforçem o grid desta categoria, como o Cobalt #25 de Ney Faustini e o Vectra #77 de Esdras Soares. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m43s.
GT4 – Tal como a GT3, a GT4 é destinada a modelos homologados dentro do regulamento FIA GT4, tais como Mercedes AMG, McLaren 570S, BMW M4, Ginetta G55 e Ford Mustang. Tempo de volta estimado: 1m35s – 1m40s.
GT4 Light – A GT4 Light é a categoria destinada a modelos com performance inferior aos GT4. Nessa categoria se enquadram carros FIA TCR, do antigo Trofeo Linea, Mercedes CLA 45 AMG Racing Series e também modelos da Stock Car com emprego de restritores. Além disso, podem participar modelos GT3 fabricados antes de 2008, modelos Maserati Trofeo e modelos do Brasileiro de Marcas. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
Turismo 1.4 – Novidade para a prova de 2023, a categoria turismo 1.4 foi criada para abrigar carros que se enquadrem no regulamento da Turismo 1.4, ou seja, carros de fabricação nacional ou Mercosul, equipados com motores Chevrolet 1.4 e pneus radiais.
TN 1 – A TN 1 é a categoria com menor desempenho, para carros de fabricação nacional ou Mercosul com motores aspirados de até 1.600 cm³ e pneus radiais. Deverão participar modelos que competem na Turismo Nacional, Copa HB20, Copa Joy e nos regionais de Marcas. Tempo de volta estimado: 2m07s – 2m15s.
TN 1 A – Categoria para carros de turismo nacionais ou Mercosul com motores até 2.000 cm³ e da categoria GTS da Classic Cup com motorização até 2.100 cm³. Tempo de volta estimado: 1m55s – 2m10s.
TN 1 B – Categoria para carros de turismo com motores entre 2.001 cm³ e 4.500 cm³ e pneus slick. Nesta categoria se enquadram diversos carros, incluindo carros como Omega, Opala, Maverick, além de carros de construção tubular como os Aldee Cupê. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
TN 2 – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados até 2.000 cm³, como os Trofeo Linea. Tempo de volta estimado: 1m45s – 2m00s.
TN 2 A – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados entre 2.101 e 4.500 cm³. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m15s.
TNC – Veículos de Turismo Clássicos de fabricação nacional aspirados até 1600 cm³, com 30 anos ou mais. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m10s.
Lista de inscritos:
A lista de inscritos abaixo se baseia nas informações divulgadas pela organização da prova. Sabemos da existência de outros projetos que pretendem participar da prova paulista, que serão incluídos na lista conforme as confirmações surgirem. Entradas em itálico são informações publicadas pelas equipes porém ainda não confirmadas pela organização das 1.000 Milhas. As numerações e distribuição nas categorias foi feita com base no nosso conhecimento sobre cada competidor, porém podem sofrer alterações quando a inscrição for efetivada.
P1
#012 Sigma P1 G5-Chevrolet LS3 V8 – Marcelo Vianna / Emílio Padrón / Aldo Piedade Jr / Jindra Kraucher (TechForce Racing)
#012 Metalmoro JLM AJR-Chevrolet LS3 V8 – Carlos Antunes / Yuri Antunes / tbc (ADS Racing)
#014 Metalmoro JLM AJR-Ford Coyote V8 – tbc (LT Team)
#022 Ligier JSP320 Track Day Edition-Nissan VK50+ V8 – tbc (Autlog Racing)
P2
#025 Absoluta ABS01-Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini / Igor Taques (Absoluta Racing)
#073 Metalmoro MRX-Audi 1.8 Turbo – tbc (LT Team)
P3
#006 – HG1-Ford Duratec – Caio Lacerda / Mauro Kern / Giovanni Almeida / Humberto Guerra (HT Guerra)
#040 – Tubarão MC40-Honda K20 – Robbi Perez / Eduardo Pimenta / Alexandre Andrade Jr / Guga Ribas / Tiel Andrade (MC Tubarão)
#tbc – Metalmoro MRX-Honda K20 – tbc (Itapira Racing)
#tbc – Metalmoro MRX-Ford Cosworth – tbc (Dobilas Racing)
P4
#tbc – Aldee Spyder-Volkswagen AP – tbc (Arias Motorsport)
#009 – SP Mec R1-Volkswagen AP – Rodrigo Bianchinni / Emerson Pinheiro / Bruno Pinheiro (EF Preparações)
#020 – Aldee Spyder-Volkswagen AP – Jorge Selmer / Pedro Selmer (Selmer Racing)
#021 – Metalmoro MRX-Volkswangen 16V – Paulo de Carli / Paulo de Carli Filho / tbc (Just Motors Racing / ADS)
PN1A
#tbc Aldee Spyder-Volkswagen AP – tbc (Picolé Racing)
#001 Fuspyder-Volkswagen AP – Rodrigo Bonora / Luiz Finotti / Cézar Martins / Davi Vianna / Igor Taques (Bonora Racing Team)
#058 – Spirit AR3-Volkswagen AP – tbc (Horse Motorsport)
GT3
#tbc – Mercedes AMG GT3 – tbc (NT Racing)
#55 – Porsche 911 GT3 R – tbc (Stuttgart Porsche)
GT4
#021 – Porsche Cayman GT4 Clubsport – Danilo Dirani / Beto Gresse / Jacques Quartiero / Luiz Landi (Stuttgart Porsche)
#064 – BMW M240i – Henry Visconde / Enzo Visconde / Paulo Sousa / Kim Camelo (MC Tubarão)
#222 – Ford Mustang GT4 – tbc (Autlog Racing)
GT4 Light
#070 – Mercedes CLA 45 AMG Cup – tbc (PG Racing / CF7)
TN2
#003 – Volkswagen up!GTSi – Alex Benedetti / Alexandre Azzoni / Leandro Justo / Luiz Santos / Tiago Kfouri (Callflex Racing)
#tbc – Fiat Palio Turbo – tbc (L&L Motorsport)
TN2A
#tbc – Audi A3 DTCC – Marcelo Servidone / Luc Monteiro / Andrew Neves Maciel / Enzo Sala (Mamba Negra Racing)
TN1A
#017 Chevrolet Celta – Otávio Camárcio / Vinicius Salva / Rafael Kasai (VST Produções)
#022 Chevrolet Oniz – Mauro Weck / Frederico Rebeschini / Marcelo Braga / Alexandre Hoerlle / Wagner Pessato (
#tbc Ford Courier DTM – tbc (Lira Racing)
#tbc Chevrolet Corsa – tbc (Lira Racing)
#tbc Renault Sandero RS – tbc (TRS Race Team)
#tbc Chevrolet Corsa 2.0 – tbc (Equipe OTO)
#tbc Chevrolet Corsa 2.0 – Riccardo Savio (Equipe OTO)
#tbc Volkswagen Gol G3 – tbc (Crespo Racing)
#tbc Mitsubishi Lancer – tbc (Marcon Racing Team)
#tbc Volkswagen Gol G6 – tbc (tbc)
#tbc Chevrolet Onix – César Labrêa / Dudu Fontes / Vito Ardito / Agostinho Ardito (RS Sports)
TN1
#000 FORD KA 1.6 – LEVY REZENDE NETTO / THIAGO MINCZUK / CARLOS ESTITES / LUC MONTEIRO (MINC MOTORSPORTS)
#014 Ford Fiesta 1.6 – Fabrício Teixeira / Marcos Paulo / João Paulo Pimenta / Augusto Santin / Kendy Taniguti (Lira Racing)
#tbc Chevrolet Onix 1.6 – tbc (Alpie Racing)
#tbc Chevrolet Onix – tbc (RS Sportsteam)
TN 1.4
#023 Chevrolet Celta – Vitor Borghi / Júlio Silva / Guilherme Farias / Dieckle Icklis
#tbc Chevrolet Celta – tbc (Alpie Racing)
#tbc Chevrolet Onix – tbc (Velard Motorsports)
#tbc Chevrolet Onix – tbc (Race Cup Team)
#tbc Volkswagen Gol G5-Chevrolet 1.4 – Hernani Bueno (Moisa Motors)
#tbc Chevrolet Celta – tbc (027 Racing)
TNC
#019 Volkswagen Passat – Flávio Gomes / Arthur Arnilha / Kaio Dias / Chris Pampuch (LF Competições)
#tbc Volkswagen Fusca – Paulo Zamana / tbc (Zamana Racing)
#tbc – Volkswagen Gol “Hulk” – tbc (Mi Motors)
Programação
25 de janeiro
11h25 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Turismo – 1º Treino Livre
12h30 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Protótipos – 1º Treino Livre
12h30 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Turismo – 2º Treino Livre
15h50 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Protótipos – 2º Treino Livre
20h30 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Turismo – 3º Treino Livre
21h35 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Protótipos – 3º Treino Livre
26 de janeiro
10h05 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Turismo – 4º Treino Livre
11h10 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Protótipos – 4º Treino Livre
14h40 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Turismo – Classificação
15h40 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Protótipos – Classificação
19h30 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Turismo – 5º Treino Livre
20h35 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Protótipos – 5º Treino Livre
27 de janeiro
21h10 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Warm-up
22h20 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Box aberto
22h50 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Visitação de grid
23h40 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Hino Nacional
00h00 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Largada
28 de janeiro
12h00 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Chegada
13h00 – GP Cidade de São Paulo 1.000 Milhas – Premiação
História da Prova
As Mil Milhas são criação do barão Wilson Fittipaldi e por Eloy Gogliano, presidente do Centauro Motor Clube, e são tradicionalmente disputadas no autódromo de Interlagos, com apenas duas exceções em 1997 (disputada em Brasília) e 1999 (disputada em Curitiba). Abaixo segue o histórico de vencedores da prova:
1956 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1957 – Aristides Bertuol / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1958 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1959 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1960 – Chico Landi / Christian Heins – FNM JK 2000
1961 – Italo Bertão / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1965 – Justino de Maio / Victoria Azzalin – Carretera Chevrolet
1966 – Camilo Christófaro / Eduardo Celidônio – Carretera Chevrolet
1967 – Luiz Pereira Bueno / Luiz Terra Smith – Willys Bino Mk I
1970 – Abílio Diniz / Alcides Diniz – Alfa Romeo GTA 2.000
1973 – Bird Clemente / Nilson Clemente – Ford Maverick 4.800
1981 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone Filho / Chico Serra – Chevrolet Opala Stock Car
1983 – Fausto Wajchenberg / Vicente Corrêa / Valdir Silva – Volkswagen Passat
1984 – Zeca Giaffone / Reinaldo Campello / Maurizio Sala – Chevrolet Opala Stock Car
1985 – Paulo Gomes / Fábio Sotto Mayor – Chevrolet Opala Stock Car
1986 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1987 – Luiz Pereira / Marcos Gracia – Chevrolet Opala Stock Car
1988 – Zeca Giaffone / Luís Pereira / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1989 – Zeca Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1990 – Carlos Alves / José Carlos Dias – Chevrolet Opala Stock Car
1992 – Klaus Heitkotter / Jurgen Weis / Marc Gindorf – BMW M3
1993 – Antônio Hermann / Franz Konrad / Franz Prangemeier – Porsche 911
1994 – Wilson Fittipaldi / Christian Fittipaldi – Porsche 911 NSR
1995 – Antônio Hermann / Wilson Fittipaldi / Franz Konrad – Porsche 993
1996 – André Lara Resende / Roberto Keller / Roberto Aranha – Porsche 911
1997 – Nelson Fittipaldi / Johnny Cecotto / Steve Soper – McLaren F1 GTR
1998 – Tom Stefani / André Grillo / Júlio Fernandes – AS Vectra-Chevrolet
1999 – Beto Borghesi / Jair Bana / Luciano Borghesi – Aldee Spyder-Volkswagen
2001 – André Lara Resende / Régis Such / Max Wilson / Flávio Trindade – Porsche 911 GT3
2002 – Régis Such / Flávio Trindade / Raul Boesel – Porsche 911 GT3
2003 – Ingo Hoffman / Xandy Negrão / Ricardo Etchenique / Fernando Nabuco – Porsche 911 GT3
2004 – Stefano Zonca / Angelo Lancellotti / Fabrizio Gollin – Dodge Viper GTS/R
2005 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Guto Negrão / Giuliano Losacco – Audi TT-R DTM
2006 – Nelson Piquet / Nelsinho Piquet / Christophe Bouchut / Hélio Castro Neves – Aston Martin DBRS9
2007 – Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP
2008 – Max Wilson / Raul Boesel / Marcel Visconde – Porsche 911 GT3 RSR
2020 – Esio Vichiesi / Renan Guerra / Stuart Turvey – Ginetta G55 GT4
2021 – Leandro Totti / José Vilela / Guga Ghizo / Léo Yoshi / Eduardo Pimenta – Metalmoro MRX-Honda
2022 – Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / José Roberto Ribeiro – Sigma P1 G4-Chevrolet
2023 – Henrique Assunção / Fernando Ohashi / Emílio Padrón / Fernando Fortes – Metalmoro JLM AJR-Ford
Recordes
Piloto com mais vitórias na geral: Zeca Giaffone com 5 vitórias (1981, 1984, 1986, 1988 e 1989)
Carro com mais vitórias na geral: 8 vitórias para Chevrolet Opala (1981, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990) e Porsche 911 (1993, 1994, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2008)
Recorde em classificação (geral): Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m18s787
Recorde em prova (geral): Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m21s027
Recorde em classificação (carros nacionais): Paulo Bonifácio / Vitor Meira / Felipe Giaffone – ZF01-Chevrolet (2006) – 1m30s247
Prova mais rápida: Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 8h58m21s822