Novo ano, e o calendário do automobilismo brasileiro recomeça com as tradicionais 1.000 Milhas, que chegam a sua quarta edição após a retomada da prova com a promessa de um grid ainda mais forte, com alguns dos principais pilotos e carros das provas de longa duração lutando pela vitória.
A prova será o grande destaque do Grande Prêmio Cidade de São Paulo, que será também a primeira etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo. O regulamento da prova ainda não foi divulgado, porém deve seguir uma estrutura similar ao da prova de 2022, com a inclusão de uma categoria para os carros da Turismo 1.4.
Categorias das 1.000 Milhas
Tomando por base o regulamento de 2022, os competidores estão divididos em 16 categorias englobando protótipos, GTs e carros de turismo, que iremos conhecer abaixo:
P1 – A categoria P1 é a mais veloz do endurance brasileiro. Nela são permitidos protótipos de fabricação nacional como Metalmoro AJR, DTR01 e Sigma P1, e também os modelos Ginetta G57 P2 e G58, além de protótipos FIA LMP3 como Ligier JSP3 e Norma M30. Para manter os custos sob controle, são proibidas motorizações utilizadas em categorias como LMP1, LMP2, IndyCar, F3000, entre outras. São seguramente os carros mais rápidos do Brasil, e a temporada 2021 da Endurance Brasil provou que . Tempo de volta estimado: 1m26s – 1m32s.
P2 – A categoria P2 é reservada para carros de fabricação mais antiga, que não apresentam o mesmo desempenho de modelos mais recentes como os AJR e Ginetta G57. O regulamento desta categoria reflete o da categoria P1 vigente até 2018. Ainda assim são carros muito velozes e que podem surpreender em uma prova longa. Estão entre os carros elegíveis para a categoria o protótipo Predador da família Bana, o ABS01 de Ney Faustini, o MCR Grand-Am de Fernando Poeta, entre outros carros. Também na P2 é vetada a utilização de diversos motores para evitar uma escalada de custos. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m40s.
P3 – A categoria P3 é reservada para os protótipos com motores aspirados de até 2.400 cm³. Nesta categoria se enquadram carros como os Metalmoro MRX e alguns Aldee Spyder, além dos protótipos como motores Hayabusa como Radical SR3, Tornado e Roco 001. São carros mais lentos, mas fortes candidatos a um top 10 na prova. Tempo de volta estimado: 1m37s – 1m45s.
P4 – Categoria de protótipos de menor desempenho das utilizadas pelo Endurance Brasil, a P4 recebe principalmente os protótipos Metalmoro MRX e Aldee Spyder, normalmente equipados com motores AP 2.0 8V. Tempo de volta estimado: 1m41s – 2m00s.
PN 1 – A categoria PN 1 é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor até 1.600 cm³. Entre os potenciais competidores estão os protótipos Aldee cupê. Tempo de volta estimado: 1m45s – 2m05s.
PN 1A – A categoria PN 1A é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor aspirados entre 1.601 e 2.100 cm³, 8 válvulas. Difere da P4 principalmente pelo peso mínimo superior. Entre os potenciais competidores estão os protótipos Aldee cupê e o Fuspyder de Rodrigo Bonora. Tempo de volta estimado: 1m45s – 2m05s.
PN 2 – Categoria para protótipos nacionais com motores até 1.6 8V sobrealimentados, com peso mínimo de 700 kg. Pode receber carros como os protótipos Aldee cupê com motores turbo. Tempo de volta estimado: 1m40s – 1m50s.
PN 2A – Categoria para protótipos nacionais com motores entre 1.600 e 2.100 cm³, 8 válvulas e sobrealimentados, com peso mínimo de 700 kg. Pode receber carros como os protótipos Aldee cupê com motores turbo. Tempo de volta estimado: 1m40s – 1m50s.
GT3 – Na categoria GT3 competem carros com homologação no regulamento FIA GT3, utilizado internacionalmente em provas tradicionais como as 24 Horas de Spa e as 12 Horas de Bathrust. Nela se espera a participação de modelos que disputam o Endurance Brasil como Ferrari 488, Lamborghini Huracàn, Mercedes AMG e Porsche 911. Tempo de volta estimado: 1m30s – 1m34s.
GT3 Light – A categoria GT3 Light é destinada também a modelos GT3, porém fabricados até 2012. Hoje no país existem diversos modelos que aptos a competir na categoria, como Lamborghini Gallardo LP600+ e LP560, Ferrari 458, Aston Martin Vantage e Ford GT. Além disso, é possível que modelos Stock Car sem utilização de restritor também reforçem o grid desta categoria, como o Cobalt #25 de Ney Faustini e o Vectra #77 de Esdras Soares. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m43s.
GT4 – Tal como a GT3, a GT4 é destinada a modelos homologados dentro do regulamento FIA GT4, tais como Mercedes AMG, McLaren 570S, BMW M4, Ginetta G55 e Ford Mustang. Tempo de volta estimado: 1m35s – 1m40s.
GT4 Light – A GT4 Light é a categoria destinada a modelos com performance inferior aos GT4. Nessa categoria se enquadram carros FIA TCR, do antigo Trofeo Linea, Mercedes CLA 45 AMG Racing Series e também modelos da Stock Car com emprego de restritores. Além disso, podem participar modelos GT3 fabricados antes de 2008, modelos Maserati Trofeo e modelos do Brasileiro de Marcas. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
Turismo 1.4 – Novidade para a prova de 2023, a categoria turismo 1.4 foi criada para abrigar carros que se enquadrem no regulamento da Turismo 1.4, ou seja, carros de fabricação nacional ou Mercosul, equipados com motores Chevrolet 1.4 e pneus radiais.
TN 1 – A TN 1 é a categoria com menor desempenho, para carros de fabricação nacional ou Mercosul com motores aspirados de até 1.600 cm³ e pneus radiais. Deverão participar modelos que competem na Turismo Nacional, Copa HB20, Copa Joy e nos regionais de Marcas. Tempo de volta estimado: 2m07s – 2m15s.
TN 1 A – Categoria para carros de turismo nacionais ou Mercosul com motores até 2.000 cm³ e da categoria GTS da Classic Cup com motorização até 2.100 cm³. Tempo de volta estimado: 1m55s – 2m10s.
TN 1 B – Categoria para carros de turismo com motores entre 2.001 cm³ e 4.500 cm³ e pneus slick. Nesta categoria se enquadram diversos carros, incluindo carros como Omega, Opala, Maverick, além de carros de construção tubular como os Aldee Cupê. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
TN 2 – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados até 2.000 cm³, como os Trofeo Linea. Tempo de volta estimado: 1m45s – 2m00s.
TN 2 A – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados entre 2.101 e 4.500 cm³. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m15s.
TNC – Veículos de Turismo Clássicos de fabricação nacional aspirados até 1600 cm³, com 30 anos ou mais. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m10s.
Nota: Atualizado em 20/01/2023 com base no regulamento oficial.
Lista de inscritos:
A lista de inscritos abaixo se baseia nas informações divulgadas pela organização da prova. Sabemos da existência de outros projetos que pretendem participar da prova paulista, que serão incluídos na lista conforme as confirmações surgirem. Entradas em itálico são informações publicadas pelas equipes porém ainda não confirmadas pela organização das 1.000 Milhas. As numerações e distribuição nas categorias foi feita com base no nosso conhecimento sobre cada competidor, porém podem sofrer alterações quando a inscrição for efetivada.
P1
#012 – Sigma P1 G5-Chevrolet LS3 V8 – Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / Sérgio Jimenez / Pedro Queirolo / Bia Figueiredo (Scuderia Chiarelli)
#072 – Metalmoro JLM AJR-Chevrolet V8 – Carlos Antunes / Yuri Antunes / Jorge Rosselli / Rodrigo Rosselli (ADS Racing)
#175 – Metalmoro JLM AJR-Ford Coyote V8 – Emílio Padron / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção (FTR Motorsport)
P2
#002 – Sigma P1 G4-Chevrolet LS3 V8 – Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / Sérgio Jimenez / Pedro Queirolo / Beto Monteiro (Scuderia Chiarelli) – quebra de motor durante os treinos
#005 – Tubarão MC40-Ford Duratec Turbo – Tiel de Andrade / Paulo Sousa / Marcelo Vianna / Galid Osman (MC Tubarão)
#025 – Absoluta ABS01-Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini / André Carrillo (Absoluta Racing)
#035 – Predador-Audi Turbo – Jair Bana / Duda Bana (Bana Racing) não compareceu
#074 – Metalmoro MRX-Audi Turbo – André Nobre/ Luiz Cesar Jr/ Edu Pimenta/ Leandro Totti (LT Team)
P3
#006 – VW Fusca Protótipo-Ford Duratec – Dimas Pimenta / Rodrigo Pimenta / Alex Pimenta (DIMEP)
#073 – Metalmoro MRX-Honda K20 – Zé Vilela / Guga Ghizo / Sarin Carlesso / Hugo Cibien / Joca Penteado (LT Team)
#077 – Metalmoro MRX-Honda K20 – Esdras Soares / Edras Soares / Juarez Soares (Itapira Racing)
P4
#023 – Metalmoro MRX-Volkswangen 16V – Paulo de Carli / Paulo de Carli Filho / Marcio Pavanelli (Just Motors Racing)
#030 – PW1 Spyder Race-Volkswagen AP – R Bianchini / E Pinheiro / B Pinheiro (HT Guerra)
#031 – SP Mec 1R-Volkswagen AP – C. Paciello /R. de Conti / J. Barbosa
#075 – PW1 Spyder Race-Volkswagen AP – Alejandro Cignetti/ Luiz Abbade/ Sergio Martinez/ Leandro Totti (LT Team)
GT3 Light
#777 – Chevrolet Astra Stock Car V8 – Rogério Barbato / Ricardo Domenech / Rafael Lopes / Evandro Camargo (RTC Racing)
GT4
#021 – Porsche Cayman GT4 Clubsport – Jacques Quartiero / Danilo Dirani (Stuttgart Porsche)
#064 – BMW M2 CS Racing – Henry Visconte / Lucca Visconde / Enzo Visconde / Luca Foresti (Eurobike)
GT4 Light
#113 Mercedes-Benz C350 – Ricardo Cimatti / Tadeu Jayme / Angelo Villalba ( )
#128 – Mercedes-Benz CLA 45 AMG Cup – Indio / Dante / R. Mascarenhas
PN1A
#007 – Fuspyder-Volkswagen AP – Rodrigo Bonora / Igor Taques / tbc (Bonora Racing) não compareceu
#028 – SP Mec 1R-Volkswagen AP – Wilton Pena / Mallaco Maam / Ivan Mendes / Matheus Martins (Luizão Racing)
#178 – Aldee Cupê RTT-Volkswagen AP – Humberto Guerra / Matheus Beccalli / José Mário Dias / Estevão Alexandre (HT Guerra)
TN2
#085 – Renault Clio 1.6 Turbo – Leandro Teixeira / Wilson Yoshida / Guilherme Nunes (Picolé Racing)
#223 – Fiat Palio Turbo – Ronie Pereira / Luiz Sérgio / Ricardo Ferraz (L&L)
TN1B
#066 – Chevrolet Opala – Levy Rezende / Marco Tanure / Rodrigo Thor / Fernando Lira (Renn Tech) não compareceu
TN1A
#017 – Chevrolet Celta 2.0 – Rafael Kasai / Otávio Carmacio / Vinícius Salva (Equipe OTO)
#020 – Hyundai HB20 – E. Gianfratti / L. Monteiro / M. Zebra / S. Gatão / T. Ribeiro (HRacing)
#058 – Chevrolet Corsa – Daywis / David / Lorran (Motorart by vidal)
#066 – Renault Sandero RS – L. Rezende / M. Tanure / R. Leite / F. Santos (RennTechMotors)
#111 – Ford Courier DTM – Eduardo Teixeira / Iures Delfino / José Santiago / Vinícius Lira / Alessandra Menini (Lira Racing)
#118 – Mitsubishi Lancer – Thomas Cabrera Moraes / Caio Wagemaker / Vinícius Marcon / Emílio Divani / Rodrigo Parente (Marcon Racing Team)
#216 – Chevrolet Corsa 2.0 – Riccardo Savio / George Lisi / Ricardo Parente (Equipe OTO)
#222 Volkswagen Gol “Tomahawk” – C. Vallone / R. Dal Ponte / G. Vallone (Arias Motorsport)
TN1
#014 – Ford Fiesta 1.6 – Augusto Santin / Fabrício Pereira / João Paulo Pimenta / Marcos Lucas (Lira Racing)
#022 – Chevrolet Onix – Alexandre Hoerlle / Mauro Weck / Júlio Piccoli / Marcelo Braga / Érico Sommer (Box 4/RS Sports)
#043 – Chevrolet Onix 1.6 – Alexandre Peppe / Emerson Piedade / L. Cirino / A. Fortunato (Alpie Competições)
#045 – Hyundai HB20 – F. Cardoso / E. Gianfratti / M. Karan
TNC
#019 – Volkswagen Passat – Nenê Finotti / Cezar Martins / Marcos Maciel / Rodrigo Freitas (LF Competições)
#037 – Volkswagen Fusca – R. Gouveia / R. Paschoalin / C. Neto Ronaldo / R. Mourão (R37 Driver Academy)
#084 – Volkswagen Gol “Hulk” – Luciane Klai / Carlos Marcelo Dias Silva / Maurício Marchioni / Bernardo Albanesi (Mi Motors)
Turismo 1.4
#044 – Chevrolet Celta 1.4 – Thiago Sala / Alexandre Peppe / Emerson Piedade / Luiz Henrique Cirino (Alpie Competições)
#056 – Chevrolet Corsa 1.4 – Alexandre Hoerlle / Mauro Weck / Júlio Piccoli / Carlos Barcelos / Ricardo Barth (Box 4/RS Sports)
#070 – Chevrolet Onix 1.4 – R. Marlia / R. Muniz / A. Cattucci / B. Barbieri / F. Morelli (Gara Competition)
#112 – Chevrolet Onix 1.4 – G. Cardoso / L. Cardoso / I. Cardoso / D.Oiveira / C. Labrea (M3 Motorsport)
#174 – Chevrolet Corsa 1.4 – R. Mazieri / H. Bueno /M. NIivoloni / B. Tedesco / G. Morais (Juka Motors)
Programação
[EDIT]: Atualizado em 13 de janeiro com base no Adendo da prova publicado pela FASP.
19 de janeiro de 2023
09h00 às 09h40 – Fórmulas – 1º Treino Livre
10h00 às 11h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino
11h10 às 11h50 – Fórmulas – 2º Treino Livre
12h00 às 12h40 – Old Stock Pro + Street – 1º Treino
12h50 às 13h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino
14h00 às 14h40 – Fórmulas – 3º Treino Livre
14h50 às 15h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino
16h00 às 16h40 – Old Stock Pro + Street – 2º Treino
16h50 às 17h30 – Fórmulas – 4º Treino Livre
18h30 às 20h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 4º Treino
20 de janeiro de 2023
08h00 às 08h40 – Fórmula Truck – 1º Treino
08h50 às 09h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Turismo
10h00 às 11h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Protótipo
11h10 às 11h50 – Fórmula Truck – 2º Treino
12h00 às 14h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Turismo + Protótipo
14h45 às 15h25 – Fórmula Truck – 3º Treino
16h00 às 16h20 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Treino classificatório (PN1 e PN2, P3 e P4)
16h30 às 16h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Treino classificatório (TN3, TN2 e TN1)
17h00 às 17h20 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Treino classificatório (GT3 e GT4, P1 e P2)
17h30 às 18h10 – Fórmula Truck – 4º Treino
18h30 às 19h00 – Old Stock Pro + Street – Treino Noturno
19h10 às 20h10 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Treino Regulagem dos Faróis
21 de janeiro de 2023
08h00 às 08h40 – Fórmula Truck – 1º Treino
08h50 às 09h30 – Fórmulas – 1º Treino Livre
09h40 às 10h20 – Fórmula Truck – 2º Treino
10h30 às 11h10 – Fórmulas – 2º Treino Livre
11h20 às 12h00 – Fórmula Truck – 3º Treino
12h10 às 12h50 – Fórmulas – 3º Treino Livre
13h00 às 13h40 – Fórmula Truck – 4º Treino
13h50 às 17h10 – Promocional
17h30 – Old Stock Pro + Street – 1ª Prova
18h30 às 21h00 – Promocional
21h20 – Old Stock Pro + Street – 2ª Prova
22h10 às 22h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Warm Up
23h59 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Largada
História da Prova
As Mil Milhas são criação do barão Wilson Fittipaldi e por Eloy Gogliano, presidente do Centauro Motor Clube, e são tradicionalmente disputadas no autódromo de Interlagos, com apenas duas exceções em 1997 (disputada em Brasília) e 1999 (disputada em Curitiba). Abaixo segue o histórico de vencedores da prova:
1956 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1957 – Aristides Bertuol / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1958 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1959 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1960 – Chico Landi / Christian Heins – FNM JK 2000
1961 – Italo Bertão / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1965 – Justino de Maio / Victoria Azzalin – Carretera Chevrolet
1966 – Camilo Christófaro / Eduardo Celidônio – Carretera Chevrolet
1967 – Luiz Pereira Bueno / Luiz Terra Smith – Willys Bino Mk I
1970 – Abílio Diniz / Alcides Diniz – Alfa Romeo GTA 2.000
1973 – Bird Clemente / Nilson Clemente – Ford Maverick 4.800
1981 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone Filho / Chico Serra – Chevrolet Opala Stock Car
1983 – Fausto Wajchenberg / Vicente Corrêa / Valdir Silva – Volkswagen Passat
1984 – Zeca Giaffone / Reinaldo Campello / Maurizio Sala – Chevrolet Opala Stock Car
1985 – Paulo Gomes / Fábio Sotto Mayor – Chevrolet Opala Stock Car
1986 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1987 – Luiz Pereira / Marcos Gracia – Chevrolet Opala Stock Car
1988 – Zeca Giaffone / Luís Pereira / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1989 – Zeca Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1990 – Carlos Alves / José Carlos Dias – Chevrolet Opala Stock Car
1992 – Klaus Heitkotter / Jurgen Weis / Marc Gindorf – BMW M3
1993 – Antônio Hermann / Franz Konrad / Franz Prangemeier – Porsche 911
1994 – Wilson Fittipaldi / Christian Fittipaldi – Porsche 911 NSR
1995 – Antônio Hermann / Wilson Fittipaldi / Franz Konrad – Porsche 993
1996 – André Lara Resende / Roberto Keller / Roberto Aranha – Porsche 911
1997 – Nelson Fittipaldi / Johnny Cecotto / Steve Soper – McLaren F1 GTR
1998 – Tom Stefani / André Grillo / Júlio Fernandes – AS Vectra-Chevrolet
1999 – Beto Borghesi / Jair Bana / Luciano Borghesi – Aldee Spyder-Volkswagen
2001 – André Lara Resende / Régis Such / Max Wilson / Flávio Trindade – Porsche 911 GT3
2002 – Régis Such / Flávio Trindade / Raul Boesel – Porsche 911 GT3
2003 – Ingo Hoffman / Xandy Negrão / Ricardo Etchenique / Fernando Nabuco – Porsche 911 GT3
2004 – Stefano Zonca / Angelo Lancellotti / Fabrizio Gollin – Dodge Viper GTS/R
2005 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Guto Negrão / Giuliano Losacco – Audi TT-R DTM
2006 – Nelson Piquet / Nelsinho Piquet / Christophe Bouchut / Hélio Castro Neves – Aston Martin DBRS9
2007 – Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP
2008 – Max Wilson / Raul Boesel / Marcel Visconde – Porsche 911 GT3 RSR
2020 – Esio Vichiesi / Renan Guerra / Stuart Turvey – Ginetta G55 GT4
2021 – Leandro Totti / José Vilela / Guga Ghizo / Léo Yoshi / Eduardo Pimenta – Metalmoro MRX-Honda
2022 – Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / José Roberto Ribeiro – Sigma P1 G4-Chevrolet
Treino Classificatório
As fortes chuvas durante o final de semana das Mil Milhas levou ao cancelamento da sessão de treinos classificatórios, com a ordem de largada sendo definida com base nos resultados dos treinos livres. Novamente, a pole position ficou com a equipe FTR Motorsport, mas dessa vez com o AJR do quarteto fantástico Emílio Padrón, Henrique Assunção, Fernando Ohashi e Fernando Fortes. O protótipo Sigma, agora em sua quinta geração, ficou com a segunda posição no grid, seguido pelo AJR da família Antunes na terceira posição.
Na classe P2, a pole ficou com o MRX #74 da equipe LT Team, que também ficou com a pole na categoria P3 com o MRX #73.
Na P4, pole para o Spyder #30 da equipe HT Guerra e fechando os protótipos, na PN1A a pole ficou com o protótipo SP Mec R1 de Mallaco Maam. Entre os GT4s, pole para o Porsche Cayman vice campeão de 2022, e o Astra Stock Car #777 sozinho na categoria GT3 Light e a Mercedes CLA 45 AMG numeral 128 na pole pela GT3 Light.
Entre os carros de turismo, o melhor foi o icônico Gol Tomahawk #222, que coleciona participações em provas de longa duração pelo Brasil. Abaixo você pode conferir o grid completo com os 42 carros:
Resultado da Prova
Como manda a tradição, a largada das 1.000 Milhas foi dada à meia-noite, e esperava-se uma grande disputa entre os protótipos Sigma e AJR pela vitória. Contudo, uma quebra de motor durante os treinos tirou o Sigma #02 totalmente da disputa, enquanto o AJR #72 apresentou problemas antes da largada, perdendo muitas voltas logo no início da prova.
Dessa forma, a disputa ficou entre o AJR #175 e o Sigma #12, com o protótipo Sigma despontando na liderança durante o início da prova até que uma quebra no alternador ainda na madrugada levou a uma longa parada onde o protótipo gaúcho perdeu 15 voltas. A equipe ainda conseguiu recuperar 7 voltas de desvantagem, mas uma quebra de suspensão acabou com os sonhos de bicampeonato para a Sigma P1 Engenharia.
Com isso, a expectativa era de caminho livre para que o AJR #175 conquistasse a vitória, porém problemas durante um pit stop jogaram o quarteto fantástico para a 12ª posição na geral, com a liderança caindo nas mãos do Porsche Cayman GT4 da equipe Stuttgart Motorsport (num repeteco da prova de 2022). Contudo, a viatura presidencial (como é chamado o carro #175 por ser de Henrique Assunção, presidente da APE) seguiu o restante da prova sem grandes percalços, recuperando a liderança e garantindo o bicampeonato para a equipe FTR Motorsport.
Apesar do bom clima, as diversas intervenções do safety car (17 entradas, totalizando 70 voltas), fizeram com que a prova fosse encerrada no tempo regulamentar de 12 horas, cobrindo 359 das 373 voltas previstas. Completaram os 5 primeiros na ordem de chegada Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport, o BMW M2 CS Racing e os MRX #77 e #73.
Recordes
Piloto com mais vitórias na geral: Zeca Giaffone com 5 vitórias (1981, 1984, 1986, 1988 e 1989)
Carro com mais vitórias na geral: 8 vitórias para Chevrolet Opala (1981, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990) e Porsche 911 (1993, 1994, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2008)
Recorde em classificação (geral): Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m18s787
Recorde em prova (geral): Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m21s027
Recorde em classificação (carros nacionais): Paulo Bonifácio / Vitor Meira / Felipe Giaffone – ZF01-Chevrolet (2006) – 1m30s247
Prova mais rápida: Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 8h58m21s822
Obrigado pelas informações !!!!É sempre um parto conseguir uma matéria bacana como esta antes das corridas nacionais! Valeu
Obrigado!!