Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!
Apresentado o protótipo Mamba Negra para o Endurance Brasil
Em evento fechado realizado recentemente a equipe Mamba Negra Racing apresentou seu novo protótipo para as provas de longa duração brasileiras. Após competir nas 1.000 Milhas de 2020 com um protótipo MCR adquirido da equipe gaúcha MC Tubarão, os paulistas vêm com um projeto próprio para lutar por vitórias.
Informações do início do ano davam conta de que o protótipo seria chamado 2S, desenvolvido pelo engenheiro Márcio Servija para a categoria P2 e realizaria sua estréia na edição 2021 das 1.000 Milhas, plano que acabou não se concretizando.
Até o momento dessa postagem a equipe Mamba Negra Racing não havia divulgado maiores informações sobre o projeto, porém em breve esperamos trazer todas as informações e nossa análise técnica do novo bólido.
Protótipo Lola da Crown Racing segue em preparação
Em vídeo publicado recentemente, o piloto Cacá Bueno apresentou a sede da equipe Crown Racing situada no autódromo Velocittá, onde entre outros projetos da equipe foi mostrado o protótipo Lola que segue em preparação para competir nas provas de Endurance nacionais. Segue o link do vídeo (o protótipo é apresentado a partir da marca de 6:58 do vídeo)
Eurobike apresenta suas novas armas para a temporada 2022 do Endurance Brasil
A Eurobike, tradicional competidora nas provas de Endurance com modelos BMW, apresentou recentemente sua nova arma para a temporada 2022 do Império Endurance Brasil. Após o sucesso do M4 GT4 em 2021, a equipe aposta na chegada de um modelo M2 CS Racing, com a previsão de chegada de uma segunda unidade.
Ainda não foi confirmada em qual categoria o M2 será enquadrado, porém sendo o modelo de entrada da linha motorsports da BMW, acreditamos que o modelo competirá na GT4 Light contra os modelos Ginetta G55 GT4.
Comparativo entre os diversos modelos de kart (do Rental ao Shifter)
É fato que os pequenos carros são o principal celeiro de pilotos do automobilismo mundial. Contudo, existem diversas configurações, dos karts de aluguel aos modelos de competição profissional, que foram levados para a pista pelo amigo Gui Figueiredo no vídeo que trazemos hoje:
Internacionais
Dessa vez começamos nossa viagem através mundo das pistas pela Rússia, onde o protótipo BR03 participou de seu primeiro evento oficial, em um Track Day organizado no autódromo de Sochi pela MaxPowerCars. Como seria esperado, o protótipo pilotado pelo diretor de projeto Mikhail Aleshin venceu a disputa, com a marca de 2m11s035, volta considerada conservadora pelo piloto/diretor. Comparando com o tempo de 2m08s218 estabelecido por um modelo Mercedes AMG GT3, o tempo de volta indica que o protótipo russo apresenta desempenho similar a um P2 brasileiro, que costumam ser ligeiramente mais lentos que os GT3 em ritmo de classificação.
Indo para a Europa Central, foi apresentado durante o encerramento da temporada do Ultimate Cup Series o protótipo NP02 da Nova Proto (antigamente conhecida como Norma), um protótipo fechado com motor Ford Coyote 5.0 V8 e pesando 765 kg. Apesar da aparência similar à um LMP3, o protótipo francês foi concebido para se enquadrar entre os protótipos CN e LMP3 em termos de performance. A expectativa é que as entregas se iniciem em meados de 2022, e o modelo deve ser elegível para competição em outras categorias com Supercar Challenge e Creventic 24H Series.
Cruzando os mares, na Colômbia a equipe Leal Race Cars finalizou a reconstrução do protótipo LR01, após o acidente que destruiu parte da traseira do protótipo colombiano. Agora Julian Leal e sua equipe retornam ao cronograma de preparação do carro.
Neste final de semana também está sendo realizada a 36ª Edição das 6 Horas de Bogotá. Apesar do LR01 não estar presente, a prova promete boas emoções com as disputas entre protótipos e carros de turismo. Alguns links de livestream estão disponíveis na página Gen Motor TV.
Da Colômbia para o Mexico, fazemos nossa última parada com a apresentação da Prototipo Mexico Series, que utiliza um protótipo tubular com pneus radiais e aerodinâmica inspirada pelo icônico Tame 120-TA.
A estréia do protótipo está marcada para as 24 Horas do México, tradicional prova disputada no Autódromo Hermanos Rodriguez. Após problemas que impediram sua participação nos treinos classificatórios, o novo protótipo irá largar no final do grid, mas promete disputas intensas na luta para recuperar posições. A prova pode ser acompanhada pelo canal da Copa Notiauto, com cronometragem disponível no Race Hero.
Nos Estados Unidos serão disputadas as tradicionais 25 Horas de Thunderhill, e entre as novidades da prova está a participação do protótipo elétrico EVSR, que ao que me consta será o primeiro a participar de uma competição de longa duração utilizando um sistema de troca rápida de baterias no pit stop. Algumas equipes estão disponibilizando o live stream de seus carros, compilados pela página das 25 Horas, e o live timing está disponível no Race Hero.