Recentemente foi publicado o regulamento da edição 2022 das 1.000 Milhas do Brasil, marcando o terceiro evento após o renascimento da mais tradicional prova do automobilismo brasileiro (leia aqui tudo sobre as edições 2020 e 2021). Tal como no ano passado, permanece o patrocínio da Chevrolet Absoluta, que adquiriu o naming rights da prova por um período de 5 anos, bem como segue preservada a característica democrática da prova.
Entre as novidades da prova estão a parceria firmada com a Copa HB20, que verá 10 modelos HB20 R Spec categoria própria dentro da prova e suporte de pista prestado pela H Racing, incluindo motor e transmissão reserva.
De forma similar, foi firmada uma parceria com a Copa Joy Chevrolet que realizará sua segunda prova de longa duração durante o final de semana das 1.000 Milhas, com 100 Quilômetros de duração. O prêmio para os vencedores será a possibilidade de disputar no dia seguinte a prova principal com o mesmo carro, com as despesas de inscrição, locação de equipamento e suporte de pista por conta da Alpie Competições.
Além dos 100 Quilômetros da Copa Joy Chevrolet, serão realizadas novamente provas de suporte da Gold Classic, que segue sendo um sucesso e já conta com grid de 68 inscritos fechado, dois meses antes da realização do evento:
Premium (19 carros)
#5 Ford Escort – Felipe Steyer (RS/Steyer Motorsport)
#6 Aldee-Volkswagen – Caio Lacerda (SP/HT Guerra)
#9 Chevrolet Omega – Ciro Paciello (SP/Big Power Competições)
#11 Chevrolet Omega – Armin Kliewer (RR/Careca Competições)
#12 Puma GTE – Mauro Kern Júnior (RS/HT Guerra)
#14 Chevrolet Omega – Anderson Andrade (PR/Careca Competições)
#16 Willys Interlagos – Denísio Casarini (SP/Casarini Racing)
#17 Chevrolet Opala – Ricardo Domenech (SP/RTC Racing Team)
#20 Porsche 914 – Deninho Casarini (SP/Casarini Racing)
#27 Chevrolet Omega – Wanderlei Berlanda (SC/Careca Competições)
#33 Aldee-Volkswagen – Roberto Lacombe (RS/Lacombe Motorsport by Mascarello)
#35 Aldee-Volkswagen – Alex Morais (PR/Paraná Racing-Billi Motors)
#37 Aldee-Volkswagen – Giovani Almeida (SP/HT Guerra)
#38 Chevrolet Omega – Luciano Fracaro (PR/Franzói Racing)
#42 Chevrolet Omega – Richard Heidrich (SC/Careca Competições)
#52 Chevrolet Omega – Paulo Stelle (PR/Veneno Parts)
#55 Aldee-Volkswagen – Paulo Loco (SP/A1-Martini)
#101 Chevrolet Omega – Adir Veneno Júnior (PR/Veneno Parts)
#178 Aldee-Volkswagen – Matheus Beccalli (SP/HT Guerra)
Divisão 3 (7 carros)
#15 Espron-BMW – Heitor Nogueira (SP/HT Guerra)
#36 Espron-BMW – Gilberto Koike (SP/Maurício Racing)
#82 Puma GTE – Dudu Pimenta/Zé Bolão (SP/Casarini Racing-AT Autosport)
#335 Aldee-Volkswagen – Rogério Schuhli/Thiago Brandt (PR/Terraquatro)
#339 Puma GTE – Rafael Schuhli (PR/Terraquatro)
#913 Ford Escort – Carlos Estites (RJ/HT Guerra)
#961 Volkswagen Brasília – Marcelo Servidone (SP/Mamba Negra)
Divisão 2 (16 carros)
#10 Volkswagen Gol – Marcelo Kroth/Diego Lino (PR/Garagem 88 Competições)
#13 Volkswagen Gol – Rafael Gimenez (SP/DR Preparações)
#22 Puma GTE – Marcelo Kairis (SP/Saúva-Paddock Racing)
#26 PAG Nick – Marcelo Kairis (SP/Saúva-Paddock Racing)
#44 Puma GTE – Guilherme Melo (MG/Terraquatro)
#49 Fiat Uno – Paulo Jalles (MG/Leandro Motorsport)
#57 Volkswagen Gol – Antônio Chambel (SP/DR Preparações)
#65 Volkswagen Passat – Willian Chahine (SP/Coelho’s-Paddock Racing)
#69 Volkswagen Gol – Solon Pezzini (MG/Go Racing)
#74 Volkswagen Gol – Thiri Lorentz/Arthur Bailo (PR/Thiri Racing)
#96 Volkswagen Passat – Paulo Bernardes (MG/Go Racing)
#137 Volkswagen Gol – Valter Sousa Júnior (SP/DR Preparações)
#143 Chevrolet Chevette – Hamilton Morsch (PR/SR Preparações)
#158 Volkswagen Gol – André Padilha (RS/Equipe 158)
#248 Fiat 147 – Leandro Kairis (SP/Saúva-Paddock Racing)
#717 Volkswagen Voyage – Fábio Menegaro (PR/Menegaro Racing)
Divisão 1 (19 carros)
#8 Volkswagen Voyage – Juliano Meira (SP/Coelho’s-Paddock Racing)
#41 Fiat Uno – Ike Nodari (SC/Terraquatro)
#58 Volkswagen Gol – Rogério Mendes (SP/Lyus Racing)
#66 Volkswagen Voyage – Almir Morales (SC/MP Competições)
#70 Fiat Uno – César “Bica” Vianna/Nando Brock (RS/Eltz Racing)
#76 Volkswagen Fusca – Márcio Lopes (MT/2A Motorsport)
#88 Volkswagen Fusca – Moacir Fighera (RS/Fighera Competições)
#91 Volkswagen 1600 – Jorge Machado (RS/Macjor-LF Competições)
#113 Volkswagen Passat – Bruno Campos (MG/Go Racing)
#117 Volkswagen Passat – Glauber Pelegrini (MG/Go Racing)
#131 Volkswagen Fusca – Neno Oliveira (PR/2A Motorsport)
#141 Volkswagen Fusca – José Augusto/João Cury (SP/2A Motorsport)
#166 Volkswagen Gol – Andrew Leonardi (PR/Thiri Racing)
#222 Volkswagen Gol – Fábio Tokunaga (PR/Red Foot Racing Team)
#467 Fiat Uno – Tarcires Soares (CE/Saúva Racing)
#571 Volkswagen Passat – Anderson Barros (MG/Thiri Racing)
#625 Volkswagen Fusca – Ricardo Brito (RJ/Ele & Ela Racing)
#777 Volkswagen Voyage – Paulo Henrique Costa (PR/Red Foot Racing Team)
#888 Volkswagen Passat – Leandro Pedro/Ton CostaWagner (SP/Coelho’s Racing)
Completando a lista de eventos de suporte das 1.000 Milhas, também será realizado o Festival de Verão da Gold Turismo, primeira prova da categoria destinada aos carros no regulamento Marcas 1.6 fabricados entre 1997 e 2017, que já não são mais elegíveis para o Turismo Nacional.
Categorias das 1.000 Milhas
Os competidores estão divididos em 15 categorias englobando protótipos, GTs e carros de turismo, que iremos conhecer abaixo:
P1 – A categoria P1 é a mais veloz do endurance brasileiro. Nela são permitidos protótipos de fabricação nacional como Metalmoro AJR, DTR01 e Sigma P1, e também os modelos Ginetta G57 P2 e G58, além de protótipos FIA LMP3 como Ligier JSP3 e Norma M30. Para manter os custos sob controle, são proibidas motorizações utilizadas em categorias como LMP1, LMP2, IndyCar, F3000, entre outras. São seguramente os carros mais rápidos do Brasil, e a temporada 2021 da Endurance Brasil provou que . Tempo de volta estimado: 1m27s – 1m32s.
P2 – A categoria P2 é reservada para carros de fabricação mais antiga, que não apresentam o mesmo desempenho de modelos mais recentes como os AJR e Ginetta G57. O regulamento dessa categoria reflete o da categoria P1 vigente até 2018. Ainda assim são carros muito velozes e que podem surpreender em uma prova longa. Estão entre os carros elegíveis para a categoria o protótipo Predador da família Bana, o ABS01 de Ney Faustini, o ou o MCR Grand-Am de Fernando Poeta, entre outros carros. Também na P2 é vetada a utilização de diversos motores para evitar uma escalada de custos. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m40s.
P3 – A categoria P3 é reservada para os protótipos com motores aspirados de até 2.400 cm³. Nesta categoria se enquadram carros como os Metalmoro MRX e alguns Aldee Spyder, além dos protótipos como motores Hayabusa como Radical SR3, Tornado e Roco 001. São carros mais lentos, mas fortes candidatos a um top 10 na prova. Tempo de volta estimado: 1m37s – 1m45s.
P4 – Categoria de protótipos de menor desempenho das utilizadas pelo Endurance Brasil, a P4 recebe principalmente os protótipos Metalmoro MRX e Aldee Spyder, normalmente equipados com motores AP 2.0 8V. Tempo de volta estimado: 1m41s – 2m00s.
PN 1 – A categoria PN 1 é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor até 2.0, diferindo da P4 principalmente pelo peso mínimo superior. Entre os potenciais competidores estão os protótipos Aldee cupê. Tempo de volta estimado: 1m50s – 2m05s.
PN 2 – Categoria para protótipos nacionais com motores até 2.0 sobrealimentados, com peso mínimo de 980 kg. Pode receber carros como os protótipos Aldee cupê com motores turbo. Tempo de volta estimado: 1m40s – 1m50s.
GT3 – Na categoria GT3 competem carros com homologação no regulamento FIA GT3, utilizado internacionalmente em provas tradicionais como as 24 Horas de Spa e as 12 Horas de Bathrust. Nela se espera a participação de modelos que disputam o Endurance Brasil como Ferrari 488, Lamborghini Huracàn, Mercedes AMG e Porsche 911. Tempo de volta estimado: 1m30s – 1m34s.
GT3 Light – A categoria GT3 Light é destinada também a modelos GT3, porém fabricados até 2012. Hoje no país existem diversos modelos que aptos a competir na categoria, como Lamborghini Gallardo LP600+ e LP560, Ferrari 458, Aston Martin Vantage e Ford GT. Além disso, é possível que modelos Stock Car sem utilização de restritor também reforçem o grid desta categoria, como o Cobalt #25 de Ney Faustini e o Vectra #77 de Esdras Soares. Tempo de volta estimado: 1m34s – 1m43s.
GT4 – Tal como a GT3, a GT4 é destinada a modelos homologados dentro do regulamento FIA GT4, tais como Mercedes AMG, McLaren 570S, BMW M4, Ginetta G55 e Ford Mustang. Tempo de volta estimado: 1m35s – 1m40s.
GT4 Light – A GT4 Light é a categoria destinada a modelos com performance inferior aos GT4. Nessa categoria se enquadram carros FIA TCR, do antigo Trofeo Linea, Mercedes CLA 45 AMG Racing Series e também modelos da Stock Car com emprego de restritores. Além disso, podem participar modelos GT3 fabricados antes de 2008, modelos Maserati Trofeo e modelos do Brasileiro de Marcas. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
TN 1 – A TN 1 é a categoria com menor desempenho, para carros de fabricação nacional ou Mercosul com motores aspirados de até 1.600 cm³ e pneus radiais. Deverão participar modelos que competem na Turismo Nacional, Copa HB20, Copa Joy e nos regionais de Marcas. Tempo de volta estimado: 2m07s – 2m15s.
TN 1 A – Categoria para carros de turismo nacionais ou Mercosul com motores até 2.000 cm³, podendo ser inscritos ainda carros da categoria GTS da Classic Cup. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m10s.
TN 1 B – Categoria para carros de turismo com motores entre 2.001 cm³ e 4.500 cm³ e pneus slick. Nesta categoria se enquadram diversos carros, incluindo carros como Omega, Opala, Maverick, além de carros de construção tubular como os Stock Car e Aldee Cupê. Também são permitidos veículos como motorização turbo como Mitsubishi Lancer e Fiat Linea. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
TN 2 – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados até 2.000 cm³, como os Trofeo Linea. Tempo de volta estimado: 1m45s – 1m55s.
TN 2 A – Categoria para carros de turismo nacionais com motores sobrealimentados entre 2.001 e 4.500 cm³. Tempo de volta estimado: 2m00s – 2m15s.
Lista de inscritos:
A lista de inscritos abaixo se baseia nas informações divulgadas pela organização da prova. Sabemos da existência de outros projetos que pretendem participar da prova paulista, que serão incluídos na lista conforme as confirmações surgirem. Entre as novidades já confirmadas, está a estréia da quarta geração do protótipo Sigma P1, na prova que deve marcar a despedida de Jindra Kraucher das pistas. Entradas em itálico são informações publicadas pelas equipes porém ainda não confirmadas pela organização das 1.000 Milhas. As numerações e distribuição nas categorias foi feita com base no nosso conhecimento sobre cada competidor, porém podem sofrer alterações quando a inscrição for efetivada.
P1
#11 Metalmoro JLM AJR Chevrolet V8 – Emílio Padrón / Fernando Fortes / Fernando Ohashi / Henrique Assunção (Motorcar Racing) carro não compareceu
#12 Sigma P1 G4 Chevrolet V8 – Jindra Kraucher / Aldo Piedade Júnior / José Roberto Ribeiro
#74 Metalmoro MRX Ford Duratec 2.3 – Henrique Assunção / Leandro Totti / Alex Seid (LT Team)
P2
#25 Absoluta ABS-01 Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini / Denísio Casarini / Pedro Queirolo (Absoluta Racing)
#96 Mamba Negra 2S – Marcelo Servidone / Marcelo Henriques / Beto Monteiro / Luc Monteiro (Mamba Negra Racing)
P3
#6 Fusca DIMPEP – Dimas de Melo Pimenta ll / Dimas de Melo Pimenta lll / Rodrigo Dimas de Melo Pimenta / Alex Dimas de Melo Pimenta (DIMEP)
#27 Metalmoro MRX Honda K20 – Aldoir Sette / Estevão Garcia / Gerson Zarpelão Júnior / Gustavo Bandeira (Sette Car Racing)
#31 SP Mec 1R Volkswange 8V – Marcelo Camacho / Valter Pinheiro / Ciro Paciello (Guerra Motorsport)#32 Porsche 914 Tubarão – Paulo Sousa / Galid Osman / Tiel de Andrade (MC Tubarão) – carro quebrou durante os treinos
#32 MC Tubarão IX Ford Duratec – Mauro Kern / Paulo Sousa / Galid Osman / Tiel de Andrade (MC Tubarão)
#72 Metalmoro MRX Opel C20XE – Carlos Antunes / Yuri Antunes / Marcelo Campagnolo (ADS Racing Team)
#73 Metalmoro MRX Honda K20 – Leandro Totti / José Vilela / Leonardo Yoshi / Guga Ghizo / Hugo Cibien / Sarin Carlesso (LT Team)
#77 Metalmoro MRX Volkswagen – Edras Soares / Esdras Soares / Juarez Soares / Mario Marcondes (Motorcar Racing)
P4
#30 PW1 Spyder Volkswange 8V – Rodrigo de Conti (Guerra Motorsport)
#75 PW1 Spyder Volkswange 8V – Sergio Martinez / Luiz Abbade / Leandro Totti (LT Team)
#146 Metalmoro MCR Volkswange 8V – Robbi Perez / Dudu Pimenta / Guga Ribas / Ale Andrade (Roco Racing Cars)
GT3
#19 Lamborghini Huracàn GT3 EVO – Chico Longo / Marcos Gomes / Victor Franzoni (Via Italia Racing) carro não compareceu
GT4
#22 Ford Mustang GT4 – Flavio Abrunhoza / Cassio Homem de Mello / Andre Luis Ribeiro Martins de Moraes Junior / Gustavo Conde (AutLog Team)
#55 Porsche Cayman GT4 Clubsport – Ricardo Maurício / Alan Hellmeister / Marcel Visconde (Sttutgart Porsche)#tbc McLaren 570S GT4 – tbc (AutLog Team) carro não compareceu
PN 1A
#1 Fuspyder – Rodrigo Bonora / Jorge Selmer / Igor Taques / Franco Dauer / Franco Lucca / Mário Marcondes (Bonora Racing)
TN 1
#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu#tbc Hyundai HB20 R Spec – tbc (H Racing – Copa HB20) carro não compareceu
#3 Volkswagen Voyage – Luciana Klai / Patrícia Sobrinho / Fátima Escaleira (M.I. Motors)
#14 Ford Fiesta – Vinicius Lira / Luiz Bresser / Marcos Paulo / Ricardo Gouveia / Eduardo Teixeira (Lira Racing)
#19 Volkswagen Passat – Luiz Carlos Finotti “Nenê” / Jorge Machado / Cezar Augusto Rodrigues Gonçalves da Silva Martins (LF Competições)
#43 Chevrolet Onix 1.6 – Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Jeferson Quintino Gomes / Eber Quintino Gomes / Anderson Scovoli (Alpie Competições – Copa Joy Chevrolet)
#44 Chevrolet Celta 1.6 – Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Luiz Henrique Cirino de Souza Oliveira / Thiago Luiz de Souza Sala (Alpie Competições)
#58 Ford Fiesta 1.6 – Vinicius Barbosa Lira / Daywis Gomes Teixeira (Tecpads Racing)
#881 Volkswagen Voyage 1.6 – Alex Karpenko Benedetti / Tiago D’ Arruda Barros / Leandro Justo Leda Amauri Tavares Rhormens ()
#888 – Volkswagen Passat 1.6 – Leandro Pedro / Ton Costawagner / Juliano Meira / Ricardo Abbud ()
TN 1 A
#14 Ford Courier DTM – Vinicius Lira / Luiz Henrique Bresser Cardoso de Melo / Marcos Paulo Lucas (Lira Racing)
#17 Chevrolet Celta 2.0 – Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Vinicius Salva (OTO Racing Team)
#84 Volkswagen Gol “Hulk” – Pedro Alexandre / Vagner Sobrinho / Marcelo Dias / Maurício Gonçalves (M.I. Motors)#115 Honda Civic Si – Rogério Dudu / Estevão Alexandre (Rogério Dudu Racing Team) carro não compareceu
#216 Chevrolet Corsa – Ricardo Parente / Riccardo Savio / George Lisi / Daniel Dono (OTO Racing)
#222 Volkswagen Gol “Tomahawk” – Carlos Vallone / Gabriel Vallone / Roberto Dal Pont (Arias Competições)
TN 1 B
#9 Chevrolet Omega Stock Car – Alvaro Vilhena / Neudir Amaral / Sandro Sanches (SP/Big Power Competições) #19 BMW M3 – Chevrolet V8 – Jorge Machado / Nenê Finotti (Motorcar Racing) carro não compareceu#077 Chevrolet Vectra Stock Car – Esdras Soares / Edra Soares / Juarez Soares (HT Guerra) carro não compareceu
#113 Mercedes-Benz C350 – Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Tadeu Fagundes ()
TN 2
#63 Audi A3 DTCC – Marcos Eli Santos / Valter Fernandes Barajas / Marcos Casoli Fernandes /Sergio Fernandes Barajas ()
#45 Hyundai HB20S 2.0 – Pedro Pimenta / Renato Marlia / Fabiano Cardoso / Wellington Cirino ()
#369 Mercedes-Benz C250 – Pablo Marçal / Mon / Par / Cor ()
Programação
[EDIT]: Atualizado em 20 de janeiro com base no Adendo da prova publicado pela FASP.
20 de janeiro de 2022
08h00 às 09h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino Diurno – Turismo
09h05 às 10h05 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino Diurno – Protótipos
10h10 às 10h40 – Historic Race / Alfa Romeo – 1º Treino Livre
10h45 às 12h05 – Track Day
12h15 às 13h15 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino Diurno – Turismo
13h20 às 14h20 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino Diurno – Protótipos
14h25 às 16h55 – Track Day
17h00 às 17h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino Diurno – Turismo
17h35 às 18h05 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino Diurno – Protótipos
18h10 às 18h40 – Gold Turismo – 1º Treino
19h00 às 20h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 1º Treino Noturno – Turismo e Protótipos
20h00 às 21h00 – Evento Suporte
21h00 às 22h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 2º Treino Noturno – Turismo e Protótipos
21 de janeiro de 2021
08h00 às 08h40 – Gold Turismo – 1º Treino Livre
08h45 às 09h15 – Gold Classic – 1º Treino Livre
09h20 às 10h00 – Old Stock Race / Opala 250 – 1º Treino Livre
10h05 às 11h05 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 4º Treino Diurno – Turismo
11h10 às 12h10 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 4º Treino Diurno – Protótipos
12h15 às 12h45 – Historic Race / Alfa Romeo – 2º Treino Livre
12h50 às 13h20 – Gold Classic – 2º Treino Livre
13h25 às 13h55 – Gold Turismo – 2º Treino Livre
14h00 às 14h40 – Old Stock Race / Opala 250 – 2º Treino Livre
14h45 às 15h15 – Gold Classic – 3º Treino Livre
15h20 às 15h35 – Historic Race / Alfa Romeo – Classificação
15h40 às 15h55 – Gold Turismo – Classificação
16h00 às 16h10 – Gold Classic – Classificação Grupo A
16h15 às 16h25 – Gold Classic – Classificação Grupo B
16h25 às 16h40 – Old Stock Race – Classificação
16h45 às 17h00 – Opala 250 – Classificação
17h05 às 17h25 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação PN1 e PN2
17h30 às 17h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação TN3, TN2 e TN1
17h55 às 18h10 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação P4, P3 e P2
18h15 às 18h35 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Classificação GT4, GT3 e P1
18h45 às 19h45 – Evento Suporte (Atividade Paulo Loco)
20h30 às 21h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – 3º Treino Noturno – Turismo e Protótipos
22 de janeiro de 2022
08h00 às 08h05 – Gold Turismo – Abertura de Boxes
08h10 às 08h30 – Gold Turismo – Corrida 1 (20 min.)
08h35 às 08h55 – Gold Turismo – Corrida 2 (20 min.)
09h00 às 11h00 – Evento Suporte (Ferrari)
11h05 às 11h35 – Historic Race / Alfa Romeo – Corrida 1
11h40 às 12h10 – Race Cup – 1º Treino
12h15 às 12h20 – Gold Classic – Abertura de Boxes
12h30 às 13h00 – Gold Classic – Corrida 1 (30 min. + 1 volta)
13h05 às 13h35 – Race Cup – 2º Treino
13h40 às 14h10 – Historic Race / Alfa Romeo – Corrida 2
14h15 às 14h20 – Old Stock Race / Opala 250 – Abertura de Boxes
14h25 às 14h55 – Old Stock Race / Opala 250 – Corrida 1
15h00 às 15h05 – Gold Classic – Abertura de Boxes
15h10 às 15h40 – Gold Classic – Corrida 2 (30 min. + 1 volta)
15h45 às 15h50 – Gold Turismo – Abertura de Boxes
15h55 às 16h15 – Gold Turismo – Corrida 3 (20 min.)
16h20 às 16h40 – Gold Turismo – Corrida 4 (20 min.)
16h45 às 17h00 – Race Cup – Classificação
17h05 às 17h10 – Old Stock Race / Opala 250 – Abertura de Boxes
17h15 às 17h45 – Old Stock Race / Opala 250 – Corrida 2
17h50 às 18h50 – Evento Suporte
19h00 às 19h45 – Mini Mil Milhas Chevrolet Absoluta
20h00 às 20h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Warm-up
20h40 às 22h40 – Ação Promocional
22h45 às 23h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Abertura de Boxes
23h00 às 23h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Visitação do Grid
23h45 às 23h50 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Hino Nacional
23h55 às 00h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Placa de 5 minutos
00h00 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Largada
23 de janeiro de 2022
12h30 – Mil Milhas Chevrolet Absoluta – Pódio (todas as categorias)
13h30 às 14h00 – Race Cup – Corrida 1 (30 min. ou 12 voltas)
13h30 às 15h30 – Track Day
15h30 às 16h00 – Race Cup – Corrida 2 (30 min. ou 12 voltas)
16h10 às 18h10 – Track Day
Treino Classificatório (Atualizado em 21/01/2022)
Os treinos classificatórios seguiram sem grandes surpresas, com o Sigma P1 G4 de Jindra Kraucher, Aldo Piedade Jr. e José Roberto Ribeiro cravando a pole position, marcando 1m35s225. O tempo não foi suficiente para quebrar o recorde da prova, porém fica evidente que com as ausências do AJR de Emílio Padrón e da Lamborghini Huracàn de Chico Longo a equipe FTR Motorsport optou pelo conservadorismo (na quarta seção de treinos livres, o Sigma marcou 1m31s389, e acredito que mesmo esse tempo não fosse o limite do carro).
Na segunda posição geral, e pole da P3, ficou o MRX #73 de José Vilela, Leo Yoshi, Guga Ghizo, Sarin Carlesso e Hugo Cibien, marcando 1m40s342.
Na terceira posição, o outro MRX da equipe LT Team, pilotado por Henrique Assunção, Leandro Totti e Alex Seid, com 1m40s454. Curiosamente, esse carro consta inscrito na categoria P2.
Na quarta posição, o protótipo ABS01 da Absoluta Racing, outro que aparenta estar em configuração conservadora focando na confiabilidade para as quase 12 horas de prova.
Na quinta posição, e pole entre os modelos turismo, o Mustang GT4 da Autlog Racing Team, pilotado por Flábio Abrunhoza, Cassio Homem de Melo, Andre Luis Ribeiro e Gustavo Conde.
Entre as ausências na tomada classificatória estão o Porsche 914 Silhouette da MC Tubarão, que estava inscrito na P3 porém ficou fora de combate devido a uma falha no motor. Para substitui-lo, a equipe trouxe às pressas o Tubarão IX Duratec campeão de 2021 na categoria P3 da Endurance Brasil, que deve largar do final do grid.
Outra ausência dos treinos classificatórios é o protótipo Roco P4, que participou das seções de treinos livres.
O grid completo você confere abaixo:
1º – P1 – #12 – Sigma P1 G4 – Jindra Nicolau Kraucher / Aldo Piedade Junior / Jose Roberto Ribeiro – 1min35s225
2º – P3 – #73 – Metalmoro MRX – Jose Vilela / Leo Yoshi / Guga Ghizo / Sarin Carlesso / Hugo Cibien – 1min40s342
3º – P2 – #74 – Metalmoro MRX – Henrique Assunção / Leandro Totti / Alex Seid – 1min40s454
4º – P2 – #25 – Protótipo ABS-01 – Ney Roberto Faustini / Ney Roberto de Sá Faustini / Deninho Casarini – 1min42s404
5º – GT4 – #22 – Ford Mustang GT4 – Flavio Abrunhoza / Cassio Homem de Mello / Andre Luis Ribeiro Martins de Moraes Junior / Gustavo Conde – 1min42s761
6º – P3 – #27 – Metalmoro MRX – Gerson Zapelao / Estevão Alexandre / Aldoir Sette – 1min42s828
7º – P3 – #72 – Metalmoro MRX – Carlos Antunes / Yuri Antunes / Marcelo Campagnolo – 1min43s127
8º – P3 – #77 – Metalmoro MRX – Juarez Soares / Edras Soares / Esdras Soares – 1min45s527
9º – P3 – #31 – Protótipo 1R – Marcelo Camacho / Valter Pinheiro – 1min48s208
10º – P4 – #30 – Aldee Spyder Race – Rodrigo de Conti – 1min48s322
11º – P3 – #96 – Protótipo Mamba Negra 2S – Marcelo Servidone / Marcelo Henriques / Beto Monteiro / Luc Monteiro – 1min48s598
12º – TN1B – #09 – Chevrolet Omega Stock Car – Ciro Paciello / Alvaro Vilhena / Neudir Amaral / Sandro Sanches – 1min49s894
13º – P3 – #06 – Fusca Protótipo P3 – Dimas de Melo Pimenta ll / Dimas de Melo Pimenta lll / Rodrigo Dimas de Melo Pimenta / Alex Dimas de Melo Pimenta – 1min53s299
14º – PN1A – #07 – Fuspyder – Rodrigo Bonora dos Santos / Jorge Luiz Selmer / Igor Luis Nogueira Taques / Franco Fernando Dauer / Franco Lucca Dauer – 1min54s477
15º – TN1A – #222 – Volkswagen Gol “Tomahawk” – Carlos Alberto Vallone / Gabriel Valerio Vallone / Roberto Dalles Dal Pont – 1min55s994
16º – P4 – #75 – Aldee Spyder Race – Sergio Martinez / Luiz Abbade / Leandro Totti – 1min59s792
17º – TN1A – #14 – Ford Courier DTM Picape – Vinicius Barbosa Lira / Luiz Henrique Bresser Cardoso de Melo / Marcos Paulo Lucas – 2min00s438
18º – TN2 – #63 – Audi A3 DTC – Marcos Eli Santos / Valter Fernandes Barajas / Marcos Casoli Fernandes / Sergio Fernandes Barajas – 2min01s046
19º – TN1A – #17 – Chevrolet Celta – Otavio Carmacio / Rafael Akira Kasai / Vinicius Salva – 2min01s573
20º – TN1A – #45 – Hyundai HB20 R-Spec – Pedro Pimenta / Marlia / Mont / Cardoso / Cir – 2min01s760
21º – TN1A – #84 – Volkswagen Gol – Mauricio Marchioni Gonçalvez / Carlos Marcelo Dias da Silva / Rafael de Andrade Thiamer – 2min02s110
22º – TN1A – #216 – Chevrolet Corsa – George Lisi / Ricardo Campanella Savio / Ricardo Casio Parente – 2min04s013
23º – TN1 – #43 – Chevrolet Onix 1.6 – Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Jeferson Quintino Gomes / Eber Quintino Gomes / Anderson Scovoli – 2min05s250
24º – TN1 – #44 – Chevrolet Celta 1.6 – Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Luiz Henrique Cirino de Souza Oliveira / Thiago Luiz de Souza Sala – 2min05s459
25º – TN1 – #19 – Volkswagen Passat – Luiz Carlos Finotti “Nenê” / Jorge Machado / Cezar Augusto Rodrigues Gonçalves da Silva Martins – 2min05s738
26º – TN1 – #888 – Volkswagen Passat – Leandro Pedro / Tom Costa Wagner – 2min07s917
27º – TN2 – #53 – Mercedes-Benz C200 – Tiago R. Silva – 2min07s955
28º – TN1 – #58 – Ford Fiesta – Vinicius Barbosa Lira / Daywis Gomes Teixeira – 2min08s292
29º – TN1 – #881 – Volkswagen Voyage – Alex Karpenko Benedetti / Tiago D’ Arruda Barros / Leandro Justo Leda / Amauri Tavares Rhormens – 2min14s047
30º – TN1 – #03 – Volkswagen Voyage – Luciane Klai / Fátima Escaleira / Patricia Sobrinho – 2min15s873
31º – GT4 – #55 – Porsche Cayman GT4 Clubsport – Ricardo Maurício / Alan Hellmeister / Marcel Visconde – sem tempo
32º – P3 – #32 – MC Tubarão IX – Paulo Sousa / Mauro Kern / Galid Osman – sem tempo
33º – P4 – #146 – MCR Volkswagen – Robbi Perez / Dudu Pimenta / Guga Ribas / Alexandre Andrade Jr – sem tempo
34º -TN2 – #369 – Mercedes-Benz C350 – Pablo Marçal / Mon / Par / Cor – sem tempo
Resultado da Prova
Logo após o classificatório as 1.000 Milhas receberam mais um participante de peso: o Porsche Cayman GT4 Clubsport da Sttutgart Porsche, que chegou à pista recém chegado da alfândega e cravando o segundo melhor tempo do warm-up com a marca de 1m43s572. Novidade para essa edição foi a largada retornando para o horário da meia-noite, como sempre foi a tradição da prova.
Dada a largada, nenhuma surpresa com o Sigma P1 G4 despontando na liderança, seguido pela dupla de MRX da equipe de Leandro Totti e pelo protótipo ABS de Ney Faustini. Enquanto isso, lá atrás o Porsche GT4 guiado por Ricardo Maurício e o protótipo Tubarão engoliram o grid na primeira hora de prova, ocupando a quarta e terceira posições do grid, respectivamente.
A primeira grande baixa da disputa foi a equipe Absoluta Racing, que já havia sofrido com uma quebra do motor principal antes do treino classificatório. Um motor reserva foi trazido (com cerca de 100 cv menos do que o motor titular, o que representou a perca de cerca de 4 segundos por volta, mas durante a prova três quebras nos três primeiros stints (embreagem, ponta de eixo e cubo de roda), fizeram o time perder mais de 4 horas nos boxes. Ainda assim, numa demonstração de comprometimento, o time de Ney Faustini retornou para completar a prova na 26ª posição, com o consolo da vitória na classe P2.
Na frente do grid, tudo se encaminhava para uma vitória fácil do Sigma P1 até a quinta hora de prova quando, primeiro aconteceu a quebra de um parafuso da suspensão, e em seguida uma falha na bomba de combustível jogaram o carro para a terceira posição da classificação geral, forçando uma prova de recuperação. Na volta 194 o protótipo gaúcho recuperou a liderança, mantendo um ritmo forte até o final da prova.
O resultado completo da prova você confere abaixo:
1º – P1 – #12 Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / José Roberto Ribeiro – Sigma P1 G4 – 373 voltas em 11h54min38s – 1.607,257 Km – média de 135,40 Km/h de velocidade
2º – GT4 #55 Ricardo Maurício / Alan Hellmeister / Marcel Visconde – Porsche Cayman GT4 Clubsport – 362 voltas
3º – P1 – #74 Henrique Assunção / Leandro Totti / Alex Seid – Metalmoro MRX – 341 voltas
4º – P3 – #27 Gerson Zarpelão Jr. / Estevão Garcia / Aldoir Sette / Gustavo Bandeira – Metalmoro MRX – 330 voltas
5º – P3 – #72 Marcelo Campagnolo / Yuri Antunes / Carlos Antunes – Metalmoro MRX – 319 voltas
6º – TN1 – #44 Emerson Piedade / Alexandre Peppe / Luiz Cirino / Thiago sala – Chevrolet Celta 1.6 – 301 voltas
7º – TN1A – #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Vinicius Salva – Chevrolet Celta – 298 voltas
8º – P4 – #146 Robbi Perez / Dudu Pimenta / Guga Ribas / Ale Andrade – Metalmoro MCR – 292 voltas
9º – P3 – #77 Juarez Soares / Edras Soares / Esdras Soares / Mário Marcondes – Metalmoro MRX – 291 voltas
10º – TN1B – #113 Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Tadeu Fagundes – Mercedes-Benz C350 – 290 voltas
11º – TN2 – #63 Marcos Nascar / Valter Barajas / Marcos Mindu / Sérgio Fernandes – Audi A3 – 272 voltas
12º – P3 – #73 José Vilela / Leo Yoshi / Guga Ghizo / Sarin Carlesso / Hugo Cibien – Metalmoro MRX – 264 voltas
13º – TN2 – #45 Pedro Pimenta / Renato Marlia / Fabiano Cardoso / Wellington Cirino – Hyundai HB20 Sedan 2.0 – 263 voltas
14º – TN1 – #888 Leandro Pedro / Ton Costawagner / Juliano Meira / Ricardo Abbud – Volkswagen Passat – 260 voltas
15º – PN1A – #7 Rodrigo Bonora / Jorge Selmer / Igor Taques / Franco Dauer / Franco Lucca / Mário Marcondes – Fuspyder – 257 voltas
16º – TN1 – #19 Luiz Finotti “Nenê” / Jorge Machado / Cezar Martins – Volkswagen Passat – 236 voltas
17º – P3 – #6 Dimas II / Dimas III / Rodrigo Pimenta / Alex Pimenta – Fusca Protótipo DIMEP – 233 voltas
18º – TN1A – #14 Vinicius Lira / Luiz Bresser / Marcos Paulo / Ricardo Gouveia / Eduardo Teixeira – Ford Courier DTM Picape – 222 voltas
19º – TN1A – #222 Carlos Vallone / Gabriel Vallone / Roberto Dal Pont – Volkswagen Gol “Tomahawk” – 217 voltas
20º – P3 – #31 Marcelo Camacho / Valter Pinheiro / Ciro Paciello – SPMec R1 – 214 voltas
21º – TN1 – #58 Vinicius Barbosa Lira / Daywis Gomes Teixeira – Ford Fiesta – 205 voltas
22º – GT4 – #22 Flavio Abrunhoza / Cassio Homem de Mello / Andre Luis Ribeiro Martins de Moraes Junior / Gustavo Conde – Ford Mustang GT4 – 195 voltas
23º – TN1B – #9 Alvaro Vilhena / Neudir Amaral / Sandro Sanches – Chevrolet Omega Stock Car – 191 voltas
24º – P4 – #75 Sergio Martinez / Luiz Abbade / Leandro Totti – PW1 Spyder Race – 186 voltas
25º – TN1 – #881 Alex Karpenko Benedetti / Tiago D’ Arruda Barros / Leandro Justo Leda / Amauri Tavares Rhormens – Volkswagen Voyage – 186 voltas
26º – P2 – #25 Ney Roberto Faustini / Ney Roberto de Sá Faustini / Deninho Casarini – Absoluta ABS01 – 170 voltas
27º – P4 – #30 Rodrigo de Conti – PW1 Spyder Race – 160 voltas
28º – P2 – #96 Marcelo Servidone / Marcelo Henriques / Beto Monteiro / Luc Monteiro – Mamba Negra 2S – 117 voltas
29º – TN1 – #43 Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Jeferson Quintino Gomes / Eber Quintino Gomes / Anderson Scovoli – Chevrolet Onix 1.6 – 108 voltas
30º – TN1A – #84 Mauricio Marchioni Gonçalvez / Carlos Marcelo Dias da Silva / Rafael de Andrade Thiamer – Volkswagen Gol – 105 voltas
31º – TN1A – #216 George Lisi / Ricardo Campanella Savio / Ricardo Casio Parente – Chevrolet Corsa – 97 voltas
32º – P3 – #32 Mauro Kern / Paulo Sousa / Galid Osman / Tiel de Andrade – Protótipo MC Tubarão – 92 voltas
33º – TN2 – #369 Pablo Marçal / Mon / Par / Cor – Mercedes Benz C250 – 84 voltas
34º – TN1 – #3 Luciane Klai / Fátima Escaleira / Patricia Sobrinho – Volkswagen Voyage – 47 voltas
Melhor volta: #12 Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / José Roberto Ribeiro – Sigma P1 G4 – 1min34s489
História da Prova
As Mil Milhas são criação do barão Wilson Fittipaldi e por Eloy Gogliano, presidente do Centauro Motor Clube, e são tradicionalmente disputadas no autódromo de Interlagos, com apenas duas exceções em 1997 (disputada em Brasília) e 1999 (disputada em Curitiba). Abaixo segue o histórico de vencedores da prova:
1956 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1957 – Aristides Bertuol / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1958 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1959 – Catharino Andreatta / Breno Fornari – Carretera Ford
1960 – Chico Landi / Christian Heins – FNM JK 2000
1961 – Italo Bertão / Orlando Menegaz – Carretera Chevrolet
1965 – Justino de Maio / Victoria Azzalin – Carretera Chevrolet
1966 – Camilo Christófaro / Eduardo Celidônio – Carretera Chevrolet
1967 – Luiz Pereira Bueno / Luiz Terra Smith – Willys Bino Mk I
1970 – Abílio Diniz / Alcides Diniz – Alfa Romeo GTA 2.000
1973 – Bird Clemente / Nilson Clemente – Ford Maverick 4.800
1981 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone Filho / Chico Serra – Chevrolet Opala Stock Car
1983 – Fausto Wajchenberg / Vicente Corrêa / Valdir Silva – Volkswagen Passat
1984 – Zeca Giaffone / Reinaldo Campello / Maurizio Sala – Chevrolet Opala Stock Car
1985 – Paulo Gomes / Fábio Sotto Mayor – Chevrolet Opala Stock Car
1986 – Zeca Giaffone / Affonso Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1987 – Luiz Pereira / Marcos Gracia – Chevrolet Opala Stock Car
1988 – Zeca Giaffone / Luís Pereira / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1989 – Zeca Giaffone / Walter Travaglini – Chevrolet Opala Stock Car
1990 – Carlos Alves / José Carlos Dias – Chevrolet Opala Stock Car
1992 – Klaus Heitkotter / Jurgen Weis / Marc Gindorf – BMW M3
1993 – Antônio Hermann / Franz Konrad / Franz Prangemeier – Porsche 911
1994 – Wilson Fittipaldi / Christian Fittipaldi – Porsche 911 NSR
1995 – Antônio Hermann / Wilson Fittipaldi / Franz Konrad – Porsche 993
1996 – André Lara Resende / Roberto Keller / Roberto Aranha – Porsche 911
1997 – Nelson Fittipaldi / Johnny Cecotto / Steve Soper – McLaren F1 GTR
1998 – Tom Stefani / André Grillo / Júlio Fernandes – AS Vectra – Chevrolet
1999 – Beto Borghesi / Jair Bana / Luciano Borghesi – Aldee Spyder – Volkswagen
2001 – André Lara Resende / Régis Such / Max Wilson / Flávio Trindade – Porsche 911 GT3
2002 – Régis Such / Flávio Trindade / Raul Boesel – Porsche 911 GT3
2003 – Ingo Hoffman / Xandy Negrão / Ricardo Etchenique / Fernando Nabuco – Porsche 911 GT3
2004 – Stefano Zonca / Angelo Lancellotti / Fabrizio Gollin – Dodge Viper GTS/R
2005 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Guto Negrão / Giuliano Losacco – Audi TT-R DTM
2006 – Nelson Piquet / Nelsinho Piquet / Christophe Bouchut / Hélio Castro Neves – Aston Martin DBRS9
2007 – Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP
2008 – Max Wilson / Raul Boesel / Marcel Visconde – Porsche 911 GT3 RSR
2020 – Esio Vichiesi / Renan Guerra / Stuart Turvey – Ginetta G55 GT4
2021 – Leandro Totti / José Vilela / Guga Ghizo / Léo Yoshi / Eduardo Pimenta – Metalmoro MRX – Honda
Recordes
Piloto com mais vitórias na geral: Zeca Giaffone com 5 vitórias (1981, 1984, 1986, 1988 e 1989)
Carro com mais vitórias na geral: 8 vitórias para Chevrolet Opala (1981, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990) e Porsche 911 (1993, 1994, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2008)
Recorde em classificação (geral): Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m18s787
Recorde em prova (geral): Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 1m21s027
Recorde em classificação (carros nacionais): Paulo Bonifácio / Vitor Meira / Felipe Giaffone – ZF01-Chevrolet (2006) – 1m30s247
Prova mais rápida: Nicolas Minassian / Marc Gené – Peugeot 908 HDi FAP (2007) – 8h58m21s822