Hoje (06/abril) o Campeonato Gaúcho de Super Turismo vai dar início a sua temporada 2024, com a disputa das 2 Horas de Tarumã. Disputada desde 2016, a Super Turismo inicialmente nasceu para abrigar os modelos de Turismo e GTs mais antigos que deixaram de figurar nos grids da Endurance Brasil conforme os competidores desta última migraram para os protótipos mais potentes e modelos GT3 e GT4, porém a categoria hoje é muito mais do que isso, e conta com uma variedade técnica que forma um dos grids mais belos do país.
Para 2024 a categoria continuará disponibilizando a transmissão online pelo Curva do S, e o calendário terá 5 etapas, todas disputadas em pistas gaúchas e com 2 Horas de duração, à exceção das tradicionais 6 Horas de Guaporé:
- 06/abril: 2 Horas de Tarumã
- 18/maio: 6 Horas de Guaporé
- 06/julho: 2 Horas do Velopark
- 21/setembro: 2 Horas de Tarumã
- 26/outubro: 2 Horas de Guaporé
Atualmente, o grid é composto por sete categorias, que por sua vez permitem a participação de diversos carros equalizados através de peso, restritores e dimensão/tipo dos pneus permitidos. Abaixo vamos conhecer um pouco do regulamento de cada categoria, os atuais campeões e os tipos de carro que podemos esperar ver nas pistas.
GT
Geralmente a categoria mais veloz e onde competem os favoritos pela vitória na geral. Entre os veículos admitidos estão:
- GTs mais antigos como os Ferrari 430 e Lamborghini Gallardo GT3;
- Lamborghini Gallardo GT3 com motorização Ford ou Maserati V8;
- Carros de turismo importados como BMW 135i, Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup;
- Carros de turismo nacionais como VW Gol e Ford Focus;
- Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, com modificações livres e motor até 1.900 cm³;
- Carros do antigo Brasileiro de Marcas;
- Veículos FIA TCR, como o Audi RS3 LMS;
- Carros clássicos altamente modificados como Ford Maverick;
- Protótipos Aldee RTT modificados, com motorização até 2.100 cm³;
- Stock Car de chassi tubular;
- Silhouettes comoTubarão MC40 e Porsche 914 silhouette.
O grande destaque da temporada promete ser o Tubarão MC40, um silhouette construído sobre um chassi adaptado de um protótipo MR18 e com motorização Honda K20, que campeão da categoria em 2023 com os pilotos Júlio Martini e Tiel Andrade.
Outros destaques da temporada 2023 foram a presence de modelos GT3 da época da GT3 Brasil, como a Ferrari 430 GT3 e as duas Lamborghini Gallardo GT3 com motorização V8, de certa forma um resgate do espírito das carreteras do passado: a LP520 da Mottin Racing agora está equipada com motor Ferrari/Maserati F136 V8 e a LP560 de Fernando Poeta que utilizará motorização Ford Coyote 5.0 V8, similar à do protótipo MCR Grand Am.
GT Light
Uma das novidades da temporada 2023 foi a criação da categoria GT Light, para alguns modelos previamente enquadrados na GT mas que já apresentavam um déficit de desempenho em relação aos modelos GT3 e silhouette mais recentes, além de modelos similares ao da categoria GT porém com preparação limitada. Podem competir na GT LIght os seguintes modelos:
- Modelos Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup;
- Carros de turismo nacionais como VW Gol e Ford Focus;
- Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, com modificações livres e motor até 1.400 cm³;
- Carros do antigo Brasileiro de Marcas;
- Veículos FIA TCR, como o Audi RS3 LMS;
- Carros clássicos altamente modificados como Ford Maverick;
- Stock Car de chassi tubular;
Atuais campeões: Bernardo Reuwsaat / Chico Möller – VW Gol Honda K20
TS
Os veículos admitidos são em boa parte similares aos da GT, porém com preparação limitada:
- Maserati Trofeo;
- Carros de turismo nacionais como VW Gol e Voyage;
- Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, conforme regulamento original;
- Maserati Trofeo;
- Protótipos Aldee RTT, com motorização até 2.100 cm³ 8V;
- Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup, conforme regulamento original das categorias;
- Chevrolet Opala 4 e 6 cilindros;
- Silhouettes baseados no chassi Aldee Spyder com motorização até 2.100 cm³ e câmbio H, como o Fuspyder de Rodrigo Bonora.
Atuais campeões: Luis Kreuz / Renato Kreuz / JB Rodrigues – Aldee RTT – Volkswagen
T1
Veículos de Turismo com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus slicks. Os atuais campeões são Alessandro Gandra e Pedro Ávila.
Atuais campeões: Alexandre Hoerlle / Marcelo Braga / Mauro Weck – Chevrolet Onix
T2
Veículos de Turismo com motorização aspirada até 1.700 cm³, transmissão original e pneus slicks, semi-slicks ou radiais. Atuais campeões: Márcio e Thiago Martins.
Atuais campeões: Alexandre Hoerlle / Marcelo Braga / Mauro Weck – Chevrolet Onix
TR
Veículos de Turismo, com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus radiais. Atual campeão: Paulo Roberto Júnior – Chevrolet Celta.
TL
Veículos da Turismo 1.4, Marcas 1.6 e Copa Fusca, com pneus radiais e sem modificações aerodinâmicas. Atual campeão: Leonardo “Passarinho” Flores – Chevrolet Onix.
Nota: os carros apresentados nesta postagem são uma coletânea dos modelos que participaram de provas nas temporadas 2021, 2022 e 2023, bem como alguns já anunciados para 2024. Não significa que todos estarão presentes durante a temporada, bem como existem novos carros que estão a caminho do campeonato.