Novidades: protótipo Lola B08/70 Crown Racing

Após dica recebida do amigo Sérgio Fonseca, trago uma novidade que logo deve estrear oficialmente nas pistas brasileiras. Durante as duas últimas semanas a equipe Crown Racing realizou uma série de eventos para apresentar sua nova sede, situada dentro das instalações do Autódromo Velocittà, mas, além das modernas instalações e dos bólidos da Stock Car, chamou a atenção durante os vídeos promocionais a presença de um belo protótipo em uma das baias.

No vídeo disponibilizado pelo Portal High Speed podemos ver o belo carro de relance, e a informação do chefe de equipe William Lube de que se tratava de um protótipo para as provas de longa duração.

Em outra filmagem promocional, o piloto Cacá Bueno apresenta o carro como um protótipo da inglesa Lola, desenvolvido para as provas de longa duração como Daytona. Segundo uma fonte consultada, trata-se de um chassi de projeto Lola que foi montado nas dependências do Velocittà pelo piloto Leandro de Almeida. Ao que tudo indica, trata-se de um modelo Lola B08/70, um Daytona Prototype de segunda geração, ainda que a carenagem do modelo tenha várias diferenças significativas em relação à especificação que competiu nas pistas norte-americanas.

Lola B08/70

O Lola B08/70 é um desenvolvimento conjunto entre a Lola Cars e a equipe Krohn Racing, que formaram a joint-venture Proto-Auto LLC. Para isso, a parceria adquiriu a licença de fabricação da Multimatic (similar ao que acontece hoje em categorias como LMP2 e LMP3, apenas fabricantes homologados podiam fabricar carros para a extinta Grand Am).

Fonte: Double Declutch [1].

Além da licença de fabricação, também foi adquirido o design do chassi Multimatic MDP1 que forma a base do novo projeto, que recebeu uma carroceria completamente nova em conformidade com o regulamento da segunda geração dos Daytona Prototypes. Para esse fim, a fabricante britânica realizou um extenso desenvolvimento tanto em CFD quanto no túnel de vento em escala 40%, incluindo diversas configurações de carga e arrasto aerodinâmicos.

Fonte: Speedsport Magazine [2].

Os dois carros construídos foram equipados com motores Pontiac V8, estreando na temporada 2008 da Grand Am e obtendo resultados medianos. Para a temporada 2009 a Krohn Racing trocou de fornecedor de motor, adotando unidades Ford V8 que deram nova vida ao protótipo. Sob a condução do brasileiro Ricardo Zonta em parceria com o sueco Niclas Jönsson, a Krohn obteve as duas únicas vitórias do carro nas etapas de New Jersey e Watkins Glen da temporada da Grand Am.

Análise técnica

Na seção dianteira, o radiador (1) mantém o mesmo posicionamento da especificação de Daytona, porém a tomada de ar aparenta ser maior na comparação entre as imagens. Além disso, as tomadas de ar para os freios aparentar ter sido deslocadas para as laterais do carro. O splitter (2) também e diferente, apresentando um ressalto na região central possivelmente para melhorar a performance do assoalho/difusor. Outras diferenças são as caixas de rodas, que tem um formato mais “quadrado” à exemplo do que era praticado nos protótipos LMP1 e a adição de dois grandes canards (3) também para maximizar o downforce dianteiro.

As laterais da carenagem permanecem praticamente inalteradas, com a única grande diferença sendo a tomada NACA (4), que é maior e posicionada mais à frente em relação ao modelo Daytona. Outra diferença notável é o air scoop (5), que tem função de tomada de ar para o motor Ford V8, como no detalhe abaixo.

Na seção traseira as diferenças também são significativas, com um design completamente novo. A asa traseira (6) conta com dois elementos e um endplate (7) também redesenhado. O deck traseiro (8), também é diferente, com um perfil mais baixo do que parece ser um gurney ou flap na extremidade traseira.

Ainda sem data de estréia, e provável que o novo protótipo seja inscrito na categoria P2 do Endurance Brasil, onde irá enfrentar modelos como MCR Grand Am, Sigma P1, o protótipo Giaffone G21 da equipe de José David e o Absoluta ABS01 de Ney Faustini.

Você também pode se interessar por:

Absoluta ABS01 (Braspress/Alfran 450A)

DTR 01

GT Racecars GeeBee R1 (DIMEP GT R1)

Giaffone G21

Ginetta G57 P2

MC Tubarão X V8

MCR Grand Am

Metalmoro JLM AJR

Sigma P1

Spirit AR3

TMC M1

Leal Race Cars LR01

Nissan GT-R LM Nismo: fracasso ou falta de preparo?

Fontes:

Lola B08/70. Disponível em: https://www.racingsportscars.com/type/Lola/B08__70.html.

Lola Type Numbers. Disponível em: http://www.lolaheritage.co.uk/2018/type_numbers/type_numbers_T9000-end.html.

Lola B08/70. Disponível em: https://www.racecar-engineering.com/articles/lola-b0870/.

Proto-Auto Daytona Prototype. Disponível em: https://web.archive.org/web/20110716071043/http://www.lolacars.com/downloads/racecar_5.pdf.

Imagens:

[1]: Retirado de: Double Declutch: Disponível em: http://www.doubledeclutch.com/?tag=multimatic-ford-focus-mdp1.

[2]: Retirado de: Speedsport Magazine: Disponível em: https://www.speedsport-magazine.com/motorsport/sportscars/grand-am-sportscar/2011/photo-krohn-racing-lola-b08-70-ford-zonta-22536_-_22536.html.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.