Protos BR

Nessa página você encontra os links para as análises técnicas e histórias dos protótipos fabricados no Brasil, ou que tenham um histórico de participação em competições nacionais (clique nas imagens para ser redirecionado às postagens):

ABSOLUTA RACING

Absoluta ABS01 / Braspress Alfran 450A (2021 – )

O protótipo Absoluta ABS01 é um projeto de João Alfran, e foi originalmente construído em 2005 para a equipe Braspress de Urubatan Helou. Agora o projeto ganha nova vida pelas mãos de Ney Faustini, para disputar a competitiva categoria P2 do Endurance Brasil.

AUDACETECH

Audacetech SNG01 (2025 – )

A nova geração de carros da Stock Car irá trazer uma série de novidades, como a carenagem inspirada em SUVs, motores 2.1 Turbo e sistema DRS.

AVANT CHEVROLET

KTT II Chevrolet / Avant Chevrolet (2014-)

Um belo protótipo desenvolvido com motor Chevrolet V6 e diversos elementos de monopostos da Fórmula 3.

BERTA

Berta LR Hollywood (1975)

O Berta Hollywood foi o protótipo mais avançado da Divisão 4, e marcou o canto do cisne da categoria em 1975.

CASARI

Casari A1 230 (1970 – 1972)

Desenvolvido por Norman Casari sem apoio ou patrocínio, o Casari A1 foi o primeiro protótipo brasileiro moderno com motorização V8.

DTR MOTORSPORT

DTR01 (2019 – )

Equipado com motor Honda K20 Turbo, o DTR01 foi desenvolvido pela Gear Up Racing para os pilotos Francesco Ventro e Eduardo Dieter.

GIAFFONE RACING

Giaffone G21 (2021 – )

Utilizando a expertise de anos fabricando os carros da Stock Car Brasil, a Giaffone Racing desenvolveu em parceria com o JDavid Team um protótipo/silhouette que irá competir na categoria P2 do Endurance Brasil.

ZF01 (2004 – 2006)

O ZF01 foi uma versão brasileira do Riley&Scott Mk III americano, produzido sob licensa pela JL, hoje Giaffone Racing.

GINETTA

Ginetta G57 P2 / G58 (2019 – )

Desenvolvido na Inglaterra pela Ginetta, o protótipo G57 P2 chegou ao Brasil pela equipe dos irmãos Fábio e Wagner Ebrahim, e desde então se estabeleceu como um dos carros mais velozes do Endurance Brasil.

GT RACE CARS

GT Racecars DIMEP GT R1 / GeeBee R1 (2008 – 2019)

Desenvolvido na virada da década de 2000, o GT R1 possui uma rica história, dentro e fora das pistas.

GT Racecars GeeBee DP1

Desenvolvido com base no regulamento Daytona Prototype, o DP1 utiliza mecânica dos Maserati Trofeo.

LIGIER

Ligier JSP320 Track Day Edition (2022 – )

O protótipo francês Ligier JSP320 é a força dominante entre os bólidos da categoria LMP3, e na sua versão track day se tornou uma das forças do endurance brasileiro nos últimos anos

MC TUBARÃO

MC Tubarão X (2014 – 2017)

O Tubarão X é a décima geração da linhagem de protótipos desenvolvidos pela equipe gaúcha MC Tubarão em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.

Porsche 914 Silhouette by MC Tubarão (2022 – )

O Porsche 914 Silhouette é um projeto da tradicional equipe MC Tubarão desenvolvido para o Campeonato Gaúcho de Superturismo de 2022.

Tubarão MC40 (2022 – )

O projeto mais recente a ser concluído pela tradicional equipe MC Tubarão é o novo Ford GT40 Silhouette, projeto iniciado após a venda do Aldee com o qual Tiel de Andrade e Franco Pasquale competiram em 2021 na Superturismo gaúcha.

MC Tubarão XI / Sigma P1 (2022)

O Tubarão XI foi desenvolvido em parceria com a Sigma P1, e teve como ponto alto a vitória nos 500 km de São Paulo.

MCR

MCR Grand Am (2016 – )

Criação mais recente do renomado engenheiro Luiz Fernando Cruz, o MCR Grand Am nasceu sob encomenda do piloto Fernando Poeta, utilizando motor e transmissão de um Lamborghini Gallardo GT3. Entre as conquistas do modelo estão as vitória geral das 12 Horas de Tarumã de 2016.

METALMORO / JLM RACING

Metalmoro JLM AJR (2017 – )

Atualmente o protótipo mais veloz do país, o AJR foi desenvolvido pela JLM Racing, e desde de sua estréia nas pistas é o carro de competição mais veloz do país, atualmente detentor do recorde para carros nacionais em Interlagos e do recorde geral de todos os autódromos onde já competiu.

Metalmoro MR18 (2013 – 2017)

O MR18 foi o primeiro protótipo fechado no Brasil, representando um primeiro passo para uma nova geração de carros de competição nacionais.

PB01

PB01 (1994 – 2000)

O PB01 é um projeto do piloto e engenheiro Paulo Barreto, que transformou um chassi de Fórmula 2, a carroceria de um Willys Interlagos com inspiração em dois supercarros da década de 1990, naquele que seria o primeiro protótipo moderno construído no Rio Grande do Sul.

ROCO RACING CARS

Roco 001 (2019 – )

Apresentado em 2019, o Roco foi desenvolvido por Robbi Perez e José Cordova com base em um chassi Ralt RT34 de Fórmula 3 e o powertrain da Suzuki Hayabusa para a categoria P3.

SIGMA P1

Sigma P1 (2017 – )

O Sigma P1 é resultado do trabalho dos engenheiros Evandro Flesh e Pedro Fetter. Sempre captaneado por Jindra Kraucher, foi o primeiro protótipo híbrido fabricado no país, e segue como um dos projetos nacionais mais inovadores.

SPIRIT

Spirit AR3 (2011 – )

Baseado no chassis do carro da Fórmula V 1.8 cearense, o Spirit foi projetado por Alexandre João Romcy como um protótipo robusto, seguro e de baixo custo.

TANTO-FAZ

Protótipo FNM JK “Tanto-Faz”

O “Tanto-Faz” foi a primeira tentativa de construir no Brasil um protótipo de competição fugindo à filosofia das possantes carreteras.

TONI BIANCO COMPETIÇÕES

TB-1 (1973)

Desenvolvido em 1972 logo após o Fúria, o TB-1 foi o primeiro carro construído por Toni Bianco em sua própria oficina, a Toni Bianco Competições. Apesar da expectativa para sua estreia na Divisão 4, o TB-1 nunca correu oficialmente. Décadas depois, sua carenagem foi redescoberta por Maurício Marx, reacendendo a esperança de ver esse projeto histórico finalmente completo.

TM1

TM1 (2003 – 2004)

O TM1 é um projeto raiz do início dos anos 2.000, construído sobre um chassi Muffato da Fórmula 2 e com carenagem “inspirada” pelo Toyota GT-One.

TMC (TARSO MARQUES CONCEPT)

TMC M1 (2021 – )

Um dos projetos mais aguardados no Brasil é o TMC M1, da empresa homônima do ex-F1 Tarso Marques. Mais do que um protótipo de competições, o M1 será um prólogo e laboratório de testes para um hipercarro que está nos planos da TMC.

UFRJ

ENE-272 (1972)

Desenvolvido como projeto de graduação de seis formandos do curso de Engenharia da UFRJ, o ENE-272 jamais chegou a competir.

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